I Reis Capítulo XX

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1     E BEN-HADADE, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e havia com ele trinta e dois reis, e cavalos e carros; e subiu, e cercou a Samaria, e pelejou contra ela.
 
2     E enviou à cidade mensageiros, a Acabe, rei de Israel,
 

3     Que lhe disseram: Assim diz Ben-Hadade: A tua prata e o teu ouro são meus; e tuas mulheres e os melhores de teus filhos são meus.
 

4     E respondeu o rei de Israel, e disse: Conforme a tua palavra, ó rei meu senhor, eu sou teu, e tudo quanto tenho.
 

5     E tornaram a vir os mensageiros, e disseram: Assim diz Ben-Hadade: Enviei-te, na verdade, mensageiros que dissessem: Tu me hás de dar a tua prata, e o teu ouro, e as tuas mulheres e os teus filhos;
 

6     Todavia amanhã a estas horas enviarei os meus servos a ti, e esquadrinharão a tua casa, e as casas dos teus servos; e há de ser que tudo o que de precioso tiveres, eles tomarão consigo, e o levarão.
 

7     Então o rei de Israel chamou a todos os anciãos da terra, e disse: Notai agora, e vede como este homem procura o mal; pois mandou pedir-me as mulheres, os meus filhos, a minha prata e o meu ouro, e não lhos neguei.
 

8     E todos os anciãos e todo o povo lhe disseram: Não lhe dês ouvidos, nem consintas.
 

9     Por isso disse aos mensageiros de Ben-Hadade: Dizei ao rei, meu senhor: Tudo o que primeiro mandaste pedir a teu servo, farei, porém isto não posso fazer. E voltaram os mensageiros, e lhe levaram a resposta.
 

10     E Ben-Hadade enviou a ele mensageiros dizendo: Assim me façam os deuses, e outro tanto, que o pó de Samaria não bastará para encher as mãos de todo o povo que me segue.
 

11     Porém o rei de Israel respondeu: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge das armas, como aquele que as descinge.
 

12     E sucedeu que, ouvindo ele esta palavra, estando a beber com os reis nas tendas, disse aos seus servos: Ponde-vos em ordem contra a cidade.
 

13     E eis que um profeta se chegou a Acabe rei de Israel, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Viste toda esta grande multidão? Eis que hoje ta entregarei nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o Senhor.
 

14     E disse Acabe: Por quem? E ele disse: Assim diz o Senhor: Pelos moços dos príncipes das províncias. E disse: Quem começará a peleja? E disse: Tu.
 

15     Então contou os moços dos príncipes das províncias, e foram duzentos e trinta e dois; e depois deles contou a todo o povo, todos os filhos de Israel, sete mil.
 

16     E saíram ao meio dia; e Ben-Hadade estava bebendo e embriagando-se nas tendas, ele e os reis, os trinta e dois reis, que o ajudavam.
 

17     E os moços dos príncipes das províncias saíram primeiro; e BenHadade enviou espias, que lhe deram avisos, dizendo: Saíram de Samaria uns homens.
 

18     E ele disse: Ainda que para paz saíssem, tomai-os vivos; e ainda que à peleja saíssem, tomai-os vivos.
 

19     Saíram, pois, da cidade os moços dos príncipes das províncias, e o exército que os seguia.
 

20     E eles feriram cada um o seu adversário, e os sírios fugiram, e Israel os perseguiu; porém Ben-Hadade, rei da Síria, escapou a cavalo, com alguns cavaleiros.
 

21     E saiu o rei de Israel, e feriu os cavalos e os carros; e feriu os sírios com grande estrago.
 

22     Então o profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai, esforça-te, e atenta, e olha o que hás de fazer; porque no decurso de um ano o rei da Síria subirá contra ti.
 

23     Porque os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes, por isso foram mais fortes do que nós; mas pelejemos com eles em campo raso, e por certo veremos, se não somos mais fortes do que eles!
 

24     Faze, pois, isto: tira os reis, cada um do seu lugar, e substitui-os por capitães;
 

25     E forma outro exército, igual ao exército que perdeste, cavalo por cavalo, e carro por carro, e pelejemos com eles em campo raso, e veremos se não somos mais fortes do que eles! E deu ouvidos à sua voz, e assim fez.
 

26     E sucedeu que, passado um ano, Ben-Hadade passou revista aos sírios, e subiu a Afeque, para pelejar contra Israel.
 

