II samuel Capítulo XXII.

Posted by TKM








 By google.



1     E FALOU Davi ao Senhor as palavras deste cântico, no dia em que o Senhor o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul.

2     Disse pois: O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador.

3     Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, da violência me salvas.

4     O Senhor, digno de louvor, invocarei, e de meus inimigos ficarei livre,

5     Porque me cercaram as ondas de morte; as torrentes dos homens ímpios me assombraram.

6     Cordas do inferno me cingiram; encontraram-me laços de morte.

7     Estando em angústia, invoquei ao Senhor, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos.

8     Então se abalou e tremeu a terra, os fundamentos dos céus se moveram e abalaram, porque ele se irou.

9     Subiu fumaça de suas narinas, e da sua boca um fogo devorador; carvões se incenderam dele.

10     E abaixou os céus, e desceu; e uma escuridão havia debaixo de seus pés.

11     E subiu sobre um querubim, e voou; e foi visto sobre as asas do vento.

12     E por tendas pôs as trevas ao redor de si; ajuntamento de águas, nuvens dos céus.

13     Pelo resplendor da sua presença brasas de fogo se acenderam.

14     Trovejou desde os céus o Senhor; e o Altíssimo fez soar a sua voz.

15     E disparou flechas, e os dissipou; raios, e os perturbou.

16     E apareceram as profundezas do mar, e os fundamentos do mundo se descobriram; pela repreensão do Senhor, pelo sopro do vento das suas narinas.

17     Desde o alto enviou, e me tomou; tirou-me das muitas águas.

18     Livrou-me do meu poderoso inimigo, e daqueles que me tinham ódio, porque eram mais fortes do que eu.

19     Encontraram-me no dia da minha calamidade; porém o Senhor se fez o meu amparo.

20     E tirou-me para um lugar espaçoso, e livrou-me, porque tinha prazer em mim.

21     Recompensou-me o Senhor conforme a minha justiça; conforme a pureza de minhas mãos me retribuiu.

22     Porque guardei os caminhos do Senhor; e não me apartei impiamente do meu Deus.

23     Porque todos os seus juízos estavam diante de mim; e de seus estatutos não me desviei.


24     Porém fui sincero perante ele; e guardei-me da minha iniqüidade.

25     E me retribuiu o Senhor conforme a minha justiça, conforme a minha pureza diante dos seus olhos.

26     Com o benigno, te mostras benigno; com o homem íntegro te mostras perfeito.

27     Com o puro te mostras puro; mas com o perverso te mostras rígido.

28     E o povo aflito livras; mas teus olhos são contra os altivos, e tu os abaterás.

29     Porque tu, Senhor, és a minha lâmpada; e o Senhor ilumina as minhas trevas.

30     Porque contigo passo pelo meio de um esquadrão; pelo meu Deus salto um muro.

31     O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do Senhor refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam.

32     Por que, quem é Deus, senão o Senhor? E quem é rochedo, senão o nosso Deus?

33     Deus é a minha fortaleza e a minha força, e ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.

34     Faz ele os meus pés como os das cervas, e me põe sobre as minhas alturas.

35     Instrui as minhas mãos para a peleja, de maneira que um arco de cobre se quebra pelos meus braços.

36     Também me deste o escudo da tua salvação, e pela tua brandura me vieste a engrandecer.

37     Alargaste os meus passos debaixo de mim, e não vacilaram os meus artelhos.

38     Persegui os meus inimigos, e os derrotei, e nunca me tornei até que os consumisse.

39     E os consumi, e os atravessei, de modo que nunca mais se levantaram, mas caíram debaixo dos meus pés.

40     Porque me cingiste de força para a peleja; fizeste abater-se debaixo de mim os que se levantaram contra mim,

41     E deste-me o pescoço de meus inimigos, daqueles que me tinham ódio, e os destruí.

42     Olharam, porém não houve libertador; sim, para o Senhor, porém não lhes respondeu.

43     Então os moí como o pó da terra; como a lama das ruas os trilhei e dissipei.

44     Também me livraste das contendas do meu povo; guardaste-me para cabeça das nações; o povo que não conhecia me servirá.

