Êxodo Capítulo XXIII

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02 - Êxodo Capítulo : 23



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1 Não levantarás falso boato, e não pactuarás com o ímpio, para seres testemunha injusta.

2 Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda darás testemunho, acompanhando a maioria, para perverteres a justiça;

3 nem mesmo ao pobre favorecerás na sua demanda.

4 Se encontrares desgarrado o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, sem falta lho reconduzirás.

5 Se vires deitado debaixo da sua carga o jumento daquele que te odeia, não passarás adiante; certamente o ajudarás a levantá-lo.

6 Não perverterás o direito do teu pobre na sua demanda.

7 Guarda-te de acusares falsamente, e não matarás o inocente e justo; porque não justificarei o ímpio.

8 Também não aceitarás peita, porque a peita cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos.

9 Outrossim, não oprimirás o estrangeiro; pois vós conheceis o coração do estrangeiro, porque fostes estrangeiros na terra do Egito.

10 Seis anos semearás tua terra, e recolherás os seus frutos;

11 mas no sétimo ano a deixarás descansar e ficar em pousio, para que os pobres do teu povo possam comer, e do que estes deixarem comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival.

12 Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento, e para que tome alento o filho da tua escrava e o estrangeiro.

13 Em tudo o que vos tenho dito, andai apercebidos. Do nome de outros deuses nem fareis menção; nunca se ouça da vossa boca o nome deles.

14 Três vezes no ano me celebrarás festa:

15 A festa dos pães ázimos guardarás: sete dias comerás pães ázimos como te ordenei, ao tempo apontado no mês de abibe, porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça perante mim de mãos vazias;

16 também guardarás a festa da sega, a das primícias do teu trabalho, que houveres semeado no campo; igualmente guardarás a festa da colheita à saída do ano, quando tiveres colhido do campo os frutos do teu trabalho.

17 Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão diante do Senhor Deus.

18 Não oferecerás o sangue do meu sacrifício com pão levedado, nem ficará da noite para a manhã a gordura da minha festa.

19 As primícias dos primeiros frutos da tua terra trarás à casa do Senhor teu Deus. Não cozerás o cabrito no leite de sua mãe.

20 Eis que eu envio um anjo adiante de ti, para guardar-te pelo caminho, e conduzir-te ao lugar que te tenho preparado.

21 Anda apercebido diante dele, e ouve a sua voz; não sejas rebelde contra ele, porque não perdoará a tua rebeldia; pois nele está o meu nome.

22 Mas se, na verdade, ouvires a sua voz, e fizeres tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos, e adversário dos teus adversários.

23 Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te introduzirá na terra dos amorreus, dos heteus, dos perizeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus; e eu os aniquilarei.

24 Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme as suas obras; Antes os derrubarás totalmente, e quebrarás de todo as suas colunas.

25 Servireis, pois, ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.

26 Na tua terra não haverá mulher que aborte, nem estéril; o número dos teus dias completarei.

27 Enviarei o meu terror adiante de ti, pondo em confusão todo povo em cujas terras entrares, e farei que todos os teus inimigos te voltem as costas.

28 Também enviarei na tua frente vespas, que expulsarão de diante de ti os heveus, os cananeus e os heteus.

29 Não os expulsarei num só ano, para que a terra não se torne em deserto, e as feras do campo não se multipliquem contra ti.

30 Pouco a pouco os lançarei de diante de ti, até que te multipliques e possuas a terra por herança.

31 E fixarei os teus limites desde o Mar Vermelho até o mar dos filisteus, e desde o deserto até o rio; porque hei de entregar nas tuas mãos os moradores da terra, e tu os expulsarás de diante de ti.

32 Não farás pacto algum com eles, nem com os seus deuses.

33 Não habitarão na tua terra, para que não te façam pecar contra mim; pois se servires os seus deuses, certamente isso te será um laço.



Êxodo 23 - Mais Leis destinados a juízes

A. Leis promoção da justiça.

1. (1-3) Comandos para respeitar a lei, não conveniência ou a multidão.