27     Também aos filhos de Israel se passou revista, e providos de víveres marcharam contra eles; e os filhos de Israel acamparam-se defronte deles, como dois pequenos rebanhos de cabras; mas os sírios enchiam a terra.
 

28     E chegou o homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: O Senhor é Deus dos montes, e não Deus dos vales; toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos; para que saibas que eu sou o Senhor.
 

29     E sete dias estiveram acampados uns defronte dos outros; e sucedeu ao sétimo dia que a peleja começou, e os filhos de Israel feriram dos sírios cem mil homens de pé, num dia.
 

30     E os restantes fugiram a Afeque, à cidade; e caiu o muro sobre vinte e sete mil homens, que restaram; Ben-Hadade, porém, fugiu, e veio à cidade, escondendo-se de câmara em câmara.
 

31     Então lhe disseram os seus servos: Eis que já temos ouvido que os reis da casa de Israel são reis clementes; ponhamos, pois, sacos aos lombos, e cordas às cabeças, e saiamos ao rei de Israel; pode ser que ele te poupe a vida.
 

32     Então cingiram sacos aos lombos e cordas às cabeças, e foram ao rei de Israel, e disseram: Diz o teu servo Ben-Hadade: Deixa-me viver. E disse Acabe: Pois ainda vive? É meu irmão.
 

33     E aqueles homens tomaram isto por bom presságio, e apressaram-se em apanhar a sua palavra, e disseram: Teu irmão Ben-Hadade vive. E ele disse: Vinde, trazei-mo. Então Ben-Hadade foi a ele, e ele o fez subir ao carro.
 

34     E disse ele: As cidades que meu pai tomou de teu pai tas restituirei, e faze para ti ruas em Damasco, como meu pai as fez em Samaria. E eu, respondeu Acabe, te deixarei ir com esta aliança. E fez com ele aliança e o deixou ir.
 

35     Então um dos homens dos filhos dos profetas disse ao seu companheiro, pela palavra do Senhor: Ora fere-me. E o homem recusou feri-lo.
 

36     E ele lhe disse: Porque não obedeceste à voz do Senhor, eis que, em te apartando de mim, um leão te ferirá. E como dele se apartou, um leão o encontrou e o feriu.
 

37     Depois encontrou outro homem, e disse-lhe: Ora fere-me. E aquele homem deu-lhe um golpe, ferindo-o.
 

38     Então foi o profeta, e pôs-se perante o rei no caminho; e disfarçou-se com cinza sobre os seus olhos.
 

39     E sucedeu que, passando o rei, clamou ele ao rei, dizendo: Teu servo estava no meio da peleja, e eis que, desviando-se um homem, trouxe-me outro homem, e disse: Guarda-me este homem; se vier a faltar, será a tua vida em lugar da vida dele, ou pagarás um talento de prata.
 

40     Sucedeu, pois, que, estando o teu servo ocupado de uma e de outra parte, eis que o homem desapareceu. Então o rei de Israel lhe disse: Esta é a tua sentença; tu mesmo a pronunciaste.
 

41     Então ele se apressou, e tirou a cinza de sobre os seus olhos; e o rei de Israel o reconheceu, que era um dos profetas.
 

42     E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Porquanto soltaste da mão o homem que eu havia posto para destruição, a tua vida será em lugar da sua vida, e o teu povo em lugar do seu povo.
 

43     E foi o rei de Israel para a sua casa, desgostoso e indignado; e chegou a Samaria.





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 Samaria.



I Reis 20 - Deus leva Israel a duas vitórias sobre a Síria.

 

 


Ben-Hadad vem contra Samaria.




As demandas de Ben - Hadade, rei da Síria.




1     E BEN-HADADE, rei da Síria, ajuntou todo o seu exército; e havia com ele trinta e dois reis, e cavalos e carros; e subiu, e cercou a Samaria, e pelejou contra ela.

2     E enviou à cidade mensageiros, a Acabe, rei de Israel,
 

3     Que lhe disseram: Assim diz Ben-Hadade: A tua prata e o teu ouro são meus; e tuas mulheres e os melhores de teus filhos são meus.
 

