I cronicas XIII

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1     E DAVI tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes.
 

2     E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do Senhor nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas nas suas cidades e nos seus arrabaldes, para que se reúnam conosco;
 

3     E tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul.
 

4     Então disse toda a congregação que se fizesse assim; porque este negócio pareceu reto aos olhos de todo o povo.
 

5     Convocou, pois, Davi a todo o Israel desde Sior do Egito até chegar a Hamate; para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim.
 

6     E então Davi com todo o Israel subiu a Baalá de Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, o Senhor que habita entre os querubins, sobre a qual é invocado o seu nome.
 

 7     E levaram a arca de Deus, da casa de Abinadabe, sobre um carro novo; e Uzá e Aiô guiavam o carro.
 

8     E Davi e todo o Israel, alegraram-se perante Deus com todas as suas forças; com cânticos, e com harpas, e com saltérios, e com tamborins, e com címbalos, e com trombetas.
 

9     E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.
 

10     Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus.
 

11     E Davi se encheu de tristeza porque o Senhor havia aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
 

12     E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus?
 

13     Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
 

14     Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.




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1 Crônicas 13 

- O rei Davi traz a Arca da Aliança para Jerusalém

 

 


A tentativa de trazer a arca da aliança para Jerusalém.



O plano para trazer a arca da aliança para Jerusalém.


1     E DAVI tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes.
 

2     E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do Senhor nosso Deus, enviemos depressa mensageiros a todos os nossos outros irmãos em todas as terras de Israel, e aos sacerdotes, e aos levitas nas suas cidades e nos seus arrabaldes, para que se reúnam conosco;
 

3     E tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul.
 

4     Então disse toda a congregação que se fizesse assim; porque este negócio pareceu reto aos olhos de todo o povo.
 

Davi consultou os capitães dos milhares e das centenas, e com todos os líderes : Notavelmente, o texto não diz que Davi consultou ao Senhor. Um grupo de homens piedosos com boa intenção logo cometeu um erro significativo, porque eles tomaram conselho uns com os outros, mas não com o Senhor .

Payne sobre a nossos irmãos em todos os lugares que ficam : 'nossos irmãos que ficaram "Literalmente Isso pode refletir um pouco da seriedade da terceira maior opressão dos filisteus contra Israel, 1010 - 1003 AC. , o que David tinha acabado (II  Samuel 5 : 20 - 25). "


Vamos trazer a arca do nosso Deus de volta para nós : Esta foi a Arca da Aliança , que Deus ordenou a Moisés que fizesse mais de 400 anos antes da época de David. Era uma caixa de madeira (a palavra arca significa "caixa" ou "peito"), completamente coberto de ouro e com uma tampa de ouro ornamentada ou superior conhecido como o propiciatório .

A arca do nosso Deus foi de 3 pés 9 polegadas de comprimento, 2 metros de 3 centímetros de largura e dois pés 3 polegadas de altura. Nele estavam as tábuas da lei, que Moisés trouxe do Monte Sinai, um pote de maná, e a vara de Arão, que o milagrosamente floresceu como uma confirmação de sua liderança .


A arca do nosso Deus voltou da terra dos filisteus cerca de 70 anos antes deste (1 Samuel 07 : 01). Naqueles anos tt sentou-se à casa de Abinadabe, mas agora David e o povo queriam trazê - la de volta para o centro da consciência nacional.

Era reto aos olhos de todo o povo : A idéia de trazer a arca da aliança de volta para o centro da consciência de Israel era boa, o seu método de trazê-lo em breve iria ser exposta como defeituoso.


Foi bom tanto para David e para os israelitas têm a arca em Jerusalém. "Ele sabia que não ele, mas o Senhor, era o verdadeiro rei. Sua própria regra deve depender da vontade e conselho de Deus. Isso não era necessário apenas para que ele soubesse, o fato 
deve ser reconhecido pelo povo. "



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A procissão da arca de Kirath Jearim.


5     Convocou, pois, Davi a todo o Israel desde Sior do Egito até chegar a Hamate; para trazer a arca de Deus de Quiriate-Jearim.
 

6     E então Davi com todo o Israel subiu a Baalá de Quiriate-Jearim, que está em Judá, para fazer subir dali a arca de Deus, o Senhor que habita entre os querubins, sobre a qual é invocado o seu nome.
 

 7     E levaram a arca de Deus, da casa de Abinadabe, sobre um carro novo; e Uzá e Aiô guiavam o carro.
 

8     E Davi e todo o Israel, alegraram-se perante Deus com todas as suas forças; com cânticos, e com harpas, e com saltérios, e com tamborins, e com címbalos, e com trombetas.

