Samuel Capítulo I

Posted by TKM





 By google.




09 - I samuel Capítulo : 1



1 Houve um homem de Ramataim-Zofim, da região montanhosa de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita.

2 Tinha ele duas mulheres: uma se chamava Ana, e a outra Penina. Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha.

3 De ano em ano este homem subia da sua cidade para adorar e sacrificar ao Senhor dos exércitos em Siló. Assistiam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.

4 No dia em que Elcana sacrificava, costumava dar quinhões a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos e filhas;

5 porém a Ana, embora a amasse, dava um só quinhão, porquanto o Senhor lhe havia cerrado a madre.

6 Ora, a sua rival muito a provocava para irritá-la, porque o Senhor lhe havia cerrado a madre.

7 E assim sucedia de ano em ano que, ao subirem à casa do Senhor, Penina provocava a Ana; pelo que esta chorava e não comia.

8 Então Elcana, seu marido, lhe perguntou: Ana, por que choras? e porque não comes? e por que está triste o teu coração? Não te sou eu melhor de que dez filhos?

9 Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava sentado, numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor.

10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito,

11 e fez um voto, dizendo: ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.

12 Continuando ela a orar perante e Senhor, Eli observou a sua boca;

13 porquanto Ana falava no seu coração; só se moviam os seus lábios, e não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada,

14 e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho.

15 Mas Ana respondeu: Não, Senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; não bebi vinho nem bebida forte, porém derramei a minha alma perante o Senhor.

16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.

17 Então lhe respondeu Eli: Vai-te em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.

18 Ao que disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher se foi o seu caminho, e comeu, e já não era triste o seu semblante.

19 Depois, levantando-se de madrugada, adoraram perante o Senhor e, voltando, foram a sua casa em Ramá. Elcana conheceu a Ana, sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.

20 De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.

21 Subiu, pois aquele homem, Elcana, com toda a sua casa, para oferecer ao Senhor o sacrifício anual e cumprir o seu voto.

22 Ana, porém, não subiu, pois disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então e levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre.

23 E Elcana, seu marido, lhe disse: faze o que bem te parecer; fica até que o desmames; tão-somente confirme o Senhor a sua palavra. Assim ficou a mulher, e amamentou seu filho, até que o desmamou.

24 Depois de o ter desmamado, ela o tomou consigo, com um touro de três anos, uma efa de farinha e um odre de vinho, e o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o menino ainda muito criança.

25 Então degolaram o touro, e trouxeram o menino a Eli;

26 e disse ela: Ah, meu Senhor! tão certamente como vive a tua alma, meu Senhor, eu sou aquela
mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor.

27 Por este menino orava eu, e o Senhor atendeu a petição que eu lhe fiz.

28 Por isso eu também o entreguei ao Senhor; por todos os dias que viver, ao Senhor está entregue. E adoraram ali ao Senhor.




 
By google.

 

A Hulilhação de Ana e o Nascimento de Samuel

    Estava vendo um versiculo da Biblia, e o que me chamou a atenção, foi o de 1ª Samuel Capitulo 1, versiculo 1 em diante. Esta passagem conta a história de Ana, mulher de Elcana, filho Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efraimita. Elcana tinha duas mulheres: Ana e Penina.

   Penina tinha filhos, mas Ana não tinha, pois o Senhor tinha a tornado estéril. O primeiro elemento que deparamos ao ler esse texto é a Humilhação. Mas o que é a humilhação? Humilhação é quando uma pessoa que possui um objeto ou uma virtude e fica se gabando perante a outra por causa desse objeto ou dessa virtude, como por exemplo: Eu compro um carro sabendo que você não tem nem condições de comprar uma bicicleta, eu te mostro o meu carro e fico tirando sarro porque eu tenho um carro e você não tem condições de comprar uma bicicleta e é obrigado a andar de a pé. Isso é Humilhação da carne. Existe outro tipo de humilhação que aquela em que o crente se humilha perante de Deus em oração. Este tipo de humilhação não tem problema, mas o outro tipo de humilhação é fatal.