4     E respondeu o rei de Israel, e disse: Conforme a tua palavra, ó rei meu senhor, eu sou teu, e tudo quanto tenho.
 

5     E tornaram a vir os mensageiros, e disseram: Assim diz Ben-Hadade: Enviei-te, na verdade, mensageiros que dissessem: Tu me hás de dar a tua prata, e o teu ouro, e as tuas mulheres e os teus filhos;
 

6     Todavia amanhã a estas horas enviarei os meus servos a ti, e esquadrinharão a tua casa, e as casas dos teus servos; e há de ser que tudo o que de precioso tiveres, eles tomarão consigo, e o levarão.



Ben-Hadade, rei da Síria e seus aliados reuniram todas as suas forças em conjunto, trinta e dois reis estavam com ele : Este foi um ataque militar formidável contra Israel ... Apesar de serem aparentemente fortes politicamente e militarmente durante o reinado de Acabe, os israelitas não eram fortes o suficiente para desestimular esse tipo de ataque.



"Ben-Hadad pode ser o mesmo rei Asa recorreu contra Baasa em I Reis 15 : 18, ou ele pode ser que o filho do rei ou neto com o mesmo nome." 


 "Os trinta e dois reis que incluem chefes tribais menores. "


Meu senhor, ó rei, assim como você diz, eu e todos os que eu tenho são seus : a resposta de Acabe, a Ben-Hadade cabe em sua personalidade em geral. Ele era um homem preocupado com os luxos e confortos da vida, e por isso ele não tem o caráter de estar preparado em face de tal ameaça. Acabe se rendeu incondicionalmente a Ben-Hadade.

Acabe acreditava que ele não estava em condições de resistir a Ben-Hadade. A dúvida, o poder nacional e militar de Israel ficara muito debilitado pelos três anos e meio de seca e fome que tinham acabado de terminar.


Devem procurar a sua casa e as casas dos teus servos : Esta foi uma demanda maior do que Ben-Hadad fizera em primeiro lugar. "Quando Acabe concordou com seus termos facilmente, Ben-Hadade exigiu o direito adicional de busca ilimitada do palácio e as casas dos funcionários de Acabe assim como para levar tudo de valor." 



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 Acab é aconselhado pelos mais velhos para resistir.



7     Então o rei de Israel chamou a todos os anciãos da terra, e disse: Notai agora, e vede como este homem procura o mal; pois mandou pedir-me as mulheres, os meus filhos, a minha prata e o meu ouro, e não lhos neguei.
 
8     E todos os anciãos e todo o povo lhe disseram: Não lhe dês ouvidos, nem consintas.
 
9     Por isso disse aos mensageiros de Ben-Hadade: Dizei ao rei, meu senhor: Tudo o que primeiro mandaste pedir a teu servo, farei, porém isto não posso fazer. E voltaram os mensageiros, e lhe levaram a resposta.


O rei de Israel chamou todos os anciãos da terra : Foi mais sábio para Acabe a procurar o conselho dos anciãos da terra , antes que ele se rendesse aos sírios. Agora, no curto espaço de tempo entre a mensagem de rendição e o rapto real de suas mulheres e a pilhagem dos seus bens, ele procurou o Conselho.

Não escute ou consentimento : Os anciãos de Israel previram acertadamente que a tal entrega a Ben-Hadade e os sírios seria o primeiro passo para uma perda total de soberania para Israel ... Se eles quisessem continuar a ser um reino em tudo, eles teriam de resistir a esta ameaça.

Mas isso eu não posso fazer : Acabe disse a Ben-Hadade, que ele iria fazer mais do que ele pediu, mas não tudo ... Mas negar um tirano em um ponto é negar a ele em todos os pontos. Acabe poderia esperar uma reação severa.




Ben-Hadad ameaça e prepara seu exército.



10     E Ben-Hadade enviou a ele mensageiros dizendo: Assim me façam os deuses, e outro tanto, que o pó de Samaria não bastará para encher as mãos de todo o povo que me segue.
 
11     Porém o rei de Israel respondeu: Dizei-lhe: Não se gabe quem se cinge das armas, como aquele que as descinge.
 
12     E sucedeu que, ouvindo ele esta palavra, estando a beber com os reis nas tendas, disse aos seus servos: Ponde-vos em ordem contra a cidade.


Os deuses façam isso para mim, e mais ainda : Jezebel fizeram um juramento similar de vingança contra Elias (I Reis 19 : 02).

