Êxodo Capítulo XXVI

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02 - Êxodo Capítulo : 26




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1 O tabernáculo farás de dez cortinas de linho fino torcido, e de estofo azul, púrpura, e carmesim; com querubins as farás, obra de artífice.


2 O comprimento de cada cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de quatro côvados; todas as cortinas serão da mesma medida.

3 Cinco cortinas serão enlaçadas, cada uma à outra; e as outras cinco serão enlaçadas da mesma maneira.

4 Farás laçadas de estofo azul na orla da última cortina do primeiro grupo; assim também farás na orla da primeira cortina do segundo grupo;

5 a saber, cinqüenta laçadas na orla de uma cortina, e cinqüenta laçadas na orla da outra; as laçadas serão contrapostas uma à outra.

6 Farás cinqüenta colchetes de ouro, e prenderás com eles as cortinas, uma à outra; assim o tabernáculo virá a ser um todo.

7 Farás também cortinas de pêlos de cabras para servirem de tenda sobre o tabernáculo; onze destas cortinas farás.

8 O comprimento de cada cortina será de trinta côvados, e a largura de cada cortina de quatro côvados; as onze cortinas serão da mesma medida.

9 E ajuntarás cinco cortinas em um grupo, e as outras seis cortinas em outro grupo; e dobrarás a sexta cortina na frente da tenda.

10 E farás cinqüenta laçadas na orla da última cortina do primeiro grupo, e outras cinqüenta laçadas na orla da primeira cortina do segundo grupo.

11 Farás também cinqüenta colchetes de bronze, e meterás os colchetes nas laçadas, e assim ajuntarás a tenda, para que venha a ser um todo.

12 E o resto que sobejar das cortinas da tenda, a saber, a meia cortina que sobejar, penderá aos fundos do tabernáculo.

13 E o côvado que sobejar de um lado e de outro no comprimento das cortinas da tenda, penderá de um e de outro lado do tabernáculo, para cobri-lo.

14 Farás também para a tenda uma coberta de peles de carneiros, tintas de vermelho, e por cima desta uma coberta de peles de golfinhos.

15 Farás também as tábuas para o tabernáculo de madeira de acácia, as quais serão colocadas verticalmente.

16 O comprimento de cada tábua será de dez côvados, e a sua largura de um côvado e meio.

17 Duas couceiras terá cada tábua, unidas uma à outra por travessas; assim farás com todas as tábuas do tabernáculo.

18 Ao fazeres as tábuas para o tabernáculo, farás vinte delas para o lado meridional.

19 Farás também quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas; duas bases debaixo de uma tábua, para as suas duas couceiras, e duas bases debaixo de outra, para as duas couceiras dela.

20 Também para o outro lado do tabernáculo, o que dá para o norte, farás vinte tábuas,

21 com as suas quarenta bases de prata; duas bases debaixo de uma tábua e duas debaixo de outra.

22 E para o lado posterior do tabernáculo, o que dá para o ocidente, farás seis tábuas.

23 Farás também duas tábuas para os cantos do tabernáculo no lado posterior.

24 Por baixo serão duplas, do mesmo modo se estendendo inteiras até a primeira argola em cima; assim se fará com as duas tábuas; elas serão para os dois cantos.

25 Haverá oito tábuas com as suas dezesseis bases de prata: duas bases debaixo de uma tábua e duas debaixo de outra.

26 Farás também travessões de madeira de acácia; cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo,

27 e cinco para as tábuas do outro lado do tabernáculo, bem como cinco para as tábuas do lado posterior do tabernáculo, o que dá para o ocidente.

28 O travessão central passará ao meio das tábuas, de uma extremidade à outra.

29 E cobrirás de ouro as tábuas, e de ouro farás as suas argolas, como lugares para os travessões; também os travessões cobrirás de ouro.

30 Então levantarás o tabernáculo conforme o modelo que te foi mostrado no monte.

31 Farás também um véu de azul, púrpura, carmesim, e linho fino torcido; com querubins, obra de artífice, se fará;

32 e o suspenderás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata.

33 Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e levarás para dentro do véu a arca do testemunho; este véu vos fará separação entre o lugar santo e o santo dos santos.

34 Porás o propiciatório sobre a arca do testemunho no santo dos santos;

35 colocarás a mesa fora do véu, e o candelabro defronte da mesa, para o lado sul do tabernáculo; e porás a mesa para o lado norte.

