Juízes Capítulo XI

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07 - juizes Capítulo : 11


1 Era então Jefté, o gileadita, homem valoroso, porém filho duma prostituta; Gileade era o pai dele.

2 Também a mulher de Gileade lhe deu filhos; quando os filhos desta eram já grandes, expulsaram a
Jefté, e lhe disseram: Não herdarás na casa de nosso pai, porque és filho de outra mulher.

3 Então Jefté fugiu de diante de seus irmãos, e habitou na terra de Tobe; e homens levianos juntaram-se a Jefté, e saiam com ele.

4 Passado algum tempo, os amonitas fizeram guerra a Israel.

5 E, estando eles a guerrear contra Israel, foram os anciãos de Gileade para trazer Jefté da terra de Tobe,

6 e lhe disseram: Vem, sê o nosso chefe, para que combatamos contra os amonitas.

7 Jefté, porém, perguntou aos anciãos de Gileade: Porventura não me odiastes, e não me expulsastes da casa de meu pai? por que, pois, agora viestes a mim, quando estais em aperto?

8 Responderam-lhe os anciãos de Gileade: É por isso que tornamos a ti agora, para que venhas conosco, e combatas contra os amonitas, e nos sejas por chefe sobre todos os habitantes de Gileade.

9 Então Jefté disse aos anciãos de Gileade: Se me fizerdes voltar para combater contra os amonitas, e o Senhor nos entregar diante de mim, então serei eu o vosso chefe.

10 Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: O Senhor será testemunha entre nós de que faremos
conforme a tua palavra.

11 Assim Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por cabeça e chefe sobre si; e Jefté falou todas as suas palavras perante o Senhor em Mizpá.

12 Depois Jefté enviou mensageiros ao rei dos amonitas, para lhe dizerem: Que há entre mim e ti, que vieste a mim para guerrear contra a minha terra?

13 Respondeu o rei dos amonitas aos mensageiros de Jefté: É porque Israel, quando subiu do Egito, tomou a minha terra, desde o Arnom até o Jaboque e o Jordão; restitui-me, pois, agora essas terras em paz.

14 Jefté, porém, tornou a enviar mensageiros ao rei dos amonitas,

15 dizendo-lhe: Assim diz Jefté: Israel não tomou a terra de Moabe, nem a terra dos amonitas;

16 mas quando Israel subiu do Egito, andou pelo deserto até o Mar Vermelho, e depois chegou a Cades;

17 dali enviou mensageiros ao rei de Edom, a dizer-lhe: Rogo-te que me deixes passar pela tua terra. Mas o rei de Edom não lhe deu ouvidos. Então enviou ao rei de Moabe, o qual também não consentiu; e assim Israel ficou em Cades.

18 Depois andou pelo deserto e rodeou a terra de Edom e a terra de Moabe, e veio pelo lado oriental
da terra de Moabe, e acampou além do Arnom; porém não entrou no território de Moabe, pois o Arnom era o limite de Moabe.

19 E Israel enviou mensageiros a Siom, rei dos amorreus, rei de Hesbom, e disse-lhe: Rogo-te que nos deixes passar pela tua terra até o meu lugar.

20 Siom, porém, não se fiou de Israel para o deixar passar pelo seu território; pelo contrário, ajuntando todo o seu povo, acampou em Jaza e combateu contra Israel.

21 E o Senhor Deus de Israel entregou Siom com todo o seu povo na mão de Israel, que os feriu e se apoderou de toda a terra dos amorreus que habitavam naquela região.

22 Apoderou-se de todo o território dos amorreus, desde o Arnom até o Jaboque, e desde o deserto até o Jordão.

23 Assim o Senhor Deus de Israel desapossou os amorreus de diante do seu povo de Israel; e possuirias tu esse território?

24 Não possuirias tu o território daquele que Quemós, teu deus, desapossasse de diante de ti? assim possuiremos nós o território de todos quantos o Senhor nosso Deus desapossar de diante de nós.

25 Agora, és tu melhor do que Balaque, filho de Zipor, rei de Moabe? ousou ele jamais contender com Israel, ou lhe mover guerra?

26 Enquanto Israel habitou trezentos anos em Hesbom e nas suas vilas, em Aroer e nas suas vilas em todas as cidades que estão ao longo do Arnom, por que não as recuperaste naquele tempo?

27 Não fui eu que pequei contra ti; és tu, porém, que usas de injustiça para comigo, fazendo-me guerra. O Senhor, que é juiz, julgue hoje entre os filhos de Israel e os amonitas.