"Você não deve transmitir um relatório falso Não coloque a sua mão com o ímpio, para seres testemunha injusta Você não deve seguir uma multidão para fazer o mal;.. Nem você testemunhar em uma disputa de modo a desviar a maioria, para perverter a justiça . Você não deve mostrar parcialidade para com um homem pobre em sua disputa. "

um. Você não deve transmitir um relatório falso: Este comando está conectado com o próximo, porque a circulação de um relatório falso foi e é um caminho fundamental para colocar a sua mão com os ímpios e seguir uma multidão para fazer o mal.

eu. A única maneira de obedecer a esta ordem é colocar um fim a um relatório falso. Não fazer nada ou permanecer neutro é permitir que o relatório falso para circular. "O inventor e receptor de relatórios falsos e caluniosos, são quase igualmente criminal. A palavra parece referir-se tanto, e os nossos tradutores têm mantido muito corretamente ambos os sentidos." (Clarke)

ii. Uma vez que a questão foi um relatório falso, era adequada para pedir e exigir a prova de que a pessoa trazendo o relatório, e como prova exigida na Bíblia - a partir de duas ou três testemunhas (Deuteronômio 19:15).

iii. Uma testemunha injusta: "É melhor traduzida como" testemunha em uma acusação de violência ", para o pensamento é que um veredicto será fatal para o réu." (Cole)

b. Você não deve seguir uma multidão para fazer o mal: Ele sempre foi a natureza do homem para seguir uma multidão para fazer o mal, uma vez que o tempo de Adam seguiu Eva em pecado.

eu. É fácil e perigoso para desviar a maioria, para perverter a justiça, para seguir com os nossos colegas e opinião popular. Ao fazê-lo promove um relatório ou pervertidos falsa justiça, então é pecado.

ii. É por isso que é tão importante para nós a escolher o nosso multidão cuidadosamente: Não se deixe enganar: "Más companhias corrompem os bons hábitos." (1 Coríntios 15:33).

iii. "A história de todos os movimentos direito foi, em primeiro lugar a história de almas solitárias, que, tendo ouvido a autêntica voz de Deus, estiveram sozinhos ou em pequenos minorias." (Morgan)

c. Você não deve mostrar parcialidade para com um homem pobre em sua disputa: Sem parcialidade era para ser mostrado para um homem pobre; os pobres não estavam a ser favorecidos, apenas porque eles eram pobres, mais do que os ricos devem ser favorecidos porque eles são ricos. Os fatos de um caso e os princípios de justiça deve decidir uma disputa, não a posição alta ou baixa ou o status de vítima percebida dos envolvidos.

2. (4-9) A legislação que promovem bondade e conduta civil, justos.

"Se encontrares o boi do teu inimigo ou o seu jumento, desgarrado, tu certamente trazê-lo de volta para ele de novo. Se você vir o jumento daquele que te odeia deitado debaixo da sua carga, e você iria abster-se de ajudá-la, você deve certamente ajudar .-lo com ele Você não deve perverter o julgamento de seu pobre na sua disputa Mantenha-se longe de ser uma questão falsa;. Não matar o inocente e justo Porque eu não justificarei o ímpio E você não tomará qualquer suborno, para a.. peita cega os mais exigentes e perverte as palavras dos justos. Além disso, você não deve oprimir um estranho, para você conhecer o coração de um estranho, porque fostes estrangeiros na terra do Egito. "

um. Se encontrares o boi do teu inimigo ou o seu jumento, desgarrado, tu certamente trazê-lo de volta para ele de novo: Este comando para fazer o bem para o seu inimigo era importante. Ele mostrou que a bondade e gentileza em Israel não foi necessária apenas para aqueles um querido e amado, mas a todos. One pode não precisar de um comando para fazer isso para um amigo, mas era necessário para o inimigo e aquele que você odeia.

eu. O princípio era claro: Como você se sente a respeito de alguém não determina o comportamento certo e errado para eles. Há princípios de justiça que devem ser observados acima nossos sentimentos.

ii. "Inimigo neste contexto provavelmente significa" adversário legal ". A justiça exige que nós o tratamos alinhar qualquer outro vizinho." (Cole)

b. Você não deve perverter o julgamento de seu pobre na sua disputa: Deus sabia que ele sempre foi fácil para os pobres devem ser negligenciados na administração da justiça. Ser pobre não fez um direito em uma disputa legal, mas nunca deve impedi-los de obter uma audiência justa e justiça.