45     Os filhos de estranhos se me sujeitaram; ouvindo a minha voz, me obedeceram.


46     Os filhos de estranhos desfaleceram; e, cingindo-se, saíram dos seus esconderijos.

47     Vive o Senhor, e bendito seja o meu rochedo; e exaltado seja Deus, a rocha da minha salvação,

48     O Deus que me dá inteira vingança, e sujeita os povos debaixo de mim.

49     E o que me tira dentre os meus inimigos; e tu me exaltas sobre os que contra mim se levantam; do homem violento me livras.

50     Por isso, ó Senhor, te louvarei entre os gentios, e entoarei louvores ao teu nome.

51     Ele é a torre das salvações do seu rei, e usa de benignidade com o seu ungido, com Davi, e com a sua descendência para sempre.



 By google.

II Samuel 22 - Salmo de Davi de Louvor


 Parte: Louvor, Libertação, e a razão para Livramento.

Introdução ao salmo.

E disse Davi ao SENHOR as palavras deste cântico, no dia em que o SENHOR o livrou das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul.

Então Davi falou ao SENHOR as palavras deste cântico : Por muitas razões, a maioria dos comentadores assumem que este era um salmo que David escreveu e cantou muitos anos antes e está inserido no final do livro de II Samuel fora de seu lugar cronológico. Isto é uma possibilidade, mas não necessariamente cronológico ...

"O salmo aparece quase como que as palavras finais de Davi ... 
Portanto, é um resumo de agradecimento por muitos livramentos 
de Deus  a ele através de sua longa vida de serviço."

As palavras desta música : Com pequenas variações, este salmo é o mesmo que o Salmo 18. É provável que Davi compôs essa música como um homem mais jovem - talvez quando Saul morreu e ele primeiro assumiu o trono, como descrito em II Samuel 8 : 14, quando David tinha subjugado todos os seus inimigos, e o Senhor abençoava a Davi onde quer que  este fosse . No entanto, em sua velhice, David poderia olhar para trás com grande gratidão e cantar esta canção de novo , olhando para toda a sua vida ...

 Este salmo é um grande resumo de caráter geral de Davi e atitude com a vida.  "Tais convicções - da soberania absoluta do Senhor, de Seu poder onipotente para entregar, da necessidade de obediência a Sua lei, e da garantia de que, no caso de tal obediência Ele sempre age para com o seu povo - constituía a força subjacente do caráter de Davi. " 

"Nós temos uma outra forma de ver este Salmo com variações significativas ... e isto sugere a ideia de que foi cantada por David em diferentes momentos, quando ele reviu sua própria história extraordinária, e observou a mão graciosa de Deus em tudo." 





 By google.

Davi louva o Deus da sua salvação.
(22 : 2 - 4). 


Minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador : David compõe título sobre título em louvor a Deus. Obra de Deus por David é tão grande e abrangente que não pode ser contida em um título ou em um único Salmo de Louvor!

"Na sentença de abertura, que temos enfatizado, o senso de verdade é reforçado pelas palavras finais," o meu próprio . " Por eles o cantor revelou o fato de que tudo o que ele celebrou em Seu Filho era mais do que Teoria, era a Experiência. " 

David experimentou o SENHOR da libertação:

·        Deus libertou David de Golias
·        Deus livrou Davi de Saul
·        Deus livrou Davi de retrocesso
·        Deus livrou Davi de inimigos de Israel
·        Deus livrou Davi de Absalão
·        Deus livrou Davi próprias paixões pecaminosas de Davi.


Em quem confio : Quando vemos a Deus pelo que Ele é, é fácil confiar Nele.   
Quando nós sabemos que Ele é a nossa rocha e fortaleza, libertador, escudo  
e Salvador , é natural então confiar nEle completamente ...



A fé não depende completamente de conhecimento, 
mas o conhecimento certo de Deus dá grande força para a fé.


Em quem confio : Quando vemos a Deus pelo que Ele é, é fácil confiar Nele.   Quando nós sabemos que Ele é a nossa rocha e fortaleza, libertador, escudo  e Salvador , é natural então confiar nEle completamente ...


Meu Salvador, Você me salvar : Cada título é significativo para Davi porque Deus cumpriu o significado do título na experiência de Davi. Esta não é uma lista dos nomes de Deus, pode parecer uma teologia sistemática, que é o conhecimento de Deus combinadas com a experiência direta com Deus.