Não deixe aquele que coloca em sua ostentação armadura como aquele que leva-lo : Apesar de ter sido estranhamente discurso ousado de Acabe, foi também uma maravilhosa peça de sabedoria. A idéia é que você deve fazer a sua jactância , após a batalha, não antes.

Eles estavam prontos para atacar a cidade : a Síria e seus aliados preparados, e a cidade de Samaria se prepara para um ataque sem tréguas.




Vitória para Israel.


 
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O profeta promete vitória.



13     E eis que um profeta se chegou a Acabe rei de Israel, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Viste toda esta grande multidão? Eis que hoje ta entregarei nas tuas mãos, para que saibas que eu sou o Senhor.
 
14     E disse Acabe: Por quem? E ele disse: Assim diz o Senhor: Pelos moços dos príncipes das províncias. E disse: Quem começará a peleja? E disse: Tu.
 
15     Então contou os moços dos príncipes das províncias, e foram duzentos e trinta e dois; e depois deles contou a todo o povo, todos os filhos de Israel, sete mil.


Um profeta aproximou Acabe, rei de Israel : Este profeta sem nome não parece ser Elias ou Eliseu. Ele foi um dos 7.000 em Israel que estavam em silêncio fiel ao Senhor!


 "É estranho que em tal ocasião não ouvimos nada de Elias ou Eliseu  ... Não é possível que este era um deles disfarçado?"



Eis que o entregarei em sua mão hoje, e sabereis que eu sou o Senhor : Esta foi uma promessa generosa de Deus para Acabe e Israel. Sua idolatria e seu coração endurecido, rejeitando a Deus mereciam o abandono divino. Deus tinha todo o direito de deixá-los sozinhos e deixá-los perecer sem a Sua ajuda. No entanto, Deus é rico em misericórdia, e Ele mostrou  a Sua Misericórdia para Acabe e Israel.

Há uma pequena ironia na declaração, " e sabereis que eu sou o Senhor. " Acabe viu a vitória do Senhor sobre o deus pagão Baal no Monte Carmelo - ele ainda não estava completamente convencido ... Graciosamente, Deus lhe daria ainda mais evidência.


Então Acabe disse: "Por quem?" Acabe olhou para o seu exército e os líderes militares e, naturalmente, tentou entender como Deus poderia trazer uma vitória contra um poderoso inimigo com elas ... Acabe perguntou quem iria liderar a batalha e Deus lhe disse: " Você ". Deus queria ganhar esta vitória, trabalhando através das pessoas improváveis ​​que Acabe já disponia.


Sempre que uma obra de Deus é para ser feita, muitas vezes fazemos a pergunta de Acabe: "Por quem?" Quando muitos líderes cristãos pedem a Deus a essa pergunta, eles esperam que Deus, o Senhor, responda por alguém novo para eles, um líder ou campeão que pode fazer o trabalho, ou pelo menos ajudar com isso. No entanto, a forma normal da obra de Deus é usar as pessoas como os líderes cristãos, mesmo que eles parecem ser um exército muito improvável ... e, sem possibilidade alguma de vitória.


Deus iria fazer esse trabalho contra a Síria e Ben-Hadade, com um exército de apenas sete mil . Sem dúvida, esses não eram os mesmos sete mil que permaneceram fiéis a Deus em Israel, mas não havia uma correspondência entre os números para mostrar que Deus poderia e iria trabalhar com cada grupo.



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 Vitória para Israel.


 16     E saíram ao meio dia; e Ben-Hadade estava bebendo e embriagando-se nas tendas, ele e os reis, os trinta e dois reis, que o ajudavam.

17     E os moços dos príncipes das províncias saíram primeiro; e BenHadade enviou espias, que lhe deram avisos, dizendo: Saíram de Samaria uns homens.

18     E ele disse: Ainda que para paz saíssem, tomai-os vivos; e ainda que à peleja saíssem, tomai-os vivos.

19     Saíram, pois, da cidade os moços dos príncipes das províncias, e o exército que os seguia.
 
 20     E eles feriram cada um o seu adversário, e os sírios fugiram, e Israel os perseguiu; porém Ben-Hadade, rei da Síria, escapou a cavalo, com alguns cavaleiros.
 
21     E saiu o rei de Israel, e feriu os cavalos e os carros; e feriu os sírios com grande estrago.


Ben-Hadade e os trinta e dois reis, ajudantes dele foram ficando bêbados no posto de comando : O mesmo coração pecaminoso que fez Ben-Hadad atacar Israel, também fez dele um bêbado. Em parte, ele foi derrotado por seu próprio caráter fraco ...

