Gênesis Capítulo XIII

Posted by TKM







By google.




01 - Gênesis Capítulo : 13


1 Subiu, pois, Abrão do Egito para o Negebe, levando sua mulher e tudo o que tinha, e Ló o acompanhava.

2 Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro.

3 Nas suas jornadas subiu do Negebe para Betel, até o lugar onde outrora estivera a sua tenda, entre Betel e Ai,

4 até o lugar do altar, que dantes ali fizera; e ali invocou Abrão o nome do Senhor.

5 E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.

6 Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos.

7 Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra.

8 Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.

9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.

10 Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar.

11 E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro.

12 Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma.

13 Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.

14 E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o oriente;

15 porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.

16 E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se puder ser contado o 
pó da terra, então também poderá ser contada a tua descendência.

17 Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a darei a ti.

18 Então mudou Abrão as suas tendas, e foi habitar junto dos carvalhos de Manre, em Hebrom; e ali edificou um altar ao Senhor.




 By google.




Abraão volta a ter verdadeira comunhão com Deus


A vida de Abraão foi marcada por uma série de altos e baixos. Ele realmente foi um homem de uma fé extraordinária, e como todo homem de Deus, também passou por períodos de declínio espiritual.


Após o vexame do capítulo 12, veremos ele voltar a brilhar novamente para Deus no capítulo 13 de Gênesis.


E pela misericórdia de Deus, Abraão voltou a salvo do Egito com sua esposa, sua família e suas posses.


A menção de que Ló voltou com Abraão já nos prepara para o relato seguinte das relações de Ló e seu tio Abraão, como veremos na próxima postagem.

Abrão era muito rico; tinha gado, prata e ouro.


Pela primeira vez a Bíblia menciona a prata e o ouro como metais preciosos e sua posse como um sinal de riqueza.

Tutankhamon em Ouro maciço


By google.
Abraão já tinha pratas quando saiu de Mesopotâmia, país rico nesse metal; mas provavelmente conseguiu ouro no Egito, o país mais rico em minas de ouro da antigüidade.

O escritor Moisés faz ressaltar o regresso de Abraão a um lugar onde primeiro estivera a sua tenda e onde havia celebrado um culto público, entre Betel e Ai.

Lá Abrão invocou o nome do SENHOR novamente, no altar que havia construido.


Quando ele foi para o Egito, estava confiando em sua própria sabedoria. Cada passo de descrença o envolveu em maiores dificuldades.

Depois de ser castigado e lembrado da habilidade de Deus em cuidar de Seus filhos, ele retornou ao lugar onde havia abandonado a Deus, e então começou novamente a ter comunhão com Ele.

Este homém é um grande exemplo para nós. Embora Abrão tenha tropeçado e caído, ele volta para Deus.



Assim como sempre há um caminho de volta ao altar para Abrão, também existe um caminho para todo aquele que deseja retornar a Deus, pois Seus braços estão sempre abertos para recebê-lo.






Abraão e Ló se separam

As contendas dos pastores se refletiram provavelmente na conduta e atitude de Ló.

Ansioso por evitar discórdia e inimizade entre ele e seu sobrinho, Abraão demonstrou ser homem de paz e propôs a separação de seus rebanhos e manadas como uma solução para a dificuldade.


_ Nós somos irmãos, e não é bom que a gente fique brigando, nem que os meus empregados briguem com os seus.


Ainda que Abraão fosse o maior dos dois, não se aproveitou de sua maior idade e posição para fazer exigências em seu favor.


Ao referir-se a si mesmo e a Ló como “irmãos” queria assegurar a seu sobrinho uma condição de igualdade ao permitir-lhe que tomasse tanta terra como quisesse.

Sendo menos nobre do que seu tio, Ló imediatamente aproveitou a oferta.


Olhou em volta e viu que o vale do Jordão, até chegar à cidade de Zoar, tinha bastante água. 


Vale do rio Jordão
By google.
 


 

 A escolha de Ló

 

Abrão ficou na terra de Canaã, e Ló desejoso de estabelecer-se na proximidade imediata das cidades do vale do Jordão, cuja riqueza esperava adquirir, resolveu acampar por alí.

Naquele tempo havia uma vasta planície regada pelo rio Jordão, havendo já sistemas de irrigação semelhantes às do vale do rio Nilo, no Egito.

Com a catástrofe que resultou na destruição de Sodoma e Gomorra, a maior parte dessa área tornou-se num deserto.