36 Farás também para a porta da tenda um reposteiro de azul, púrpura, carmesim: e linho fino torcido, obra de bordador.

37 E para o reposteiro farás cinco colunas de madeira de acácia, cobrindo-as de ouro (os seus colchetes também serão de ouro), e para elas fundirás cinco bases de bronze.



Exodus 26 - Coberturas e Cortinas para o Tabernáculo



A. Quatro conjuntos de cortinas para a própria barraca.



1. (1-6) A cortina de linho fino.



"Além disso, você deve fazer o tabernáculo com dez cortinas de linho fino e fios azul, roxo, e escarlate;. Com projetos artísticos de querubins você deve tecê-las O comprimento de cada cortina será de vinte e oito côvados, e a largura de cada cortina de quatro côvados. E cada uma das cortinas devem ter as mesmas medidas. Cinco cortinas serão acoplados uns aos outros, e as outras cinco serão enlaçadas um ao outro. E farás laçadas de azul na orla da Cortina no selvedge de um conjunto, e assim também farás na borda externa da outra cortina do segundo set. Cinqüenta laçadas farás numa cortina, e cinqüenta laçadas farás na extremidade da cortina que está no final do segundo set, que os laços podem ser presas uma com a outra. Farás cinqüenta colchetes de ouro, e algumas das cortinas, juntamente com os grampos, de modo que ele pode ser um tabernáculo ".



um. Faça o tabernáculo com dez cortinas de linho fino: O tabernáculo era uma tenda com um quadro e uma série de revestimentos elaborados. Esta seção descreve a primeira cobertura, um visto a partir do interior da tenda.



eu. Os planos para o tabernáculo se revelou a Moisés de dentro para fora, começando com o mobiliário de interior e, em seguida, trabalhar fora. Abordamos o santuário de fora para dentro, mas Deus constrói o santuário de dentro para fora. Ele trabalha em Seu povo de acordo com o mesmo padrão.



b. Tecido de linho finíssimo ... com projetos artísticos de querubins: Os desenhos sobre esta cobertura eram visíveis somente a partir do interior da tenda. Por isso, no interior da tenda, um viu querubins todo - como se poderia ver no céu (Salmo 80: 1, Isaías 37:16 e Ezequiel 10: 3).



eu. Em associação com os querubins sobre a arca da aliança, Trapp observou: ". Imagens Golden-alados, feitos por nomeação especial de Deus, e estabelecidos fora da vista Daí, então há justificativa para o uso de imagens nas igrejas."



c. Cinco cortinas serão enlaçadas: A cortina de linho fino foi feito por costura cinco cortinas, cada uma 42 pés (14 metros) de comprimento e 6 pés (2 metros) de largura. Eles se juntaram pela primeira vez em conjuntos de cinco, e depois juntaram-se para uma cobertura de 42 pés (14 metros) por 60 pés (20 metros).



d. Faça cinqüenta colchetes de ouro, e algumas das cortinas, juntamente com os grampos: Os conjuntos de cinco cortinas não eram para ser costurado para o outro, mas unidos por um sistema de loops no tecido e ouro fechos para ligar os laços de um conjunto de cinco cortinas para o outro conjunto de cinco cortinas.



e. Assim que ele pode ser um tabernáculo: O princípio espiritual ilustrado com este método de unir as cortinas é a unidade na diversidade. É a mesma idéia de Romanos 12: 5: nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.



eu. Trapp sugeriu uma aplicação um pouco diferente desta ideia: "O acoplamento desses dois grandes cortinas juntos, para fazer um tabernáculo, pode significar que os santos, tanto no céu e terra para fazer, mas uma Igreja." (Trapp)



2. (7-13) A cortina feita de pele de cabra.