  Neste caso, vemos que Penina humilhava Ana por ela ter filhos e Ana ter sido estéril. A Biblia Diz que Penina a provocava muito com irritações e aquilo tudo machucava o coração de Ana, pois quando uma pessoa é humilhada, o primeiro pensamento que vem à mente é o Complexo de Inferioridade e uma pessoa que tem complexo de inferioridade, ela se sente menor, ela fica pensando: Porque que todo mundo tem e eu não tenho, porque que todo mundo é e eu não sou. Esse é o complexo de inferioridade que o inimigo tenta colocar na mente das pessoas.


 By google.

   Quando Ana ouvia aquilo tudo, penso eu que aquilo descia rasgando ao coração de Ana. A Biblia diz que Ana chorava e não comia, pois quando uma pessoa tem complexo de inferioridade, a primeira coisa que vem ao coração é Tristeza, pois uma pessoa com complexo de inferioridade, ela fica triste, com o coração doendo, uma dor profunda na alma.

   Mas uma coisa que Penina não sabia era que aquela mulher era de oração, era rabisco, era mulher de se quebrantar diante do Senhor, era varoa, era que nem essas mulheres do círculo de oração, essas mulheres que oram no monte, essas mulheres que levantam bem cedo e que não perdem uma consagração, não perdem um culto de oração. Ana então, decide ir até o templo do Senhor e se humilha, se quebranta diante do altar do Senhor e ali decide fazer um voto ao Senhor dos Exércitos dizendo:  Se o Senhor atentart benignamente, queanto a filiação de tua serva, se não se esquecer de mim, e der um filho varão a tua serva,  Eu o darei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e nunca passará navalha sobre sua cabeça.

   A alma de Ana estava tão amargurada que da sua boca não saia o som das palavras, era só com o mexer dos lábios. Anba só falava com Deus no coração. Qaundo Eli viu isto, Eli pensou que Ana estava embriagada. Imagino eu que Eli chegou - se para perto de Ana e disse: Até quando estarás embriagada?Afasta de ti o vinho. Ana porem disse: Não,meu Senhor! É que estou muito atribulada de espírito, Não bebi vinho e nenhum tipo de bebida forte, Somente tenho derramado a minha alma, perante o Senhor ...

    Eli disse: Vai em Paz, o Deus de Israel, te conceda o que tu pediste!
 A Biblia diz que depois que Ana derramou - se perante o Senhor, o seu rosto já não estava triste. Tempos depois, o tempo de Deus chega na vida de Ana, ela engravida e dá a luz à Samuel, menino ungido, profeta do Senhor. Eu imagino que, quando Penina recebeu a notícia que Ana tinha dado à luz à um filho, eu imagino que que ela ficou com a boca aberta, pois quando Deus levanta o humilhado, causa espanto ao humilhador, quem humilhou fica espantado de cabelo em pé, e as  vezes com ira.

  Eu imagino Penina falando: Mas não era aquela que é estéril, e agora tem um filho? Não era aquela que eu tinha humilhado, sgora a vejo com um Filho nos Braços? Mas o que aconteceu? Imagino alguem chegando- se à ela e dizendo:  É Ela sim, É Que Ela resolveu se quebrantar ao Senhor, e o Senhor a ouviu , e resolveu dar a ela um filho...


 
 By google.


E olha que Samuel não era qualquer um não, Samuel era profeta de Deus, que foi usado para ungir Davi como rei de Israel, e segundo alguns pregadores, Samuel ouvia a voz do Senhor desde criança.
  
    Nós nunca deveremos humilhar alguem por alguma coisa ou virtude, você nunca deve humilhar alguem por causa do seu carro ou de sua casa, pois vai que ele amanheça com um carro na garagem muito melhor do que o seu, vai que um dia ele amanheça morando numa casa muito melhor do que a sua. Nunca deveremos humilhar alguem por causa de uma posição, pois vai que Deus resolva colocar ela numa posição melhor do que a sua. Nós sempre devemos nos alegrar com a vitória dos outros e tambem em caso de tribulação, pois a Vitória de um irmão, é Nossa Vitória...


 Fontes deste Estudo Biblico :
Inspirado na Palavra.com 


  By you tube.

Leia, estude, medite na Palavra de Deus. 

 By google.


 

Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,



 Nosso Deus!!! 



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...