Êxodo Capítulo XXXI

Posted by TKM










2 - Êxodo Capítulo : 31


.
 1 Depois disse o Senhor a Moisés:

2 Eis que eu tenho chamado por nome a Bezaleel, filho de Úri, filho de Hur, da tribo de Judá,

3 e o enchi do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício,

4 para inventar obras artísticas, e trabalhar em ouro, em prata e em bronze,

5 e em lavramento de pedras para engastar, e em entalhadura de madeira, enfim para trabalhar em todo ofício.

6 E eis que eu tenho designado com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos os homens hábeis, para fazerem tudo o que te hei ordenado,

7 a saber: a tenda da revelação, a arca do testemunho, o propiciatório que estará sobre ela, e todos os móveis da tenda;

8 a mesa com os seus utensílios, o candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios, o altar do incenso,

9 o altar do holocausto com todos os seus utensílios, e a pia com a sua base;

10 as vestes finamente tecidas, as vestes sagradas de Arão, o sacerdote, e as de seus filhos, para administrarem o sacerdócio;

11 o óleo da unção, e o incenso aromático para o lugar santo; eles farão conforme tudo o que te hei mandado.

12 Disse mais o Senhor a Moisés:

13 Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.

14 Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente será morto; porque qualquer que nele fizer algum trabalho, aquela alma será exterminada do meio do seu povo.

15 Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto.

16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. ,

17 Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério.

18 E deu a Moisés, quando acabou de falar com ele no monte Sinai, as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.

  

Êxodo 31 - The Call of Bezaleel e Aoliabe

A. Os presentes originais de Bezaleel e Aoliabe.

1. (1-6) A chamada de Bezaleel e Aoliabe.

Em seguida, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: ". Veja, eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, e eu o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, entendimento , em ciência, em todo o lavor, para projetar obras artísticas, para trabalhar em ouro, em prata, em bronze, no corte de jóias para a criação, em entalhar madeira, e para trabalhar em todo ofício. E eu, na verdade, Eu, tenho designado com ele a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria nos corações de todos os que são artesãos talentosos, que eles podem fazer tudo o que eu vos tenho mandado; "

um. Veja, eu tenho chamado por nome a Bezalel, filho de Uri, filho de Hur: Assim como Deus escolheu especificamente Moisés e Arão, Ele também escolheu especificamente estes artesãos para o Seu serviço.

b. Eu o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, entendimento, ciência, e em todo o lavor: Deus sobrenaturalmente habilitado Bezalel para fazer o trabalho de construção do Tabernáculo. Deus viu esse trabalho como apenas como espiritual, e tão dependente do poder do Espírito Santo, como o trabalho de Moisés e Arão fizeram.

eu. Esse empoderamento divina não se restringiu apenas a Bezalel: tenho dado sabedoria nos corações de todos os que são artesãos talentosos. Deus queria que o trabalho de cada trabalhador para ser abençoado e inspirado pelo Espírito Santo.

ii. No entanto, eles ficaram cheios do Espírito Santo, não para trabalhar para si, mas para o Senhor, para que façam tudo o que vos tenho ordenado. Empoderamento de Deus não é para ser usado para nossos próprios fins egoístas. Faça o que fizer, faça-o de coração, como ao Senhor e não aos homens (Colossenses 3:23).

2. (7-11) A lista de itens a ser construído na construção do tabernáculo e seus móveis.

"A tenda da congregação, a arca do testemunho e do propiciatório, que está sobre ele, e todos os móveis da tenda; a mesa e os seus utensílios, o candelabro de ouro puro com todos os seus utensílios, o altar do incenso, o altar do holocausto com todos os seus utensílios, ea pia com a sua base; as vestes do ministério, as vestes sagradas de Arão, o sacerdote e as vestes de seus filhos, para ministrar como sacerdotes, o óleo da unção eo incenso aromático para o lugar santo . De acordo com tudo o que vos tenho ordenado que deve fazer. "

um. A tenda da congregação, a arca do testemunho e do propiciatório, que está sobre ele ...: A lista parece ser dada porque Deus queria que o trabalho organizado e atento a cada detalhe. Nada deve ser esquecida ou negligenciada.

b. De acordo com tudo o que eu vos tenho farão ordenou: Isso nos lembra que Deus queria que o tabernáculo e seu mobiliário construído de acordo com um padrão específico. Era um modelo deliberada de uma realidade celestial.