 Se eles têm de sair para a paz, levai - os vivos, e se eles têm de sair para a guerra, levai - os vivos : Pode ser que Ben-Hadad destinado a dizer que, se os homens de Israel tinham vindo para a guerra, que deveriam ser atacados e mortos. Talvez ele falou de maneira confusa, bêbado, dando ordens insensatas de seus soldados.

Os sírios fugiram, e Israel os perseguiu : Deus abençoou o exército de Israel e os líderes que Acabe tinha, mesmo abençoando a própria liderança do exército de Acabe. Apesar das poucas chances de vitória, eles ganharam a batalha.

 "A estratégia de batalha parece ter sido para enviar a festa antecipadamente pequeno, mas bem treinado, que poderia, talvez, se aproxima para os sírios sem despertar muito alarme e, em seguida, a um sinal dado, iniciar uma acusação de que, unidos por principal força de ataque de Acabe , que tanto pegar os sírios bêbados desprevenidos e jogá-los em confusão. O plano foi mais bem sucedido do que Acab ousou imaginar. "



O profeta aconselha preparação.


22     Então o profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai, esforça-te, e atenta, e olha o que hás de fazer; porque no decurso de um ano o rei da Síria subirá contra ti.


O profeta foi ao rei de Israel : Este profeta sem nome novamente aconselhou Acab. A vitória sobre a Ben-Hadade não acabou com o conflito entre Israel e Síria.

 Vai, fortalece a si mesmo, tome nota, e ver o que você deve fazer : O profeta orientou Acab para se preparar para um ataque sírio na próxima primavera. O profeta sabia que Deus opera através da elaboração e cuidadosa preparação de seu povo.



A segunda vitória sobre a Síria.




 Os sírios tentam novamente.



 22     Então o profeta chegou-se ao rei de Israel e lhe disse: Vai, esforça-te, e atenta, e
olha o que hás de fazer; porque no decurso de um ano o rei da Síria subirá contra ti.
 
23     Porque os servos do rei da Síria lhe disseram: Seus deuses são deuses dos montes, por isso foram mais fortes do que nós; mas pelejemos com eles em campo raso, e por certo veremos, se não somos mais fortes do que eles!
 
24     Faze, pois, isto: tira os reis, cada um do seu lugar, e substitui-os por capitães;
 
25     E forma outro exército, igual ao exército que perdeste, cavalo por cavalo, e carro por carro, e pelejemos com eles em campo raso, e veremos se não somos mais fortes do que eles! E deu ouvidos à sua voz, e assim fez.

. uma Seus deuses são deuses dos montes : A idéia da divindade localizada foi destaque no mundo antigo. Eles achavam que os deuses particulares tinha autoridade sobre áreas específicas. Devido a recente vitória foi conquistada em terreno montanhoso, os servos do rei da Síria, acreditavam que o Deus de Israel era uma divindade localizada com poder sobre os montes, e não as planícies.

i. Aqui eles imaginavam que Deus poderia ser moldado em em uma imagem que eles queriam ou podiam relacionado. " A arte de deus de decisão é muito comum entre os homens. vez de ir a revelação para ver o que Deus é, e humildemente acreditar nele, como ele mesmo revela, os homens se sentar e considerar o tipo de Deus que deveria ser, e em fazê-lo, eles não são mais sábios do que o homem que faz um deus de barro ou de madeira ou pedra. " (Spurgeon)

ii. Muitos hoje pensam que Deus é um Deus dos montes, mas não das planícies. Eles pensam que Deus é um Deus do passado, mas não do presente. Eles pensam que Deus é um Deus de alguns favoritos especiais, mas não de todo o Seu povo. Eles pensam que Deus é Deus de um tipo de julgamento, mas não de outro tipo. "Depender em cima dele, já que Satanás não poderia matar a igreja por rugindo para ela como um leão, ele agora está tentando esmagá-la abraçando-a como um urso. Há verdade nisso, mas não é toda a verdade. Você realmente acho que, meus irmãos, que Deus não pode preservar a sua Igreja no julgamento particular através da qual ela está passando agora? Ele é o Deus dos montes de perseguição, mas não o Deus dos vales de prosperidade? " (Spurgeon)

iii. "Será que Deus vai ajudar a Whitfield e não ajudar um pobre pregador local, retendo sobre o verde? Será que ele vai ajudar o ministro sério que aborda milhares, e abandonar a menina simples que ensina uma dúzia de filhos pequenos a velha história da cruz? É isto depois de a moda de Deus, para apadrinhar o eminente e negligenciar os humildes? Será que Jesus despreza o dia das coisas pequenas? "

Então, vamos lutar contra eles na planície, com certeza seremos mais fortes do que eles : A ação que se recomenda é lógica, dada a sua teoria e espiritualidade. Sua crença teológica dirigiu seu conselho e ação.