c. Mantenha-se longe de ser um falso mater; não matarás o inocente e justo: A promoção da verdade era essencial sob a lei de Deus. Deus sabia o quanto o mal ea injustiça é justificada entre os homens por mentiras, por isso Ele enfatizou dizer a verdade na vida diária de Israel e práticas jurídicas.

eu. O comando não matam os inocentes e justos não só falou com a necessidade de proteger a vida no útero, mas também que há casos em que a justiça requer a morte do culpado e perverso.

d. Você não tomará qualquer suborno, porque o suborno cega os mais exigentes, e perverte as palavras dos justos: Na promoção da justiça, Deus também ordenou contra a corrupção. Especificamente, ele comandou contra a tomada de um suborno; tomadores de suborno não pode existir sem os subornados.

e. O boi do teu inimigo ... quem odeia você ... você não deve oprimir um estranho: Deus ordenou a Israel para mostrar bondade e da lealdade para com aqueles que não puderam ser gentil em direção por natureza. Em tempos mais recentes, alguns rabinos ensinavam que havia uma obrigação - ou pelo menos uma permissão - a odiar o inimigo. Aqui, justiça e bondade foram ordenados até mesmo para alguém que você odeia - mesmo como Jesus deixou claro na parábola do Bom Samaritano (Lucas 10: 30-37).

eu. Você sabe que o coração de um estranho: "O hebraico não é a palavra usual para" coração ", mas nepes, que pode ser traduzida como 'vida' ou 'self' Aqui parece ter mais o significado de 'desejos e anseios».. " (Cole)

ii. Jesus simplesmente resumiu essas leis que promovam a bondade ea conduta justa na comunidade de Israel: Amarás ... o seu próximo como a si (Lucas 10:27).

B. Leis de devoção cerimonial.

1. (10-13) O princípio do sábado.

"Seis anos semearás tua terra e reunir-se em sua produção, mas o sétimo ano em que você deve deixá-lo descansar e ficar em pousio, que os pobres do teu povo possam comer, eo que eles saem, os animais do campo pode comer. mesma maneira que você deve fazer com a sua vinha e seu olival. Seis dias o fazer o seu trabalho, e no sétimo dia de descanso, que o seu boi e seu burro pode descansar, e do filho de tua serva eo estrangeiro pode ser atualizado. E em tudo o que eu disse a você, ser prudente e não faz nenhuma menção do nome de outros deuses, nem deixá-lo ser ouvido de sua boca. "

um. Seis anos semearás tua terra: O princípio do sábado aplicada a mais do que a semana de trabalho. Há também foram anos de sábado, onde a terra era para descansar e repousar um ano fora de sete.

eu. "A lei do ano sabático. Esta foi a única no mundo, e associado apenas com Israel." (Thomas)

b. O sétimo ano você deve deixá-lo descansar e ficar em pousio: Por tradição, alguns em Israel conseguiu isso apenas cultivando seis sétimos suas terras a qualquer momento, e praticar um método de rotação de culturas.

eu. Que os pobres do teu povo possam comer: Uma razão Deus ordenou ao ano sabático era dar aos pobres algo para comer, em que eles foram autorizados a colher e processar o que cresceu unplanted a partir do solo em pousio. Esta foi uma maneira de ajudar os pobres que exigia tanto que os proprietários de terras-se refreou de lucro máximo, e que os pobres de trabalho para ajudar a si mesmos.

ii. Fracasso de Israel para dar a terra o seu sábado anos determinou a certeza e a duração do exílio babilônico (Levítico 26: 32-35, 2 Crônicas 36:21).

c. No sétimo dia de descanso, que o seu boi e seu jumento descansem: O princípio do descanso sabático foi destinado para todas as pessoas, e até mesmo para os animais. No mesmo padrão, o descanso sabático cumprida em Jesus é destinado a todas as pessoas (2 Pedro 3: 9), e até mesmo para toda a criação (Romanos 8:21).

d. Não fazem menção do nome de outros deuses: O sábado era para ser dedicado ao Senhor Deus, e não a qualquer deus estranho ou falsa.

2. (14-17) três festas nacionais.