"Farás também cortinas de pelos de cabras para servirem de tenda sobre o tabernáculo Farás onze cortinas O comprimento de cada cortina será de trinta côvados, ea largura de uma cortina de quatro côvados;.. E as onze cortinas serão tem as mesmas medidas. E você deve cinco cortinas, por si e seis cortinas também à parte, e você deve dobrar a sexta cortina na frente da tenda. E farás cinqüenta laçadas na orla da primeira cortina que é mais externa em um set, e cinqüenta laçadas na orla da primeira cortina do segundo set. Farás cinqüenta colchetes de bronze, colocar os colchetes nas laçadas, e ajuntar a tenda, que pode ser um. Os restantes, que continua a ser das cortinas da tenda, a meia cortina que permanece, deve cair sobre a parte de trás da tenda. E um côvado de um lado e de um côvado do outro lado, do que resta do comprimento das cortinas da tenda, penderá sobre o lados do tabernáculo, do lado de cá e de outra banda, para cobri-lo. "



um. Fazer cortinas de cabra cabelo: A segunda coberta foi feita de cabra cabelo, produzindo um tecido escuro, grosso e grosseiro - um pouco como feltro. Esta cobertura foi feita com a união de cinco e seis tiras de tecido com cada tira sendo 45 pés (15 metros) de comprimento e 6 pés (2 metros) de largura.



eu. De acordo com Kaiser, este pêlo de cabra "Veio de cabras de cabelos compridos e mais provável era de cor preta. Era um material grosseiro, que muitas vezes foi usado para tecer tendas. Felt seria um equivalente moderno."



b. Ajuntar a tenda, que pode ser um: O conjunto de cinco tiras e do conjunto de seis tiras foram unidas com uma série de loops e colchetes de bronze. O revestimento interior ou cortina usado colchetes de ouro, mas esta segunda cobertura utilizado bronze.



c. Os restantes, que continua a ser ... deve cair sobre a parte de trás da tenda: Desde camada de cabelo das cabras foi de seis pés (2 metros) mais do que a camada de linho fino, o comprimento extra coberto sobre a parte de trás da barraca.



d. Um côvado de um lado, e de um côvado do outro lado: Desde que o cabelo cobrindo o de cabra era mais amplo por 3 pés (2 metros), essa camada completamente coberta pela camada de linho fino.



eu. Portanto, a camada de linho fino - o conjunto "celestial" de coberturas - foi obscurecida e sobreposta pela cobertura escura de pêlos de cabra completamente. Não foi aberto à observação, ainda que parcialmente. O céu permaneceu escondido para todos, exceto aqueles que entraram pela porta da tenda.



3. (14) Dois conjuntos de revestimentos: ram pele tingida de vermelho, e pele de texugo.



"Você também deve fazer uma coberta de peles de carneiro tingidas de vermelho para a tenda, e uma coberta de peles de texugo em cima."



um. Você deve também fazer uma coberta de peles de carneiro: A cobertura de peles de carneiro foi como couro fino tingido de vermelho. No tamanho ou arranjo específico é mencionado para a montagem desta cobertura.



eu. Kaiser descreveu as peles de carneiro como "Skins que tiveram toda a lã removido e, em seguida, foram tingidas de vermelho, era como o nosso couro marrocos."



b. A coberta de peles de texugo em cima: O revestimento externo de peles de texugo (ou, talvez peles toninha ou mar-vaca) foi um revestimento externo resistente durável e água. Não foi particularmente bonito de se olhar, mas era extremamente confortável.



eu. Quando estas quatro camadas de cortinas foram colocados um sobre o outro, o resultado foi muito seco e tenda muito escuro. A única luz vinha do candelabro descrito no capítulo anterior.



B. O sistema de enquadramento para o tabernáculo.



1. (15-25) Tábuas para os lados da tenda.



"E para o tabernáculo farás as tábuas de madeira de acácia, que está ereto. Dez côvados será o comprimento de uma tábua, e um côvado e meio será a largura de cada bordo. Dois encaixes devem estar em cada placa para a ligação . uns aos outros Assim farás com todas as tábuas do tabernáculo, e você deve fazer as tábuas para o tabernáculo, vinte tábuas para o lado sul Farás quarenta bases de prata debaixo das vinte tábuas:.. duas bases debaixo de cada um dos . as placas para os seus dois encaixes e para o segundo lado do tabernáculo, do lado norte, haverá vinte tábuas e as suas quarenta bases de prata:. duas bases debaixo de cada uma das câmaras para o outro lado do tabernáculo, para o oeste, farás seis tábuas. E você deve também fazer duas tábuas para os dois cantos de trás do tabernáculo. Eles devem ser acoplados na parte inferior e eles devem ser acoplados na parte superior por um anel. Assim será para ambos .-los Eles serão para os dois cantos e haverá oito tábuas com as suas bases de prata.; dezesseis bases; duas bases debaixo de cada placa. "



um. Para o tabernáculo farás as tábuas de madeira de acácia: Cada placa foi feita de madeira de acácia e revestida com ouro. Cada placa era de 15 pés (5 metros) de altura e 2 pés 3 polegadas (cerca de 0,75 metros) de largura.