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 O agrupamento de grande exército e Deus promete vitória.



26     E sucedeu que, passado um ano, Ben-Hadade passou revista aos sírios, e subiu a Afeque, para pelejar contra Israel.
 

27     Também aos filhos de Israel se passou revista, e providos de víveres marcharam contra eles; e os filhos de Israel acamparam-se defronte deles, como dois pequenos rebanhos de cabras; mas os sírios enchiam a terra.
 

28     E chegou o homem de Deus, e falou ao rei de Israel, e disse: Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: O Senhor é Deus dos montes, e não Deus dos vales; toda esta grande multidão entregarei nas tuas mãos; para que saibas que eu sou o Senhor.


Agora, os filhos de Israel acamparam-se diante deles, como dois pequenos rebanhos de cabras, enquanto os sírios enchiam a paisagem : Quando Ben-Hadade chegou a vingar a sua derrota anterior, eles vieram com uma força avassaladora. Ben-Hadade não quis arriscar outra humilhação.

Porquanto os sírios disseram: "O Senhor é Deus dos montes, mas Ele não é Deus dos vales ", por isso vou entregar toda esta grande multidão em sua mão : Deus tomou a má teologia dos sírios como um insulto pessoal . Nossas idéias ruins e erradas sobre Deus sempre tiram de Sua glória e Majestade, nunca acrescentando a eles ...


 "Deus, o Senhor, se ressente de sua blasfêmia, e está determinado a puni-lo. Devem agora ser desconcertado, de tal forma a mostrar que o poder de Deus está em todos os lugares, e que a multidão de um exército não é nada contra ele." 


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 A segunda vitória de Israel contra a Síria.



29     E sete dias estiveram acampados uns defronte dos outros; e sucedeu ao sétimo dia que a peleja começou, e os filhos de Israel feriram dos sírios cem mil homens de pé, num dia.
 
30     E os restantes fugiram a Afeque, à cidade; e caiu o muro sobre vinte e sete mil homens, que restaram; Ben-Hadade, porém, fugiu, e veio à cidade, escondendo-se de câmara em câmara.

 
Os filhos de Israel mataram cem mil soldados dos sírios em um dia : Este foi claramente um milagre, mas foi um milagre de trabalho através do exército israelense já existente, e não por outro órgão externo ... Deus queria mostrar que tão improvável quanto parecia, Deus pode trabalhar através deste instrumento aparentemente fraco e ineficaz.

Em seguida, um muro caiu sobre vinte e sete mil dos homens que ficaram : Após a grande vitória no campo de batalha, Deus moveu de outras maneiras extraordinárias para derrotar os sírios, que tinha difamado seu personagem através de sua má compreensão dele.

"Os 27 mil mortos incluiriam todos na cidade quando as paredes caíram". 


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 A disposição de Acabe, para fazer as pazes com um inimigo de Deus.



31     Então lhe disseram os seus servos: Eis que já temos ouvido que os reis da casa de Israel são reis clementes; ponhamos, pois, sacos aos lombos, e cordas às cabeças, e saiamos ao rei de Israel; pode ser que ele te poupe a vida.
 

32     Então cingiram sacos aos lombos e cordas às cabeças, e foram ao rei de Israel, e disseram: Diz o teu servo Ben-Hadade: Deixa-me viver. E disse Acabe: Pois ainda vive? É meu irmão.
 

33     E aqueles homens tomaram isto por bom presságio, e apressaram-se em apanhar a sua palavra, e disseram: Teu irmão Ben-Hadade vive. E ele disse: Vinde, trazei-mo. Então Ben-Hadade foi a ele, e ele o fez subir ao carro.
 

34     E disse ele: As cidades que meu pai tomou de teu pai tas restituirei, e faze para ti ruas em Damasco, como meu pai as fez em Samaria. E eu, respondeu Acabe, te deixarei ir com esta aliança. E fez com ele aliança e o deixou ir.