Invoco o SENHOR , que é digno de ser louvado : "É bom orar a Deus como a um Ser  que merece Gratiodão, para então pleitear de forma feliz e confiante. Se eu sentir que eu posso e fazer bendizer ao Senhor por todo o bem o seu passado, eu sou ousado para pedir grandes coisas dele. "






A libertação de David vem de Deus.
(22 : 5 - 20). 



Traições . .  inundações . . .  Dores . . .  armadilhas : O Perigo rodeia a David por todos os lados - física, espiritual, emocional, socialmente - David estava à beira da ruína, quando ele clamou a Deus.

Na minha angústia invoquei o SENHOR : O inimigo de nossas almas quer nos fazer crer que não podemos invocar o SENHOR em nossa angústia - como se nós tivéssemos
 que estar bem com Deus e sentado tranquilamente em um lugar de oração para orar corretamente ... Davi sabia que Deus ouve nossas angústias e os sinais dela.

Ele ouviu a minha voz : Para David era tão simples. Ele clamou a Deus, Deus ouviu .  David também sabia que Deus não poderia ouvir o sofrimento de seu povo sem agir em seu favor.

Em seguida, a terra tremeu : Deus estava tão preocupado sobre o problema de Davi, que parecia a David como se Ele sacudisse a terra para atender sua necessidade.

"O que é mais impressionante ... é a forma magnífica com que o salmista descreve Deussubindo de seu trono nos céus, em resposta ao clamor do seu servo, afastando as nuvens, e descendo para lutar batalhas do rei, acompanhado por terremotos, tempestades, trovões, e relâmpagos . " 





Montou num querubim, e voou : David vê a imagem do SENHOR que vem paraatender sua necessidade, vindo em glória e com velocidade. Ele veio tão rápido que para David  parecia que Deus viajou nas asas do vento .

"No original, dessa passagem sublime, sentido e som são surpreendentemente bem ligado... 
O estrondo da asa , a agitação e correria pelo ar estão aqui expressas de uma maneira muito extraordinário. "

O Altíssimo fez soar a sua voz : Quando Deus veio Ele falou em nome de Davi,comandando toda a criação a responder ao seu desejo apaixonado de entregar seu próprio Filho.

Tudo isso é um reflexo da confiança de Davi no amor de Deus. David vê um Deus tão amoroso que não irá tolerar a angústia de sua amada. Quando as coisas não estão bem para toda a Sua criação, o amado vai ver a sua paixão e urgência para atender a necessidade de seus amados.




Ele me levou. . . Ele chamou-me. . . Livrou-me 
David viu Deus aplicar toda a majestade e força para o livrar  em sua necessidade.

Eles eram fortes demais para mim. . . o SENHOR foi o meu amparo : Davi sabia que a vitória era devido a mão de Deus, não por causa de sua própria sabedoria ou habilidade. Sem o SENHOR para  o apoiar David iria cair.

Livrou-me, porque tinha prazer em mim : David tinha um senso de Deus prazer nele. Seu pedido de libertação foi enraizada na relação, não apenas em um desejo de sobreviver.





Por que Deus entregou David.
 (22 : 21 - 25).  

Conforme a pureza das minhas mãos : Estas palavras são uma razão pela qual muitos acreditam que David só poderia cantar este salmo antes de seu pecado com Bate-Seba. No entanto, o texto parece indicar que David cantou este para o final de seus dias.
 (II Samuel 22 : 1).



Podemos dizer que David simplesmente acreditava que o profeta Natan disse-lhe em II Samuel 12 : 13 : O SENHOR também pôs de lado o seu pecado ... Davi sabia que ele era um homem perdoado, e que a limpeza de suas mãos foi porque elas foram purificados por Deus, não, porque nunca haviam sido sujas.



"Se tivéssemos que lembrar David e de seu pecado com Bate-Seba, ele ilustra uma prova deste o princípio que sofreu em uma variedade de formas, como consequência do grande pecado cometido. Mas mesmo com o que aconteceu, assim como transgressões semelhantes são cometidas por todos nós, como um todo, no entanto, ele era um homem segundo o coração de Deus, pois se arrependeu e foi muito abençoado por Deus."