b. Vinte tábuas para o lado meridional: O lados norte e sul do tabernáculo tinha 20 placas de cada um. A parte de trás (para oeste) foi de seis placas de largura, com duas placas de canto, para um total de oito placas em toda a volta.



eu. Os estudiosos debatem se as placas que cercam feita uma parede sólida ao redor do tabernáculo, ou eram mais de um quadro com as coberturas de tecido que fornecem a parede. A idéia de uma parede sólida parece mais provável.



c. Acoplados na parte superior por um anel: Cada placa foi unidos por um sistema de encaixes (guias) com anéis, através do qual correu bares. Cada tábua tinha quatro argolas, através do qual as barras correu, e as placas de canto teve oito anéis, quatro em dois lados para acomodar os cantos.



d. Portanto, não deve ser de oito tábuas com as suas bases de prata; soquetes dezesseis: Cada placa repousava sobre duas bases de prata, cada soquete feito com um talento de prata. Por isso, cada placa repousava sobre uma base de 264 libras (120 quilos) de prata.



eu. A prata é o metal associado a redenção e pagamento pelo pecado (Êxodo 21:32, Levítico 05:15, 27: 3, 27: 6, 18:16 Números e Deuteronômio 22:19). Jesus foi traído por prata (Mateus 26:15). A fundação do tabernáculo era de prata - apontando para a obra redentora de Jesus Cristo.



ii. Talvez a natureza dual da fundação tinha a ver com as duas fontes da revelação - Antigo e Novo Testamentos.



iii. A prata da redenção também separou o tabernáculo da sujeira do chão do deserto. Esta é uma ilustração da verdade de que a obra redentora de Jesus nos separa do mundo.



2. (26-30) Barras para unir as placas.



"E você deve fazer barras de madeira de acácia: cinco para as tábuas de um lado do tabernáculo, cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo, e cinco travessas para as tábuas do outro lado do tabernáculo, para a extrema- lado oeste. A barra do meio devem passar pelo meio das tábuas de ponta a ponta. Você deve sobrepor as tábuas de ouro, fazer seus anéis de ouro como suportes para os bares, e sobrepor as barras de ouro. E você levantará o tabernáculo de acordo com o seu padrão, que te foi mostrado no monte. "



um. E você deve fazer barras de madeira de acácia: Cada barra foi feita de madeira de acácia e revestida em ouro. Aparentemente, as barras correu todo o comprimento de cada lado, interligando cada placa num único sistema.



b. A barra do meio devem passar pelo meio das tábuas de ponta a ponta: Quatro barras correu horizontalmente de cada lado, que liga cada placa. Um bar - o bar do meio - era invisível, correndo no meio de cada placa.



eu. Isto fala-se tanto o visível eo invisível unidade entre o povo de Deus. O sistema de barras de ligação era ao mesmo tempo visível e invisível.



c. De acordo com o seu padrão, que te foi mostrado no monte: A repetição desta frase (Êxodo 25: 9, 25:40 e aqui em 26:30) sugere que Moisés recebeu uma visão de como exatamente o tabernáculo deve olhar. Ele tinha que comunicar essa visão para os artesãos que fizeram o edifício real.



eu. Deus funciona da mesma maneira nos líderes hoje. Ele lhes dá uma visão do que seu trabalho deve ser, e o líder passa-lo a outros que vão fazer muito do trabalho real. Moisés não poderia ter permanecido em silêncio sobre o que Deus lhe havia mostrado, ou o trabalho nunca teria começado feito.



C. Duas barreiras: o véu e da tela.



1. (31-33) O véu.