"Três vezes você deve manter uma festa para mim no ano: Você deve manter a Festa dos Pães Ázimos (comereis pães ázimos por sete dias, como eu ordenei a você, na hora marcada, no mês de Abib, pois nela você saíram do Egito; ninguém aparecerá diante de mim vazia); e a Festa da Colheita, as primícias do seu trabalho que você tem semeado no campo, ea festa da colheita no fim do ano, quando se reuniram na fruto de seu trabalho de campo. Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão perante o Senhor DEUS ".

um. Três vezes você deve manter uma festa para mim no ano: Deus ordenou que três vezes por ano, todos os homens de Israel teve que vir juntos para manter as festas mais importantes. Estes incluíram Pães Ázimos (ligado à Páscoa), Primícias, e Colheita (Pentecostes).

eu. "Os homens velhos, homens doentes, idiotas do sexo masculino, e as crianças do sexo masculino com menos de 13 anos de idade, com exceção, porque assim os médicos judeus entender esse comando." (Clarke)

b. Festa dos Pães Ázimos ... Festa da Colheita ... Festa da Colheita: Os detalhes sobre a observância destas festas, será dada mais tarde no livro de Levítico.

3. (18-19) A legislação em matéria de sacrifício e oferta primícias.

"Você não deve oferecer o sangue do meu sacrifício com pão levedado;.. Nem a gordura do meu sacrifício permanecer até a manhã A primeira das primícias da sua terra trarás à casa do SENHOR, teu Deus, e que não deve ferver um cabrito no leite de sua mãe. "

um. Você não deve oferecer o sangue do meu sacrifício com pão levedado: Desde fermento era um símbolo do pecado e da corrupção, sangue expiatório nunca poderia ser oferecido com pão levedado.

eu. "Isso significa que os israelitas individuais não eram para matar o cordeiro pascal, enquanto fermento ainda estava em suas casas." (Kaiser)

b. Nem a gordura do meu sacrifício permanecer até a manhã: Se expiação devia ser considerada como uma obra completa, deve ser inteiramente ofereceu ao Senhor - tudo deve ser dada a Deus, não uma parte reservada para mais tarde. Esta especialmente incluiu a gordura do meu sacrifício, a melhor parte do animal sacrificado.

c. A primeira das primícias da sua terra que você deve trazer para a casa do Senhor: Quando Israel entrou em Canaã, eles tinham uma responsabilidade especial para fazer uma oferta de primícias de Deus, além de sua oferta de primícias regular (Êxodo 23:16) . Dar a Deus o primeiro eo melhor de honrá-Lo como o Bom Provedor de todas as coisas.

d. Você não deve ferver um jovem cabrito no leite de sua mãe: Este comando estranha sonoridade era na verdade um comando para não imitar um ritual pagão da fertilidade comum.

eu. "Os textos cananeus mostrar que este é um período mágico, de modo que a prescrição é mais ritual do que humano". (Cole)

ii. "Era um costume dos pagãos antigos, quando eles se reuniram em todos os seus frutos, para ter uma criança e fervê-lo no leite de sua mãe; e, em seguida, de uma forma mágica, ir sobre e borrifar com ele toda a sua árvores e campos, jardins e pomares; pensando por estes meios para fazê-los frutificar, para que pudessem trazer mais abundantemente no ano seguinte ". (Cudworth citado em Clarke)

iii. Mas por causa de interpretações rabínicas estranhas, hoje este comando é a razão por que um judeu observante não pode comer um cheeseburger kosher. Judeus observantes hoje não vai comer leite e carne na mesma refeição (ou mesmo nas mesmas placas com os mesmos utensílios preparados no mesmo potes), porque os rabinos insistiu que a carne no hambúrguer pode ter vindo do bezerro da vaca que deu o leite para o queijo, e o queijo ea carne seria "ferver" juntos em um de estômago, e ser uma violação do presente comando.

iv. Esta lei também fala de manter distância entre uma mãe e a morte de sua prole. Meyer diz que esta lei foi feita "para inculcar uma apreciação da proposta de ordem natural, e da relação existe entre a mãe e sua prole. Foi contra a natureza para fazer a mãe de um cúmplice na morte de seu filho."

C. A promessa da presença e bênção de Deus.

1. (20-21) O Anjo que tem o nome de Deus nEle.