Ló se destaca em grande contraste com seu tio, que por fé permaneceu como peregrino toda sua vida.

É uma figura da degeneração moral daquele que deixa a comunhão dos que servem a Deus, a igreja, e segue atrás dos prazeres do mundo. Sua situação se torna pior do que era antes.

O caso de Ló é uma grande lição para o cristão que é tentado a viver somente em busca de riquezas terrenas e ganhos temporais.

Abandonando o vale do Jordão, situado ao norte do mar Morto, foi acampando até chegar a Sodoma, e finalmente entrou na cidade e se estabeleceu ali.

Esta região, naquele tempo era habitada por gente de muito baixo nível moral, notoriamente por homossexuais, de onde vem o vocábulo sodomita.

Região de Sodoma hoje 
By google.

Perceba que a depravação com freqüência se encontra maior entre os povos quem habitavam em terras férteis e desfrutavam das vantagens de uma civilização adiantada.

Tanta é a ingratidão da natureza humana, que quanto mais abundam as dádivas de Deus, os homens mais cedo o esquecem.

Um dos perigos morais da prosperidade consiste em que os homens chegam a estar tão satisfeitos com as coisas deste mundo presente, que não sentem necessidade nenhuma de Deus.

Não há dúvidas de que Ló era um verdadeiro filho de Deus [II Pedro 2:6-9].

Porém infelizmente, ele ilustrará a verdade de que os justos podem fazer decisões carnais e sofrerem grandes perdas.



 By google.




Deus dá dicas do tamanho da terra prometida a Abraão.


Enquanto Ló estava aprendendo que este mundo não pode lhe dar a verdadeira felicidade, Abraão estava desfrutando da comunhão com Deus.

O Senhor Deus então disse a Abrão:
_ Abraão, aí de onde você está, quero que olhe bem para o norte e para o sul, para o leste e para o oeste.

Esta é a quarta ocasião na qual Deus se dirigiu em forma direta ao patriarca. Cada uma destas ocasiões Abraão passava por uma crise em sua vida.


_ Eu vou dar a você e aos seus descendentes, para sempre, toda a terra que você está vendo.

A promessa de Deus é imutável. Bem como os descendentes de Abraão tinham de existir diante de Deus para sempre, assim também Canaã sempre tinha de ser sua pátria.

Estas promessas se referem à Aliança da Palestina. A terra da Palestina foi dada como uma concessão perpétua a Abraão e sua semente. É fascinante ver Israel hoje de volta à sua terra.


_ Farei com que os seus descendentes sejam tantos como o pó da terra. Assim como ninguém pode contar os grãozinhos de pó, assim também não será possível contar os seus descendentes.

A promessa se expressa com a colorida imaginação oriental, comparando agora a descendência de Abraão com o pó inumerável da terra, como também será comparada depois com as estrelas do céu.


Obedecendo as instruções de Deus, Abraão se pôs em marcha outra vez.

Até que chegou perto das árvores sagradas de Manre, na cidade de Hebrom e alí armou sua tenda.

Provavelmente alí havia uma grande quantidade de árvores que pertencia a Manre, um Cananita Amorreu que mais tarde chegará a ser amigo e aliado de Abraão.

Hebron hoje
 By google.
A cidade de Hebron é uma cidade muito antiga e significa comunhão.

Este é o lugar onde Abraão será sepultado (25:9,10) e onde ainda existe um poço, tradicionalmente conhecido como o poço de Abraão.


Poço de Abraão em Israel
 By google.


Como o tinha feito antes em Siquem, e em Betel, Abraão outra vez deixa sua marca, construindo mais um altar ao Deus verdadeiro, diante dos olhos de seus vizinhos idólatras.

Talvez seja por isso que Abraão conseguiu fazer amizade com os perigosos vizinhos Amorreus e Hititas, talvez devido a sua benéfica influência sobre eles.
E por falar em perigosos vizinhos, como é que deve estar se saindo Ló, lá pelas bandas de Sodoma? 


Veremos nas próximas postagens...





Gênesis 13 - Deus promete a Abrão, o terra novamente






Abrão e Ló se separam.





 Abrão retorna para a terra prometida a ele.


1 Subiu, pois, Abrão do Egito para o Negebe, levando sua mulher e tudo o que tinha, e Ló o acompanhava.

2 Abrão era muito rico em gado, em prata e em ouro.

3 Nas suas jornadas subiu do Negebe para Betel, até o lugar onde outrora estivera a sua tenda, entre Betel e Ai,

4 até o lugar do altar, que dantes ali fizera; e ali invocou Abrão o nome do Senhor.