28 Contudo o rei dos amonitas não deu ouvidos à mensagem que Jefté lhe enviou.

29 Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté, de modo que ele passou por Gileade e Manassés, e
chegando a Mizpá de Gileade, dali foi ao encontro dos amonitas.

30 E Jefté fez um voto ao Senhor, dizendo: Se tu me entregares na mão os amonitas,

31 qualquer que, saindo da porta de minha casa, me vier ao encontro, quando eu, vitorioso, voltar dos amonitas, esse será do Senhor; eu o oferecerei em holocausto.

32 Assim Jefté foi ao encontro dos amonitas, a combater contra eles; e o Senhor lhos entregou na mão.

33 E Jefté os feriu com grande mortandade, desde Aroer até chegar a Minite, vinte cidades, e até
Abel-Queramim. Assim foram subjugados os amonitas pelos filhos de Israel.

34 Quando Jefté chegou a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a filha única; além dela não tinha outro filho nem filha.

35 Logo que ele a viu, rasgou as suas vestes, e disse: Ai de mim, filha minha! muito me abateste; és tu a causa da minha desgraça! pois eu fiz, um voto ao Senhor, e não posso voltar atrás.

36 Ela lhe respondeu: Meu pai, se fizeste um voto ao Senhor, faze de mim conforme o teu voto, pois o Senhor te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.

37 Disse mais a seu pai: Concede-me somente isto: deixa-me por dois meses para que eu vá, e desça pelos montes, chorando a minha virgindade com as minhas companheiras.

38 Disse ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então ela se foi com as suas companheiras, e chorou a sua virgindade pelos montes.

39 E sucedeu que, ao fim dos dois meses, tornou ela para seu pai, o qual cumpriu nela o voto que tinha feito; e ela não tinha conhecido varão. Daí veio o costume em Israel,

40 de irem as filhas de Israel de ano em ano lamentar por quatro dias a filha de Jefté, o gileadita.


O Insólito  e DISSIMULADO  Voto de Jefté  tem sido motivo de discussão pelos mais conceituados Teólogos  da Bíblia;

Insólito = contrário ao costuma; contrário às regras; inabitual.
Dissimulado = encoberto;  disfarçado; não revelando  seus sentimentos  ou  desígnios.

Quem doi Jefté?

Jefté foi um Líder Judeu que desempenhou a Função de Juiz no Período característico dos Juízes que Liderava os filhos de Israel; Foi o nono Juiz e liderou por 6 (seis) anos;
Jefté pertencia a Tribo de Manassés ;
Seu pai se chamava Jair que foi Juiz de Israel por vinte e dois anos ( Juízes 10: 3 a 5 ):
Almeida Revista e Atualizada
Juízes

10.3   Depois dele, se levantou Jair, gileadita, e julgou a Israel vinte e dois anos.
10.4   Tinha este trinta filhos, que cavalgavam trinta jumentos; e tinham trinta cidades, a que chamavam Havote-Jair, até ao dia de hoje, as quais estão na terra de Gileade.
10.5   Morreu Jair e foi sepultado em Camom.


Jefté é rejeitado por seu trinta irmãos

Seus irmãos o rejeitaram e por isso ele  refugiou-se em uma cidade na terra de Tobe, um distrito da Síria;
Juízes

11.1   Era, então, Jefté, o gileadita, homem valente, porém filho de uma prostituta; Gileade gerara a Jefté.

Preste Atenção que Gileade era o pai de Jefté = Jair, gileadita ( Juízes 10: 3).
Preste Atenção nesse detalhe sobre a mãe de Jefté – uma prostituta.
Jefté era um bastardo, isto é, nasceu fora do matrimônio.

11.2   Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, os quais, quando já grandes, expulsaram Jefté e lhe disseram: Não herdarás em casa de nosso pai, porque és filho doutra mulher.
11.3   Então, Jefté fugiu da presença de seus irmãos e habitou na terra de Tobe; e homens levianos se ajuntaram com ele e com ele saíam.
Em Tobe Jefté tornou-se um Líder de um bando de homens  violentos que ganhavam a vida em lutas e outras atividades violentas;

No Oriente nos dias em que viveu Jefté atividades violentas eram consideradas honrosas desde que fossem direcionadas na defesa de interesses contra inimigos públicos e particulares; (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia – Editora Candeia)
Jefté adquiriu  habilidades  violentas durante sua permanência no Exílio forçado e que lhe valeram a indicação para Liderar o Povo de Israel contra os Amonitas;