B. O sábado.

1. (12-17) O comando para respeitar o Sabbath.

E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Fala também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente os meus sábados você deve manter, pois é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações, para que saibais que eu sou o Senhor ., que vos santifica Você deve guardar o sábado, por isso, porque é santo para você aquele que o profanar certamente será morto;.. para quem fizer algum trabalho sobre ele, essa pessoa será extirpada do seu povo Trabalho deve ser feito durante seis dias, mas o sétimo é o sábado do descanso, santo ao Senhor. Quem trabalhar no dia de sábado, ele certamente será condenado à morte. Por isso os filhos de Israel guardarão o sábado, para observar . o sábado nas suas gerações como pacto perpétuo É um sinal entre mim e os filhos de Israel para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus ea terra, e ao sétimo dia descansou e restaurou-se ". "

um. Certamente os meus sábados você deve manter: Este comando foi estrategicamente colocado - no final de todos os comandos para construir o tabernáculo. Embora Deus deu a Israel um trabalho a fazer na construção do tabernáculo Ele não queria que eles para fazer esse trabalho no sábado. O resto de Deus ainda tinha que ser respeitada.

b. É um sinal entre mim e os filhos de Israel para sempre: Embora na Nova Aliança não somos obrigados pelo sábado (Romanos 14: 5; Colossenses 2: 16-17), o princípio ainda é importante. Nosso descanso na obra consumada de Jesus é para nunca mais ser eclipsado pelo nosso trabalho para Deus. Quando os trabalhadores para Deus são queimados-out, eles têm quase sempre permitiu o seu trabalho para que Deus seja maior em suas mentes do que o seu trabalho para eles.

eu. A diferença entre o que Jesus fez por nós eo que fazemos para Ele é como a diferença entre o sol ea lua, o sol é quase incrivelmente maior do que a lua. No entanto, se a lua está no lugar exatamente certo (ou errado), é possível que a lua eclipse do sol. Alguns cristãos vivem em um estado constante de eclipse total, permitindo que eles fazem para Jesus para parecer mais importante do que o que Jesus fez por eles.

2. (18) Deus dá a Moisés as tábuas de pedra, escritas com o dedo.

E quando Ele tinha acabado de falar com ele no monte Sinai, Ele deu a Moisés duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas com o dedo de Deus.

um. Tablets de pedra, escritas com o dedo de Deus: Costumamos dizer que algo pode ser mudado, porque "Não está escrito em pedra."
Esses mandamentos foram escritos em pedra.

b. Duas tábuas do Testemunho: Estas tábuas de pedra foram colocados na Arca do Testemunho, também conhecida como a Arca da Aliança. Eles foram mantidos na arca, mais tarde se juntou a vara de Arão que floresceu e um pote de maná.
.

   
.
A Aliança que Deus estava firmando com o povo de Israel, continha três formas de lei:




I  A Lei Moral, que estudamos no capítulo anterior, cujos princípios básicos revelavam os deveres dos homens diante de Deus. Foi resumida nos dez mandamentos. 

II  Lei Civil, que tratava da vida jurídica e social de Israel como nação. Era parecida com a dos outros  povos e incluía a lei de olho por olho e dente por dente. Esta forma da lei deu aos Judeus os seus deveres civis como cidadãos do estado teocrático de Israel. Os detalhes você encontra em Êxodo do capítulo 21 até o capitulo 23. 

III  E a Lei Cerimonial, que mostra o Judaísmo como um elaborado sistema de leis cerimoniais. Era baseada em sacrifício de animais que prefiguravam o sacrifício do messias. Quando o messias morreu em nosso lugar, naturalmente estas leis se tornaram caducas, caíram em desuso. Os detalhes desta lei você encontra em Êxodo capitulo 24 até o capitulo 31.



.
Fontes deste Estudo Biblico.




  By you tube.

.
.
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.



.

 By google.




Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!









0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...