"Eis que eu envio um anjo diante de você para mantê-lo no caminho e te leve ao lugar que tenho preparado Cuidado com Ele e obedecer a Sua voz;. Não provocá-lo, pois Ele não perdoará as vossas transgressões, para My nome está nele ".

um. Eu envio um anjo diante de ti; Este anjo única comandou a obediência de Israel e tinha o direito de julgamento sobre a nação. Acima de tudo, o nome de Deus estava em este anjo (para o meu nome está nele).

eu. Sabemos apenas alguns anjos por nome, e em certo sentido, Micha-el e Gabri-el cada um tem o nome de Deus em seu nome. Mas nem Michael nem Gabriel ordenou este tipo de obediência de Israel ou presumido para julgar sobre eles. Este é o anjo específico do Senhor, Jesus aparece no Antigo Testamento, antes de Sua encarnação em Belém, que muitas vezes fala diretamente como o Senhor.

ii. "The Angel (v. 20) não era um anjo criado, mas uma manifestação divina, a Segunda Pessoa da Trindade, em forma angelical." (Thomas) "Meu nome está nele parece traduzir o" mensageiro "para o reino sobrenatural, para 'nome' de Deus é o equivalente a Sua natureza revelada." (Cole)

iii. Meu nome está nele: É claro, o nome do Senhor é em Jesus. Seu nome é literalmente Yah-Suá. Jesus foi com Israel em toda a sua experiência no deserto. "Este anjo com a autoridade e prestígio do nome de Deus havia provas suficientes de que o próprio Deus estava presente em seu Filho." (Kaiser)

b. E, para trazê-lo para o lugar que tenho preparado: The Angel iria adiante deles, para o lugar que te tenho preparado. O mesmo princípio se aplica a nossa vida com Jesus hoje. Não só é verdade que Jesus vai adiante de nós para preparar um lugar para nós no céu (João 14: 2-3), mas o lugar nós andamos hoje foi preparado por Deus, e onde vamos caminhar amanhã é preparado por Ele também .

2. (22-26) bênção prometida a um Israel obediente.

"Mas se você realmente obedecer a Sua voz e fazer tudo o que eu disser, então serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. Para meu anjo irá adiante de ti e trazê-lo para os amorreus e os hititas e o perizeus e os cananeus e os heveus e os jebuseus, e eu os destruirei Você não deve se curvar aos seus deuses, nem os servirás, nem segundo as suas obras;. mas você deve derrotá-los totalmente e completamente quebrar seu sagrado ... pilares Então você deve servir o Senhor, o seu Deus, e ele abençoará o vosso pão ea vossa água E eu vou tomar a doença longe do meio de ti ninguém deve sofrer aborto, nem estéril na tua terra, vou cumprir o número de seus dias. "

um. Mas se você realmente obedecer a Sua voz e fazer tudo o que eu falo: Foi característica da aliança mosaica essa bênção foi baseado quase exclusivamente no desempenho de Israel. Se obedecessem, seriam abençoados. Se eles desobedeceram, seriam amaldiçoados.

eu. Sob a Nova Aliança operamos em um princípio diferente. Embora existam consequências inevitáveis ​​do pecado e da correção do amor de Deus por desobediência, somos abençoados em Jesus, e não porque temos sido obediente (Efésios 1: 3).

b. Meu anjo irá adiante de ti: Deus não trouxe a Israel do Egito para deixá-los no deserto. Seu plano era levá-los para a sua terra da promessa e da abundância. Embora houvesse poderosas nações em Canaã, Seu Anjo traria um obediente Israel para a Terra Prometida.

c. Você não deve se curvar aos seus deuses: Os povos cananeus eram profundamente depravado e moralmente degradado, e este foi um resultado natural dos ídolos depravadas e degradadas que serviam. Por isso, era essencial que Israel não imitar a sua adoração de ídolos ou permitir que ele continue.

eu. "Em relação às pessoas para que seja expulso, é digno de nota que este número mostra que a de seus deuses" eram sua ruína. Tudo na vida de um homem ou de uma nação depende do caráter da sua adoração. " (Morgan)

d. Então, você deve servir o Senhor, o seu Deus, e ele abençoará o vosso pão ea vossa água: Se eles fizeram rejeitar os deuses dos cananeus e continuar na fidelidade a Deus, Ele prometeu trazer bênção através de toda a sua vida.

3. (27-30) Como Deus vai ajudar Israel tomar posse da terra.