Que eu tenho guardado os caminhos do SENHOR . . . Eu também era irrepreensível diante dele : David não está reivindicando perfeição e nem se declara sem pecado. Ele fala de sua justiça em geral e de sua justiça, uma vez que contrasta com a maldade dos seus inimigos.


"Diante de Deus o homem segundo o coração de Deus era um pecador humilde, mas diante de seus caluniadores que podiam com   falar com descaro da " limpeza de suas mãos"e na justiça de sua vida." 



Nós podemos chegar a Deus em oração com a mesma reivindicação, mas não com base em nossa própria justiça, mas a justiça que temos recebido por Jesus.
 (I Coríntios 01:30 e II Coríntios 5:21).


Me guardei da minha iniqüidade : Alguns pensam que isso é arrogância ou orgulho por parte de Davi. " No entanto, sabemos que há, certamente, um sentido em que devemos manter-nos afastados do pecado, como Paulo falou de um homem de se purificar para a glória de Deus e para maior serviço (II Timóteo 2 : 21).




Por que Deus entregou David.  (   22 : 26 - 30). 




 Com o misericordioso te mostras misericordioso : Jesus discutiu esse princípio no sermão do monte, mas a partir da perspectiva do homem em vez de Deus:  

 - Para com o juízo com que julga, você será julgado, e com a medida que você usa , será medido de volta para você. (Mateus 7:2)






"Nessas palavras que revelou os princípios da relação entre Deus e o homem. Deus é para o homem o que o homem é para Deus." 


Davi não apenas canta sobre este princípio, ele viveu e se beneficiou dele. Deus mostrou a David grande misericórdia porque ele mostrou grande misericórdia para com os outros, como Saul (1 Samuel 24 : 10 - 13) e Simei (2 Samuel 16 : 7 - 12).


"Note-se que até mesmo a necessidade da Misericórdia  do Misericordioso, nenhuma quantidade de generosidade para com os pobres, ou o perdão aos inimigos, pode definir-nos para além da necessidade da infinita misericórdia."


Com o perverso te mostras astuto : Tradutores têm problemas com esta frase porque ela comunica um conceito difícil. É fácil dizer que se um homem é puro para com Deus, então Deus será puro para ele. Mas você não pode dizer que se um homem é perverso para com Deus, então Deus não vai ser mau para ele, porque Deus não pode fazer maldade.


Entretanto ... 

“...Tudo que o homem semear, isso também ceifará..”. 
(Gálatas 6:7)


Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá.
Gálatas 6:7
Não vos enganeis: de Deus não se zomba. O que o homem semeia, isso mesmo colherá.
Gálatas 6:7
Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Gálatas 6:7

 "David expressa a segunda metade do paralelo por uma palavra um pouco ambígua, o significado raiz do que é" torcido ". O versículo realmente diz: "Para a torcida (ou torto) você vai mostrar-se torcido (ou torto)" ... A idéia parece ser a de que, se uma pessoa insiste em ir caminhos tortuosos nas suas relações com Deus, Deus vai lhe enganar , como o homem se merece. " 


Você vai salvar as pessoas humildes, mas seus olhos estão sobre os altivos, e Você pode derrubá-los : Davi proclama a sua confiança no princípio repetido em Provérbios 3 : 34,  Tiago 4 : 6, e I Pedro 5 : 5:  


... Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes ...



Existe algo na verdadeira humildade que favorece a graça e misericórdia de Deus e há algo no orgulho e arrogância que solicita a resistência e desagrado de Deus, o Senhor! Humildade não é necessariamente  baixa auto estima, é uma combinação de precisão, opinião de si e simples  auto conhecimento...



O SENHOR deve iluminar minha escuridão : Quando Deus encontrou Davi Ele precisava primeiro da luz . Grande força e habilidade não ajudam muito em tudo, sem luz
não podemos ver nada no meio da luta.

Por Você eu posso correr contra uma tropa; pelo meu Deus salto um muro : Quando Deus encontrou Davi, ele precisava dessa força. Ele trouxe essa força . Um homem  deve ser capaz de lutar contra uma tropa,  deve ser capaz de saltar sobre uma muralha
protegendo a cidade, Deus é essa

Davi sabia que o princípio de Efésios 6:10 muito antes de Paulo escreveu as seguintes palavras:  Seja forte no Senhor e na força do seu poder.  Deus tem um recurso de poder (Seu poder ) que Ele coloca à disposição de nós pela fé. Nós não temos de ser fortes em nosso poder, mas podemos ser totalmente fortes em seu poder .



