Samuel Capítulo XXIV

Posted by TKM




Create by google and TKM







By google.





 09 - samuel Capítulo : 24



1 Ora, quando Saul voltou de perseguir os filisteus, foi-lhe dito: Eis que Davi está no deserto de En-Gedi.

2 Então tomou Saul três mil homens, escolhidos dentre todo o Israel, e foi em busca de Davi e dos seus homens, até sobre as penhas das cabras montesas.

3 E chegou no caminho a uns currais de ovelhas, onde havia uma caverna; e Saul entrou nela para aliviar o ventre. Ora Davi e os seus homens estavam sentados na parte interior da caverna.

4 Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o Senhor te disse: Eis que entrego o teu inimigo nas tuas mãos; far-lhe-ás como parecer bem aos teus olhos. Então Davi se levantou, e de mansinho cortou a orla do manto de Saul.

5 Sucedeu, porém, que depois doeu o coração de Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.

6 E disse aos seus homens: O Senhor me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do Senhor, que eu estenda a minha mão contra ele, pois é o ungido do Senhor.

7 com essas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul. E Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho.

8 Depois também Davi se levantou e, saindo da caverna, gritou por detrás de Saul, dizendo: ç rei,
meu senhor! Quando Saul olhou para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra e lhe fez reverência.

9 Então disse Davi a Saul: por que dás ouvidos às palavras dos homens que dizem: Davi procura fazer-te mal?

10 Eis que os teus olhos acabam de ver que o Senhor hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna; e alguns disseram que eu te matasse, porém a minha mão te poupou; pois eu disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, porque é o ungido do Senhor.

11 Olha, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão, pois cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Considera e vê que não há na minha mão nem mal nem transgressão alguma, e que não pequei contra ti, ainda que tu andes à caça da minha vida para ma tirares.

12 Julgue o Senhor entre mim e ti, e vingue-me o Senhor de ti; a minha mão, porém, não será contra ti.

13 Como diz o provérbio dos antigos: Dos ímpios procede a impiedade. A minha mão, porém, não será contra ti.

14 Após quem saiu o rei de Israel? a quem persegues tu? A um cão morto, a uma pulga!

15 Seja, pois, o Senhor juiz, e julgue entre mim e ti; e veja, e advogue a minha causa, e me livre da tua mão.

16 Acabando Davi de falar a Saul todas estas palavras, perguntou Saul: E esta a tua voz, meu filho Davi? Então Saul levantou a voz e chorou.

17 E disse a Davi: Tu és mais justo do que eu, pois me recompensaste com bem, e eu te recompensei com mal.

18 E tu mostraste hoje que procedeste bem para comigo, por isso que, havendo-me o Senhor entregado na tua mão, não me mataste.

19 Pois, quem há que, encontrando o seu inimigo, o deixará ir o seu caminho? O Senhor, pois, te pague com bem, pelo que hoje me fizeste.


20 Agora, pois, sei que certamente hás de reinar, e que o reino de Israel há de se firmar na tua mão.

21 Portanto jura-me pelo Senhor que não desarraigarás a minha descendência depois de mim, nem extinguirás o meu nome da casa de meu pai.

22 Então jurou Davi a Saul. E foi Saul para sua casa, mas Davi e os seus homens subiram ao lugar forte.


 By google.

Julgue o Senhor entre mim e ti e vingue-me o Senhor de ti; porém a minha mão não será contra ti
(1 Samuel 24:12).

Davi e seus companheiros encontraram refúgio em outras cavernas: nas fortalezas de En-gedi. Hebreus 11:38 nos fala de “(homens dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas, pelos antros da terra”. Então vemos Saul exalando ameaças e morte (exatamente como Saulo em Atos 9:1). 


 By google.

Enquanto perseguia Davi, ele entrou na caverna onde seu inimigo estava escondido. Os companheiros de Davi viram nisso a mão de Deus: “O Senhor está lhe dando uma oportunidade de eliminar seu inimigo e ocupar seu lugar no trono”. Davi, contudo, não se vingou. Ele honrou o “ungido do Senhor”, a despeito da impiedade de Saul (1 Pedro 2:17). 


Ele também estava colocando em prática a exortação de Romanos 12:19: “Não vos vingueis a vós mesmos, amados”. A nobreza e a mansidão de Davi fazem-nos lembrar dAquele que não se vingou de Seus inimigos; pelo contrário, orou por eles: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). 


 By google.

Confundido (ver Salmo 35:4) e humilhado, Saul teve de reconhecer os direitos de Davi ao reinado sobre Israel. Assim como os filhos de Deus, também os inimigos de Cristo, ou seja todos, terão de confessar que Ele é “Senhor, para glória de Deus Pai”
(Filipenses 2:11; Isaías 49:7).



 Fontes deste Estudo Biblico :
 apaz.com.br/todo_dia





  By you tube.
 
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.




By google.
 


 

Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,



 Nosso Deus!!! 




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...