"Eu enviarei Meu medo antes de você, eu vou causar confusão entre todas as pessoas a quem você vem, e fará com que todos os seus inimigos virar as costas para você. E vou enviar vespas diante de você, que lancem fora os heveus, o cananeus, e os heteus de diante de ti. Eu não os expulsarei de diante de vós, em um ano, para que a terra se torne em deserto e as feras do campo se tornar demasiado numerosos para você. Pouco a pouco os lançarei de diante de ti , até que você tenha aumentado, e você herdarão a terra. "

um. Vou mandar meu receio antes de ... e vai fazer todos os seus inimigos virar as costas para você: Deus prometeu que Ele iria adiante Israel e com a terra para eles, usando ambos os métodos, obviamente sobrenaturais (envio o meu medo) e fenômeno aparentemente natural ( enviar vespas diante de você).

eu. "Meu terror explica o método que Deus usará para subjugar os cananeus antes de Israel: um pânico divina vai pega-los." Este foi cumprida em passagens como Josué 02:11. (Cole)

ii. "A partir de Josué 24:12, descobrimos que dois reis dos amorreus foram realmente expulsos da terra por esses zangões, de modo que os israelitas não eram obrigados a usar uma espada ou um arco na conquista." (Clarke)

iii. "Aquele que é um anjo para o santo é uma hornet para seus inimigos." (Meyer)

b. Pouco a pouco: Deus prometeu expulsar os inimigos de Israel a partir de Canaã, mas ele não quis expulsá-los todos de uma vez. Israel pode ter queria ter a terra toda apagada diante deles, mas Deus sabia que não era o melhor para a terra ou para eles.

eu. Embora, por vezes, nos frustra, esta é muitas vezes a maneira como Deus trabalha em nossa vida. Ele limpa as coisas pouco a pouco, embora possamos preferir tudo de uma vez. Mas Deus queria que Israel ter aumentado no processo de tomar a Terra Prometida. Ele queria que eles crescem. Deus se importa que nós crescemos, e assim Ele nos muitas vezes cresce pouco a pouco.

ii. "Deus se desintegra suas misericórdias para nós, temos suas bênçãos pelo varejo Então a nuvem não se esvazia em uma súbita explosão, mas se dissolve após a queda de terra a gota.". (Trapp)

c. Para que a terra se torne em deserto e as feras do campo tornam-se muito numerosos: Esta foi apenas uma das razões por que era melhor para Deus para derrotar os seus inimigos pouco a pouco. Fazê-lo o que parecia ser o caminho mais fácil - limpar todos os inimigos de Israel para fora de uma só vez - teve consequências Israel não podia ver ou apreciar.

4. (31-33) Limites da herança de Israel.

"E eu vou definir seus limites a partir do Mar Vermelho para o mar, Philistia, e desde o deserto até o Rio. Para eu vou entregar os habitantes da terra em sua mão, e você deve levá-los para fora antes de você. Você deve fazer com elas pacto algum, nem com os seus deuses. Não habitarão na tua terra, para que não façam pecar contra mim. Porque, se você servir os seus deuses, certamente isso será um laço para ti ".

um. A partir do Mar Vermelho para o Mar dos filisteus, e desde o deserto até o Rio: Este abrangeu uma enorme porção de terra, que Israel nunca foi totalmente possuída. Muitos supõem que o mais próximo que chegou foi nos dias do rei David e Salomão.

eu. No entanto, este era um território que em alguns pontos se estendia por todo o caminho até o rio Eufrates. "'O rio' na Bíblia é sempre" o grande rio ", ou seja, o rio Eufrates, assim como" o mar "é normalmente o Mediterrâneo". (Cole)

eu. Há um princípio espiritual aqui. Deus pode conceder, mas temos que possuir. Ele retém a nossa posse de muitas bênçãos até que fará parceria com Ele na fé corajosa e obediência. Temos sido concedida toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo (Efésios 1: 3); mas só vai possuir o que fará parceria com Ele na fé e obediência a receber.

iii. Deus não é, um pai estragar indulgente, derramando de seus filhos recursos, bênçãos e dons que eles não estão prontos para receber ou ser responsável com. Quando o povo está pronto para possuir na fé, torna-se o que foi prometido realizado.


b. Você não fará nenhuma aliança com eles: Por falta de discernimento, Israel fez acabam fazendo um pacto com algumas das pessoas da terra (Josué 9). Não há nenhuma área do direito que Israel - ou qualquer um - já mantido perfeitamente.



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