Vamos colocar sacos em torno de nossas cinturas e cordas em torno de nossas cabeças, e sair para suplicar o favor do rei de Israel : Não muito antes disso Ben-Hadad falou graves ameaças contra Acabe e o Reino de Israel (I Reis 20 : 01 - 6). Agora, ele se humilhou tanto quanto ele poderia para ganhar  a misericórdia e o favor do rei, inesperadamente triunfante de Israel.


"A corda ao redor da cabeça era um sinal de súplica " ...


Os pecadores devem vir a Deus o Rei com a mesma forma que Ben-Hadade. Eles devem vir com sinceridade , com humildade , com entrega , com seriedade ... se aproximando e  observando para ver se haveria algum sinal de misericórdia para eles.


Ele ainda está vivo? Ele é meu irmão : Acabe sentia uma afinidade em relação a este rei pagão com idéias extremamente pagãs, contrárias as Leis de Deus. Talvez Acabe queria Ben-Hadade como aliado e fazer amizade da Síria, como proteção contra o poderoso e ameaçador império assírio. Se assim for, ele procurou amigos nos lugares errados.


"Isso não foi cortesia, mas tolice ... Irmão Ben-Hadad ... longa luta  Acabe se comprou com esse termo que ele utilizou para poupar a vida de Ben-Hadad(I Reis  XX capítulo 22 : 31) ." 


Vou selar este tratado : Acabe não tinha nada que fazer este tratado. A vitória foi do Senhor e não pertencia a Acabe, ele não tinha o direito de negociar nenhum termo de rendição.


Um profeta se prepara para enfrentar o rei.



 35     Então um dos homens dos filhos dos profetas disse ao seu companheiro, pela palavra do Senhor: Ora fere-me. E o homem recusou feri-lo.
 
36     E ele lhe disse: Porque não obedeceste à voz do Senhor, eis que, em te apartando de mim, um leão te ferirá. E como dele se apartou, um leão o encontrou e o feriu.
 
37     Depois encontrou outro homem, e disse-lhe: Ora fere-me. E aquele homem deu-lhe um golpe, ferindo-o.
 
38     Então foi o profeta, e pôs-se perante o rei no caminho; e disfarçou-se com cinza sobre os seus olhos.


Um certo homem dentre os filhos dos profetas : Este parece ser um profeta diferente do homem mencionado no início do capítulo. Este é outro lembrete de que os 7.000 seguidores fiéis do Senhor estavam ativos em Israel.


 "Embora ele não é chamado, Josefo acreditava" homem de Deus ", o anônimo introduziu no versículo 35 era Micaías que figura tão proeminentemente na próxima história. Ele sugeriu que era em retaliação à condenação profética de Miquéias, pelo fato de que o rei o colocou na prisão."


"Esta é a primeira referência a esses grupos especiais dos profetas (II Reis 2 : 3 - 7, 2 : 15, 4 : 01, 4 : 38, 5 : 22, 6 : 01, 9 : 01), que aparecem durante a crítica período da dinastia amríada. " 



Me bata, por favor : Dirigido por Deus, o profeta precisava de uma lesão para apresentar ao rei Acabe. Quando o seu vizinho se recusou, o profeta anunciou a vinda do julgamento no próximo - através do método incomum de um ataque de leão ( um leão o encontrou e o matou ).




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 O vizinho não era apenas mais um homem no reino de Israel. A implicação é que ele era um companheiro dos filhos dos profetas ... Ele próprio era um homem dado a seguir a Deus e sensível à obra de Deus na vida dos profetas ... Ele deveria ter obedecido. Embora não seja tão clara na New tradução King James, é mais clara em outras traduções: o seu companheiro (NIV), um determinado membro de um grupo de profetas disse a outro (NVI) outro (ARA) com outro homem (NLB ).


 "Esta parece ser uma medida difícil e drástica a ser tomada, mas não havia muitas razões para que essa pessoa também fosse um dos filhos dos profetas, e ele sabia que Deus freqüentemente entrega seus conselhos, desta forma, e deveria ter obedecido imediatamente. Porque o ferir ao profeta,não haveria maiores implicações ou nenhum mal nisso ", quando Deus ordenou, e que poderia haver afronta ou lesão ao seu companheiro quando ele o obrigou a fazê-lo. 



