Gênesis Capítulo XLVIII

Posted by TKM










 By google.

01-Gênesis Capítulo : 48


1 Depois destas coisas disseram a José: Eis que teu pai está enfermo. Então José tomou consigo os seus dois filhos, Manassés e Efraim.

2 Disse alguém a Jacó: Eis que José, teu olho, vem ter contigo. E esforçando-se Israel, sentou-se sobre a cama.

3 E disse Jacó a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou,

4 e me disse: Eis que te farei frutificar e te multiplicarei; tornar-te-ei uma multidão de povos e darei esta terra à tua descendência depois de ti, em possessão perpétua.

5 Agora, pois, os teus dois filhos, que nasceram na terra do Egito antes que eu viesse a ti no Egito, são meus: Efraim e Manassés serão meus, como Rúben e Simeão;

6 mas a prole que tiveres depois deles será tua; segundo o nome de seus irmãos serão eles chamados na sua herança.

7 Quando eu vinha de Padã, morreu-me Raquel no caminho, na terra de Canaã, quando ainda faltava alguma distância para chegar a Efrata; sepultei-a ali no caminho que vai dar a Efrata, isto é, Belém.

8 Quando Israel viu os filhos de José, perguntou: Quem são estes?

9 Respondeu José a seu pai: Eles são meus filhos, que Deus me tem dado aqui. Continuou Israel: Traze-mos aqui, e eu os abençoarei.

10 Os olhos de Israel, porém, se tinham escurecido por causa da velhice, de modo que não podia ver. José, pois, fê-los chegar a ele; e ele os beijou e os abraçou.

11 E Israel disse a José: Eu não cuidara ver o teu rosto; e eis que Deus me fez ver também a tua descendência.

12 Então José os tirou dos joelhos de seu pai; e inclinou-se à terra diante da sua face.

13 E José tomou os dois, a Efraim com a sua mão direita, à esquerda de Israel, e a Manassés com a sua mão esquerda, à direita de Israel, e assim os fez chegar a ele.

14 Mas Israel, estendendo a mão direita, colocou-a sobre a cabeça de Efraim, que era o menor,
e a esquerda sobre a cabeça de Manassés, dirigindo as mãos assim propositadamente, sendo embora este o primogênito.

15 E abençoou a José, dizendo: O Deus em cuja presença andaram os meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor durante toda a minha vida até este dia,

16 o anjo que me tem livrado de todo o mal, abençoe estes mancebos, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque; e multipliquem-se abundantemente no meio da terra.

17 Vendo José que seu pai colocava a mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi-lhe isso desagradável; levantou, pois, a mão de seu pai, para a transpor da cabeça de Efraim para a cabeça de Manassés.

18 E José disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a mão direita sobre a sua cabeça.

19 Mas seu pai, recusando, disse: Eu o sei, meu filho, eu o sei; ele também se tornará um povo,
ele também será grande; contudo o seu irmão menor será maior do que ele, e a sua
descendência se tornará uma multidão de nações.

20 Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Por ti Israel abençoará e dirá: Deus te faça como Efraim e como Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés.

21 Depois disse Israel a José: Eis que eu morro; mas Deus será convosco, e vos fará tornar para a terra de vossos pais.

22 E eu te dou um pedaço de terra a mais do que a teus irmãos, o qual tomei com a minha espada e com o meu arco da mão dos amorreus.

 .



By google.



  .
Momentos finais na Vida de Jacó



Não muito após a visita de José, na qual Jacó fez pedidos para sua sepultura, José foi informado da doença final de seu pai.

Mesmo ocupado com trabalhos do governo Egípcio, imediatamente largou tudo e foi vê-lo com seus dois filhos, Manasés e Efraín, que estavam entre os 19 e 25 anos de idade.

Este detalhe nos indica o grande amor de José para com seu pai, e o respeito que tinha de seu pai.


Guando chegou, alguém foi dizer a Jacó:

_ O seu filho José veio visitá-lo.

Jacó então fez um esforço e se sentou na cama.


Ao aproximar-se de José, o abraçou e disse:

_ Meu filho, o Deus Todo Poderoso me apareceu na cidade de Luz, lá na terra de Canaã, e me abençoou. Ele me disse: Eu farei com que você tenha muitos filhos, e os seus descendentes formarão muitas nações. Eu darei esta terra aos seus descendentes para ser propriedade deles para sempre. ”


E Jacó continuou dizendo a José:

_ Agora, os seus filhos Efraim e Manassés, que nasceram aqui no Egito antes de eu vir para cá, esses dois me pertencem. Efraim e Manassés são meus tanto como Rúben e Simeão.

De certa maneira, Jacó adotou os filhos de José. Cada um dos dois netos de Jacó se tornaria uma tribo em Israel, assim como os outros filhos de Jacó.

Através deles José recebeu a porção dobrada da herança que normalmente era destinada ao filho mais velho.

Rúben perdeu o direito por causa do seu pecado. Ele e Simeão foram mencionados em virtude do grande desgosto que causaram a Jacó.