Para fazer subir dali a arca de Deus, o Senhor , que habita entre os querubins, onde seu nome é proclamado : A arca de Deus representava a presença imediata e glória de Deus em Israel. David considerou uma prioridade elevada  trazer a arca do esquecimento e fazê - la voltar em destaque. David queria Israel vivo, sentindo de perto a presença e glória de Deus.

Então eles levaram a arca de Deus em um carro novo : Transportando a arca em um carro foi contra o comando específico de Deus. A arca foi projetada para ser realizada (Êxodo 25 : 12 - 15) e só foi para ser transportada por levitas da família de Koath (Números 04 : 15).


"Não foi expressamente ordenado que a Arca deve ser carregada nos ombros dos sacerdotes, porque a causa de Deus deve continuar por todo o mundo através dos meios de homens consagrados, e não por intermédio de efeitos mecânicos."


Podemos imaginar o que esses homens pensavam. "Olha - temos um carro novo para a arca de Deus. Deus vai ficar muito contente em nossa fantasia de carro novo . "Eles achavam que uma nova tecnologia ou de luxo poderia encobrir sua desobediência ignorante.


"A longa negligência da Arca pode ter prestado estes homens não estão familiarizados com os comandos muito explícitas sobre o método de sua remoção. Ou eles podem ter crescido descuidados em relação na importância de atender a esses detalhes. "


Os filisteus transportaram a arca em um carro em I Samuel 6 : 10 - 11. Eles fugiram com ele porque eram filisteus, mas Deus esperava mais de seu povo. Israel devia tomar o seu exemplo da Palavra de Deus, e não a partir das inovações dos filisteus. "Israel começou a ter dificuldades porque eles falharam em reconhecer que a adoração do verdadeiro Deus significava que não podia mais simplesmente seguir as práticas pagãs contemporâneas." 

Uzá e Aiô guiavam o carro novo : O significado dos nomes desses filhos de Abinadabe tinham uma imagem significativa. Uzá significava "força" e Aiô significava "amigável".

Muito serviço para o  Senhor é como este - um carro novo, uma grande produção, com força de liderança e amigável lá na frente - mas tudo feito sem inquirir de Deus ou olhando para a Sua vontade. Certamente Davi orou e pediu a bênção de Deus sobre esta grande solenidade, mas ele não consultou a Deus sobre a própria solenidade. Isso era uma coisa boa, mas feita de maneira errada.

Davi e todo o Israel tocavam música diante de Deus : A julgar pela importância da ocasião e todos os instrumentos mencionados, esta foi um momento solene. A atmosfera era alegre, emocionante e envolvente. O problema foi que nenhum dos presentes aprouve a Deus, porque foi tudo 
em desobediência à Sua Palavra.


Muitas vezes somos tentados a julgar uma experiência de adoraçã
 pela forma como ele faz - nos sentir. Mas quando percebemos que 
a adoração é cerca de agradar a Deus , somos levados a Sua Palavra, 
para que possamos saber como Ele quer ser adorado.

" Se você acompanhar o desenrolar da história, você vai ver que ele parece ser um caso de cantar, e harpas, alaúdes, e tamboris e címbalos e trombetas, e de um novo carro e gado, isto é tudo que há na mesma. Não há sequer uma menção à humilhação de coração, ou do temor solene na presença de Deus que de quem a arca era o símbolo, mas apenas uma Adoração externa. Essa tentativa foi a vontade da carne, e a energia da natureza e do instinto. "


A morte de Uzá e suas conseqüências.



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Uzá toca na arca e é morto em julgamento.

9     E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam.
 

10     Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus.
 

11     E Davi se encheu de tristeza porque o Senhor havia aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.

Quando chegaram à eira de Quidom : Em uma eira todo os talos de 
trigo é colhido e do joio é separado do trigo . Havia um monte de palha  
nesta produção, e Deus iria soprar a palha na eira de Quidom .



Uzá estendeu a mão para segurar a arca : Este ato era estritamente proibido. Em relação ao transporte da Arca dos Números 04 : 15 diz, eles não devem tocar em qualquer coisa sagrada para que não morram . Ele fez isso porque os bois tropeçaram (talvez vendo o grão na eira) e temia que, talvez, a arca poderia cair do carro novo e bater no chão. Ele acreditava que a sua mão sobre a arca era melhor do que a arca no chão.


Uzá tomou uma decisão em um momento de ignorar o comando de Deus e fazer o que parecia certo para ele. Isso nos mostra que mesmo as nossas decisões tomadas em uma questão de momento, estão diante de Deus.