Se disfarçou com uma bandagem sobre os olhos : Mesmo com sua lesão, o profeta aguardaram a chegada do rei Acabe para que ele pudesse entregar a sua mensagem de Deus para o rei.


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 O profeta dá uma lição.


39     E sucedeu que, passando o rei, clamou ele ao rei, dizendo: Teu servo estava no meio da peleja, e eis que, desviando-se um homem, trouxe-me outro homem, e disse: Guarda-me este homem; se vier a faltar, será a tua vida em lugar da vida dele, ou pagarás um talento de prata.
 
40     Sucedeu, pois, que, estando o teu servo ocupado de uma e de outra parte, eis que o homem desapareceu. Então o rei de Israel lhe disse: Esta é a tua sentença; tu mesmo a pronunciaste.


Teu servo saiu para o meio da batalha : Após o padrão de outros profetas, este profeta anônimo trouxe uma mensagem ao rei Acabe, através de uma história inventada.

Enquanto o seu servo se ocupava aqui e ali, ele tinha ido embora : A história do profeta falou de um homem que era responsável para proteger a vida do outro, e mostrou-se infiel ... Na história, a desculpa do homem culpado era que ele estava ocupado aqui e ali - o que não era desculpa. Ele deveria ter prestado atenção para o trabalho que ele tinha que realizar.


 "Isto foi provavelmente uma simulação de um acontecemento em um campo de batalha ... Para ele não seria possível realizar o seu trabalho e vigiar seu prisioneiro, se ocupado com outras coisas ao mesmo tempo."


A História inventada do profeta, com a desculpa de ficção, torna-se realidade na vida de muitos, especialmente muitos ministros do Evangelho. "Se um homem é chamado para pregar a Palavra, e torna-se ocupado demais, cem outros se lebvantarão para faze seu trabalho, e as coisas a ele confiadas, e por isso perde a oportunidade de pregar, seu fracasso é completo ... Aquilo que é nosso trabalho, e foi designado por Deus, devemos fazer. Se falharmos nisso ... o fato de que ficamos "ocupados aqui e ali," mesmo fazendo todos os tipos de outras coisas, não nos é de nenhum proveito ... "


Ele tinha ido embora : Mesmo que o prisioneiro escapou de forma fictícia, tantas vezes deixamos oportunidades escapar de nós na vida cristã. " Quero que todos se lembrem nesta manhã que, se qualquer parte da vida não tem sido gasto no serviço de Deus é desperdício. O Tempo passado já se foi. Você nunca pode tê-lo de volta, nem mesmo o último momento que agora desliza por você ". 


Assim será a tua sentença; você mesmo decidiu que : Na história do profeta, ele foi infiel em guardar algo que lhe foi confiado. Acabe com razão, julgou que ele deve ser responsabilizado por seu fracasso em guardar o que foi confiado a ele.


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A repreensão de Deus.



41     Então ele se apressou, e tirou a cinza de sobre os seus olhos; e o rei de Israel o reconheceu, que era um dos profetas.
 
42     E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Porquanto soltaste da mão o homem que eu havia posto para destruição, a tua vida será em lugar da sua vida, e o teu povo em lugar do seu povo.
 
43     E foi o rei de Israel para a sua casa, desgostoso e indignado; e chegou a Samaria.


O rei de Israel o reconheceu como um dos profetas : Este mostrou porque o profeta achou prudente disfarçar-se como um soldado retornou recentemente de batalha, e porque a ferida era necessário. Acabe conscientemente blindado-se dos profetas.


Porque você deixou escapar de sua mão o homem que eu havia posto para destruição, a tua vida responderá pela sua vida, e o teu povo pelo seu povo : Deus pretende que Ben-Hadad deve ser totalmente destruído, mas Ele também pretende que isso aconteça pelas mãos do exército de Israel. Deus estava interessado em mais do que a mera morte de Ben-Hadad, mas também na maneira que a morte aconteceria.



Então o rei de Israel seguiu para sua casa, desgostoso e indignado : Acabe era taciturno e insatisfeito , mas ele não estava arrependido . Ele teve a tristeza de ser um pecador e saber as conseqüências do pecado, sem ter a recompensa para o próprio pecado.





Fontes deste Estudo Bíblico. 






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Leia, estude, medite na Palavra de Deus.


 

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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,



 Nosso Deus!!!






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