"Você deve fazer um véu de azul, púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido. Deve ser tecida com um projeto artístico de querubins. Colocá-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro. Os ganchos devem ser de ouro, sobre quatro bases de prata. E você deve pendurar o véu dos grampos. Em seguida, você deve trazer a arca do testemunho ali, por trás do véu. O véu deve ser um divisor para você entre o lugar santo eo mais Santo ".



um. Você deve fazer um véu: O véu, feito de linho fino e de fios azul, púrpura, escarlate, com o projeto artístico de querubins, pendurado em quatro pilares de madeira de acácia revestida com ouro, definido em bases de prata.



eu. Os antigos judeus, disse o véu mais tarde do templo era tão grande quanto os quatro dedos, de modo que ninguém pudesse possível ver no lugar Santíssimo.



b. Com um design artístico de querubins: A partir disso, nós sabemos que o interior da tenda estava cheia de ouro e o padrão de querubins.



c. O véu deve ser um divisor para você entre o lugar santo e do Santíssimo: O véu separava a tenda em dois compartimentos. O primeiro compartimento era o lugar santo, que foi o quarto maior, entrou pela primeira vez, com a mesa de pão, o candelabro, o altar do incenso. O segundo compartimento era o lugar Santíssimo, uma pequena sala com a Arca da Aliança.



eu. Este véu era uma barreira, e nenhum sacerdote poderia ir além do véu no lugar Santíssimo, exceto o sumo sacerdote. Ele só podia entrar uma vez por ano, e que, no Dia da Expiação.



ii. Espiritualmente falando, ao morrer por nossos pecados, Jesus com seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção (Hebreus 9:12).



iii. No templo, este véu foi rasgado de cima para baixo com a morte de Jesus (Mateus 27:51), mostrando que através da Sua morte, já não é uma barreira para o lugar Santíssimo.



iv. Agora, o Santo dos Santos, está aberto para nós: irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é Sua carne (Hebreus 10: 19- 20). O véu rasgado de Mateus 27:51 também simboliza o corpo quebrado de Jesus, através do qual temos acesso ao Santo dos Santos.



v. "Quando, finalmente, o homem em quem todas as perfeições, foram atingidos, fez plena expiação pelos pecados, o símbolo da separação foi destruído." (Morgan)



vi. "Quantos há que nunca vão além do véu divisória Eles sabem o altar de bronze da Expiação, a pia de lavagem diária, o altar de ouro de intercessão!; Mas eles nunca são admitidos nesse intimidade abençoada de comunhão que vê a glória Shekinah entre os querubins e propiciatório sangue aspergido. " (Meyer)



vii. Séculos mais tarde (em 63 aC), o antigo general romano Pompeu afastou os sacerdotes e caminhou para a direita no lugar Santíssimo do templo - e ficou surpreso ao ver que não havia ídolo ou uma estátua (Josephus, Antiquities of the Jews, livro 14 capítulo 4).



2. (34-35) A disposição dos móveis nas duas salas do tabernáculo.



"E porás o propiciatório sobre a arca do testemunho no Santíssimo Você deve pôr a mesa fora do véu, e o candelabro em frente à mesa do lado do tabernáculo para o sul;. E você deve colocar a mesa no lado norte ".



um. Coloque o propiciatório sobre a arca do testemunho no Santíssimo: A Arca da Aliança (aqui chamado de arca do testemunho) estava por trás do véu no lugar Santíssimo.



b. Pôr a mesa fora do véu: A mesa de pão foi no lado norte do tabernáculo (à direita de quem entrou no tabernáculo) e o candelabro foi para o sul (à esquerda de quem entrou no tabernáculo).



eu. Os móveis no lugar santo falou de três grandes obrigações de andar com Deus: a oração (o altar do incenso), comunhão (a mesa de pão), e de receber iluminação (o candelabro).



3. (36-37) A tela para uma porta.



"Você deve fazer uma tela para a porta da tenda, tecida de fios azul, púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, obra de bordador. E você deve fazer para que a tela de cinco colunas de madeira de acácia, cobrindo-as de ouro; seus colchetes serão de ouro, e você deve fundição cinco bases de bronze para eles ".



um. Faça uma tela para a porta da tenda: O mesmo esquema de cores - fios azul, púrpura, carmesim, e de linho fino foi usado para fazer uma cobertura para a entrada leste do tabernáculo. Esta foi a única maneira de entrar na estrutura.



b. Cinco pilares de madeira de acácia: A tela pendurada em ganchos em cinco pilares. Cada pilar era feita de madeira de acácia revestida com ouro e definir sobre uma base de bronze.



eu. Desde bronze (ou latão) deve ser feita com um fogo purificador, ele imagens de pureza e resistência através de julgamento. A entrada para o tabernáculo pendurado em uma fundação simbólica do que Jesus fez por nós.





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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!






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