_ Se você tiver outros filhos, eles serão seus e, por serem irmãos de Efraim e de Manassés, terão parte na herança deles.

A adoção de seus dois filhos maiores colocou a José no posto do primogênito, no que diz respeito à herança.

Considere a fé que Jacó manifesta aqui nas promessas de Deus.

Ele começou a dividir a terra muito antes que Israel a possuísse.

Considere também o valor que a fé colocou nas promessas de Deus.

José era um príncipe no Egito, mas a sua verdadeira herança era uma porção dobrada na terra de Canaã.


_ Estou fazendo isso por causa de Raquel, a sua mãe. Nós estávamos voltando da Mesopotâmia, quando, para minha infelicidade, ela morreu no país de Canaã, pouco antes de chegarmos a Efrata.

Raquel foi o amor da vida de Jacó e a única mulher que ele tinha intenção de se casar.
Se o plano de se casar somente com Raquel tivesse dado certo, José teria sido realmente o primogênito.

Talvez ela tenha sido mencionada como uma justificativa para dar a José uma porção dobrada.
De qualquer forma, a memória dela era ao mesmo tempo um fator de alegria e de tristeza para Jacó.

Como todos os santos, ele sabia que um dia iria revê-la. 
  .
 By google.
  .
Jacó abençoa seus netos
 


Com a vista diminuída, o patriarca não havia reconhecido que seus netos estavam ali com José.
E quando Jacó viu os filhos de José, perguntou:

_ E esses, quem são?

_ São os filhos que Deus me deu aqui no Egito—respondeu José.

Jacó disse:
_ Ponha-os perto de mim para que eu lhes dê a minha bênção.


Por causa da velhice a vista de Jacó estava fraca, e ele não podia ver bem.

José levou os rapazes para perto dele, e ele os abraçou e beijou.


Jacó disse a José:
_ Eu pensei que nunca mais ia ver você, e agora Deus me deixou ver até os seus filhos.

Note bem como Jacó se regozijava na bondade de Deus.

Aquí ele menciona que as bênçãos de Deus tinham superado as suas expectativas.

Feliz é o homem cujo coração transborda de gratidão a Deus.


Então José tirou os dois do colo do seu pai, ajoelhou-se e encostou o rosto no chão.

Como profeta de Deus, Jacó sabia que o mais novo, Efraim, teria preeminência sobre seu irmão mais velho: outra vez não seria exercido o direito à primogenitura. Sem saber disso, José colocou Manassés do lado direito de Jacó.

Mesmo sem poder ver (pois como Isaque, Jacó havia perdido a visão em sua velhice, possivelmente devido a cataratas), Jacó percebeu quem era quem e simplesmente cruzou seus braços para que sua mão direita repousasse sobre Efraim.


Em seguida deu a sua bênção a José, dizendo assim:

_ Ó Deus, a quem os meus pais Abraão e Isaque serviram, abençoa estes rapazes. Abençoa-os, ó Deus, tu que me tens guiado como um pastor durante toda a minha vida até hoje. Que os abençoe o Anjo que me tem livrado de todo mal! Que o meu nome seja lembrado por meio deles e também o nome dos meus pais Abraão e Isaque! Que eles tenham muitos filhos e muitos descendentes neste mundo!


José não gostou quando viu o seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim; por isso pegou a mão dele para tirá-la da cabeça de Efraim e colocá-la sobre a de Manassés.


E explicou:
_ Não, pai; assim não. Este aqui é o filho mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele.


Mas Jacó não quis e disse:
_ Eu sei, filho, eu sei. Os descendentes de Manassés também serão um grande povo. Mas o irmão mais moço será mais importante do que ele, e os seus descendentes formarão muitas nações.

Quando Deus concede bênçãos, Suas mãos muitas vezes estão trocadas.

Isto demonstra que a graça não segue a linha da natureza humana. Deus não age segundo as nossas expectativas.

Ele é soberano, a graça é opcional, e todas as bênçãos são distribuídas conforme a Sua vontade. Jacó entendeu muito bem estas coisas.


Desse modo Jacó os abençoou naquele dia, dizendo:
_ Os israelitas usarão os nomes de vocês para dar a bênção. Eles vão dizer assim: “Que Deus faça com você como fez com Efraim e com Manassés. ”

Dessa maneira Jacó pôs Efraim antes de Manassés.

Aí disse a José:
_ Como você está vendo, eu vou morrer. Mas Deus estará com vocês e os levará de volta para a terra dos seus antepassados.
Eu dou Siquém a você e não aos seus irmãos. Siquém é aquela região que tomei dos amorreus, lutando com a minha espada e o meu arco.
Este foi um presente pessoal de um declive montanhoso onde estava Siquém perto de Sicar na futura Samaria.

Jacó primeiro comprou o terreno de um amorreu, depois teve que retomá-lo à força. Hoje é disputado entre os palestinos e o país de Israel. 
  .
 Fontes deste Estudo Biblico :

 .
 By you tube.
 .
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.
  .
 By google.

 . .
Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!


 .




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...