A libertação de David vem de Deus.  
 (22 : 31 - 46) .





Ele é um escudo para todos os que nele confiam : Quando Deus encontrou Davi precisava e  Ele trouxe proteção . David podia ver a luz e ficar na força de Deus, mas ele ainda precisava de proteção sobrenatural. A confiança se Davi era o elo vital em receber essa proteção de Deus.

Faz os meus pés como os do cervo, e define-me em meus lugares altos : David pensou em como os veados parecem pular de um lugar para outro e nunca perder o seu equilíbrio. Deus deu a ele o mesmo tipo de habilidade em trabalhar com os desafios trazidos
por seus inimigos.





Sorte que os meus braços vergam um arco de bronze : David pensou na força necessária para dobrar um arco feito de bronze . Deus deu a ele o mesmo tipo de força 
para superar os desafios trazidos por seus inimigos.

Sua gentileza me fez grande : Para David, não foi apenas a habilidade e o poder. Foi também sobre o recebimento da misericórdia de Deus e desfrutar do relacionamento com o Deus de grande e infinita bondade . Este também foi um recurso de força para David.


"Poderíamos enfrentar o leão, estamos vencidos pelo Cordeiro. Nós poderíamos suportar o olhar mordaz de desprezo ... Mas quando o Senhor, gentilmente lança sobre nós o olhar de ternura inefável, saímos a chorar amargamente, com o peso de nossas culpas." 





Persegui os meus inimigos e os destruiu : David adorou o lugar de vitória que ele tinhano SENHOR . Ele não hesita em proclamá-la, seja por tamanha humildade ou da certeza de possuir a vitória!  Ele sabe que os inimigos podem subir de novo, mas ele olha de volta para o campo de batalha e diz: " Eles caíram sob os meus pés , e quando eles estavam sob os meus pés Pisei-os como a lama das ruas . " 


 Isto que é ...

Você também me livrou das contendas do meu povo : David não só tem que lutar com problemas de inimigos, mas também com a revolta de seu próprio povo . No meio da batalha, ele teve de suportar a rejeição de seu próprio povo, mas Deus o sustentou por isso também.

Você me manteve como chefe das nações : Davi sabia que o trono pertencia a Deus. Davi sabia, "O trono não é meu. Não tenho, não o tomei, não está sob minha proteção, e não e é meu para o manter. O trono é do SENHOR . "  



Portanto, quando David reinava, ele sabia que era Deus que o dera a ele.


 Davi louva o Deus da sua salvação. 
(22 : 47 - 51) 







Bendita seja a minha rocha!  
David recorda a grande vitória de Deus em seu nome e só O pode adorar.


É Deus que me vinga, e subjuga os povos debaixo de mim : David enfatiza o  pensamento, "Este é a Vitória do SENHOR!!! Ele ganhou a luta para mim e a glória vai para ele... "


Ele me livra dos meus inimigos. Você também me levanta : Vemos neste salmo que Davi constantemente se move para trás e para a frente ao falar sobre Deus ( Ele me livra ) para falar diretamente com Deus ( Você também me levanta ). David não parece ter um problema de movimento entre os dois aspectos, indicando que não há lugar para ambos em louvor ... No prostrar e no levantar ...



E, cantar louvores ao seu nome :

 "Para ser salvo canto é para ser salvo de fato ... Muitos são salvos lutando e duvidando, mas Davi tinha tanta fé que ele poderia lutar cantando, e com a batalha como uma canção ainda em seus lábios.. "




Paulo cita 2 Samuel 22 : 50 (Salmo 18 : 49), em Romanos 15 : 9.


 E mostra misericórdia para com o seu ungido : David termina o entendimento do salmo com sua posição na misericórdia de Deus .  
Embora no início do salmo, ele proclamou a sua própria justiça, ele volta para o fundamento do Deus misericórdia . O Relacionamento de Davi com Deus foi baseado na Grande  misericórdia de Deus , e não na justiça própria de Davi.



Fontes deste Estudo Bíblico.


By you tube.



Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!



 By google.



Leia, estude, medite na Palavra de Deus. 




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...