Ele feriu por ter estendido a mão à arca : Deus cumpriu a promessa ameaçadora de Números 04 : 15 e atingiu Uzá. David Israel queria saber da presença do Senhor e Deus apareceu na eira de Quidom - mas não da maneira que ninguém queria.

O pecado de Uzá era mais do que apenas uma ação reflexa ou instintiva. Deus atingiu Uzá porque a sua ação foi baseada em erros críticos em seu pensamento.



·       Uzá cometeu um erro ao pensar que não importava quem transportava a arca.


·       Uzá cometeu um erro ao pensar que não importava como a arca era transportada.


·       Uzá cometeu um erro ao pensar que ele sabia tudo sobre a arca, porque estava na casa de seu pai por tanto tempo.
      (II Samuel 6:03)


·       Uzá cometeu um erro ao pensar que Deus não podia cuidar da arca de si mesmo.


·       Uzá cometeu um erro ao pensar que o fundamento da eira do Quidom era menos santo do que sua própria mão.



"Ele não viu nenhuma diferença entre a arca e qualquer outro artigo valioso. Sua intenção de ajudar era certo o suficiente ... Mas houve uma profunda insensibilidade para a terrível santidade da arca, em que até mesmo seus portadores levitas eram proibidos de impor as mãos".

David ficou com raiva por causa da ira do Senhor : a ira de David foi baseada em sua própria confusão ... Ele não conseguia entender por que suas boas intenções não foram suficientes. Deus está preocupado com os dois nossas intenções e nossas ações.



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 O medo de David e a bênção de Deus sobre a casa de Obede - Edom.


12     E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus?
 

13     Por isso Davi não trouxe a arca a si, à cidade de Davi; porém a fez levar à casa de Obede-Edom, o giteu.
 

14     Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom, três meses em sua casa; e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo quanto tinha.


Temeu Davi a Deus naquele dia : Ele não precisava ter medo de Deus, mas medo de seus próprios pecados. Não havia nenhum problema com Deus ou com a própria arca (como a bênção sobre a propriedade de Obede - Edom demonstrou). O problema era com a falta de conhecimento e obediência por parte de David e quem o ajudou a planejar a entrada da arca em Jerusalém.


"Se os leitores de Chronicas 'queriam as glórias passadas de Israel restauradas, que também deve contar com um Deus, cuja santidade dinâmica não poderia ser contida dentro de limites humanos". 

Como posso trazer a arca de Deus para mim? David sabia que era importante para trazer a arca de Deus no centro da vida de Israel. Ele queria que todo o Israel para ser animado sobre a presença e a glória de Deus. Por causa do que aconteceu com Uzá, David sentiu que não poderia fazer o que Deus queria que ele fizesse.


A resposta de Davi no capítulo seguinte mostra que ele encontrou a resposta para sua pergunta. Ele respondeu a pergunta com o pensamento mais tarde expressado em Isaías 8 : 20:  Na lei e no testemunho David encontrou a resposta na palavra de Deus.


A conta de todo reforça o princípio de que Deus está interessado no processo , bem assim como também no resultado . Ele nunca faria por David ou Israel  ter a atitude, "Desde que levemos a arca para Jerusalém, não importa como fazemos isso." Como eles fizeram isso realmente é o que importa, e como fazemos as coisas hoje (ao servir a Deus) e, os meios utilizados também são importantes.

Levou-o de lado para a casa de Obede - Edom : David fez isso em cumprimento da palavra de Deus. Obede - Edom era um levita da família de Koath (I Crônicas 26 : 4). Esta foi a família dentro da tribo de Levi que Deus ordenou para transportar e cuidar da Arca (Números 04 : 15).

E o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom e tudo o que ele tinha : Quando a Palavra de Deus foi obedecido e Sua santidade foi bênção respeitado seguido. Deus queria que a arca para ser uma bênção para Israel, não uma maldição. Podemos dizer que a maldição não veio do coração de Deus, mas da desobediência do homem.

Selman acredita que o nome de Obede - Edom, o giteu significa que ele era de Gate, e a bênção em sua casa é, portanto, um exemplo da bênção imerecida de Deus, com o Senhor mostrando Sua graça tanto para Obede - Edom e David. No entanto, parece melhor tomar a observação de Adam Clarke: "que este homem era apenas um peregrino em Gate, onde foi considerado um giteu, e que ele era originalmente um levita , é evidente a partir de I Crônicas 15 : 17 - 18. "







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Leia, estude, medite na Palavra de Deus. 




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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,



 Nosso Deus!!! 





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