Para o lugar onde sua tenda tinha sido no início :
Mesmo que Abrão voltou do Egito com grandes riquezas, ele voltou para o mesmo lugar de antes. Ele estava de volta exatamente onde ele começou. Essencialmente, o tempo de Abrão no Egito foi tempo desperdiçado. Deus poderia ter e teria fornecido para as suas necessidades em Canaã ...



Abrão não deveria ter usado a bênção que Deus lhe trouxe no Egito como uma justificativa para ir lá. Mesmo que Deus é grande o suficiente para trazer boa mesmo quando desobedecemos, ainda há um custo embutido na desobediência.




A incredulidade de Abrão, tomou-o de seu lugar de culto, que o levou ao pecado, e que o fez levar outros ao pecado. Fazia-o mais confiante em sua capacidade de mentir do que no poder protetor de Deus. Ele ainda se desfez de sua família por um tempo. Finalmente, até mesmo um rei ímpio justamente o repreendeu.



Para o lugar do altar, que tinha feito lá no início :
No entanto, Abrão também fez o que deveria. Em vez de se torturar sobre o seu pecado passado, ele tem ocupado fazendo o que ele precisava fazer: viver com a tendacomo um peregrino e o altar como um adorador, invocando o nome do Senhor .


A Igreja sempre teve o desafio de o que fazer com os crentes que deslizam em pecado e querem voltar para a igreja. Por exemplo, no século III, os heróis da fé foram os mártires e os confessores, mas também houve muitos crentes que falharam sob a ameaça de perseguição. Algumas igrejas eram demasiado permissivas, admitindo-los de volta como se nada tivesse acontecido. Algumas eram muito duras, dizendo que nunca poderiam voltar para a igreja e ser usados por Deus. A maioria das igrejas fez a coisa certa: eles permitiram que a caducidade de volta, mas, basicamente, como iniciantes, novamente, fingindo como se nada tivesse acontecido.


Aqui, Abrão voltou para a Terra Prometida, basicamente, como um novato. Ele voltou a Betel, de volta com a tenda e o altar, de volta fazendo o que deveria.



Deus quer que andemos em nosso primeiro amor e as nossas primeiras obras, Apocalipse 2:4-5.



Disputa entre Abrão e de Ló trabalhadores contratados.

5 E também Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas.

6 Ora, a terra não podia sustentá-los, para eles habitarem juntos; porque os seus bens eram muitos; de modo que não podiam habitar juntos.

7 Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra.



Também Ló, que ia com Abrão : Deus mandou Abrão para deixar sua família para trás quando ele veio para a terra de Canaã (Gênesis), mas Abrão trouxe seu sobrinho Lot com ele. Problemas como este foi o resultado ...


Este conflito veio após Abrão fez a coisa certa. Quando se acertar com Deus, muitas vezes podemos esperar ataques do diabo.


Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló :
Alguma coisa tinha que ser feito sobre esta contenda entre os herdeiros de Abraão e Ló, porque eles não podiam continuar um conflito como este antes os habitantes descrentes de Canaã.


Quando os cananeus e os perizeus habitavam então na terra , e viu os homens de Abrão e Ló luta, eles devem ter pensado: "Oh, eles são como nós. Eles dizem que adoramoutro Deus, um Deus que eles dizem é o verdadeiro Deus, mas vejo que eles são realmente apenas como nós. "


 "Muitas pessoas nunca vão ouvir o que qualquer crente diz por causa do que alguns crentes são."



Suas posses eram tão grandes : Esta é a primeira menção da riqueza na Bíblia. Havia uma grande diferença entre as riquezas de Abrão e as riquezas de Lot. Ambos tinham uma grande riqueza, mas a riqueza de Ló o possuiu . Abrão tinha grandes posses, mas não o possuiu.


By google.

A generosa de Abrão oferta de Lot.



8 Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.

9 Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.


Não está toda a terra diante de ti? Desde Abrão era o mais velho, e Deus deu toda a terra a Abrão (não para Lot), foi pura generosidade da parte de Abrão que o levou a fazer esta oferta a Lot.


Se você pegar a esquerda, irei para a direita :
Abrão foi capaz de lutar quando a ocasião exigia. Ele não deu a Ló de fraqueza, mas por amor e confiança em Deus. A poucos hectares de pastagens não parecia valer a pena lutar para um homem com uma perspectiva eterna.



Deus foi glorificado quando Paulo, por amor, renunciou ao seu direito de ser apoiado pelo evangelho 1 Coríntios 9 : 14 - 18. Deus foi glorificado quando Jesus, por amor, renunciou ao seu direito a uma existência que não conheceu o sofrimento humano ou julgamento pela experiência, Filipenses 2 : 5 - 11.


Abram cumprido o princípio do Novo Testamento de amor: . Que cada um de você olhar para fora, não só para seus próprios interesses, mas também para os interesses dos outros, Filipenses 2 : 4.


Se você vai para a direita, irei para a esquerda :
direita ou esquerda, Abrão sabia que podia confiar em Deus. Ele fez isso porque ele aprendeu Deus iria prover às suas necessidades, e ele não precisa se ​​preocupar em ser demasiado generoso. Abrão sabia tudo o que Ló escolheu Deus iria se certificar de que Abrão prosperaria.



No Egito, Abrão pensava que ele tinha que tomar seu destino em suas próprias mãos. Ele tinha que olhar para si mesmo. Agora, ele era mais sábio e estava disposto a deixar Deus cuidar de seus interesses. Direita ou esquerda, não importava a Abrão, porque Deus estaria lá.



Porque ele confiou em Deus, Abrão não tem que ser obcecado com os seus próprios direitos e nós também não. O único direito que realmente temos é o direito de ir para o inferno. Tudo o resto é o dom gratuito de Deus ...

 
Deus confirma Sua promessa a Abrão.



14 E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o oriente;

15 porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre.



E o Senhor disse a Abrão, depois que Ló se separou dele: "Erga os olhos agora e olha desde o lugar onde você está, para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda esta 
terra que vês, eu dou para você e sua descendentes para sempre ".


Depois que Ló se apartou dele : Deus queria falar com Abrão sozinho depois que Ló saiu. Esta foi uma promessa feita a Abraão, não para o sobrinho de Abrão.


Esta promessa da terra tinha sido feita a Abraão quando ele morava em Ur dos caldeus, Gênesis 12 : 1 - 3, Atos 7 : 2 - 4. Deus está agora repetindo esta promessa.


Toda a terra que vês, eu te dou : Deus também queria lembrar que, apesar de Abrão Abrão tinha sido generoso o suficiente para conceder uma parte das terras para Lot, Deus ainda disse que a terra pertencia a Abrão.



Deus lembra Abrão de Sua promessa de dar Abrão muitos descendentes.



16 E farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que se puder ser contado o 
pó da terra, então também poderá ser contada a tua descendência.



Farei a tua descendência como o pó da terra : Esta foi uma promessa de fazer uma grande nação 
a um homem sem filhos em seus setenta ou oitenta anos. No entanto, Abrão sabia andar pela fé e não por visão aparente das coisas.



Seus descendentes : Mais uma vez, esta promessa de muitos descendentes foi feito para Abrão quando ele morava em Ur dos caldeus Gênesis 12 : 1 - 3, Atos 7 : 2 - 4. Para garantir a Abrão, 
Deus repetiu a promessa.





 Abrão entra pela terra que Deus deu a ele.




17 Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a darei a ti.

18 Então mudou Abrão as suas tendas, e foi habitar junto dos carvalhos de Manre, em Hebrom; e ali edificou um altar ao Senhor.



Levanta-te, anda na terra através de seu comprimento e sua largura, pois eu dar a você :
Como um sinal de recepção de Abrão da terra pela fé, Deus quer Abrão para explorar a terra da promessa, para atravessá-la como se fosse seu, embora ele não tem um registro de propriedade para a terra ainda.


 Da mesma forma, Deus nos quer explorar a terra da promessa, para nós - Sua Palavra - onde Deus tem nos dado grandíssimas e preciosas promessas, 2 Pedro 1 : 4, onde Ele nos deu todas as coisas que dizem respeito ao vida e à piedade, 2 Pedro 1 : 3. Ele quer que andemos por esta terra, possuindo - a  pela fé.



Habitavam entre as árvores terbinth de Manre, em Hebrom :
O nome Manre meios, visão . Hebron significa comunhão . Abram mais uma vez andou no Senhor e vinham visão 's para ele que andava em comunhão com o Senhor .





E edificou ali um altar ao Senhor : Abrão construiu um outro altar . Ele viveu a vida em constante consciência da necessidade de uma expiação sacrificial como cobertura.



Fontes do Estudo Bíblico : O código da Bíblia.com
Fontes deste Estudo Bíblico.





 By you tube.



Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!





 By google.



















0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...