Juízes
11.4   Passado algum tempo, pelejaram os filhos de Amom contra Israel.
11.5   Quando pelejavam, foram os anciãos de Gileade buscar Jefté da terra de Tobe.
11.6   E disseram a Jefté: Vem e sê nosso chefe, para que combatamos contra os filhos de Amom.
11.7   Porém Jefté disse aos anciãos de Gileade: Porventura, não me aborrecestes a mim e não me expulsastes da casa de meu pai? Por que, pois, vindes a mim, agora, quando estais em aperto?
11.8   Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: Por isso mesmo, tornamos a ti. Vem, pois, conosco, e combate contra os filhos de Amom, e sê o nosso chefe sobre todos os moradores de Gileade.
11.9   Então, Jefté perguntou aos anciãos de Gileade: Se me tornardes a levar para combater contra os filhos de Amom, e o SENHOR mos der a mim, então, eu vos serei por cabeça?
“eu vos serei por cabeça?” = compromisso que deixou os filhos de Israel na completa submissão de Jefté, para engendrar  a sua vingança por ter sido rejeitado inicialmente;
11.10   Responderam os anciãos de Gileade a Jefté: O SENHOR será testemunha entre nós e nos castigará se não fizermos segundo a tua palavra.

“nos castigará se não fizermos segundo a tua palavra” = detalhe importante para se entender o porquê de não haver contestação sobre o Voto de Jefté ;

11.11   Então, Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por cabeça e chefe sobre si; e Jefté proferiu todas as suas palavras perante o SENHOR, em Mispa.


A Área territorial de Gileade

Gileade era uma Área Territorial que ia desde o Lago da Galiléia até a extremidade norte do Mar Morto; Tinha cerca de 97 Km de comprimento e 32 Km de largura; Ao Norte estava limitada por Basã, e ao Sul por Moabe e Amom;
As Tribos de Gade e Manassés são associadas ao Território de Gileade ao longo da História do Povo Judeu;

Preste Atenção:

O Livro de Juízes no Capítulo 11 e 12 dá ênfase ao aspecto territorial de Gileade conforme o tratamento para os principais personagens, como os exemplos citados;
Jair, o gileadita e Jefté, o gileadita.

Quando os Israelitas se sentiram, oprimidos pelos Amonitas procuraram um Líder que os levassem a se libertarem da opressão, e o escolhido foi Jefté;
As Tribos da Transjordânia, isto é, a Leste do Rio Jordão foram as principais Tribos que ficaram sob  autoridade de Jefté, e faziam parte do território de Gileade;

Juízes
10.17   Tendo sido convocados os filhos de Amom, acamparam-se em Gileade; mas os filhos de Israel se congregaram e se acamparam em Mispa.
10.18   Então, o povo, aliás, os príncipes de Gileade, disseram uns aos outros: Quem será o homem que começará a pelejar contra os filhos de Amom? Será esse o cabeça de todos os moradores de Gileade.

“Será esse o cabeça de todos os moradores de Gileade” = condição que reforçou a vingança de Jefté para engendrar o seu Insólito Voto;

Jefté aceitou o desafio e inicialmente procurou os meios diplomáticos para resolver a opressão que os Amonitas exerciam sobre os Israelitas ( Juízes 11: 12 a 28 );
Como essa estratégia não deu resultados, Jefté  partiu para a guerra contra os Amonitas;


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O Insólito e dissimulado voto de Jefté

Nova Tradução na Linguagem de Hoje 

Juízes
11.30   e prometeu ao SENHOR o seguinte: — Se fizeres com que eu vença os amonitas,
11.31   eu queimarei em sacrifício aquele que sair primeiro da minha casa para me encontrar quando eu voltar da guerra. Eu o oferecerei em sacrifício a ti.
11.32   Então Jefté atravessou o rio para lutar contra os amonitas, e o SENHOR lhe deu a vitória.
11.33   Ele derrotou os amonitas desde Aroer até perto de Minite — vinte cidades ao todo — e continuou até Abel-Queramim. Houve uma grande matança, e os israelitas derrotaram os amonitas.
11.34   Quando Jefté voltou para a sua casa, em Mispa, a sua filha saiu ao seu encontro, dançando e tocando pandeiro. Era filha única; ele não tinha mais nenhuma filha ou filho.
11.35   Quando Jefté a viu, ficou desesperado, rasgou as suas roupas e disse: — Ah! Minha filha! Você está partindo o meu coração! Por que tem de ser você quem me vai fazer sofrer? Eu fiz uma promessa a Deus, o SENHOR, e não posso voltar atrás.
11.36   Ela respondeu: — Se o senhor fez uma promessa ao SENHOR Deus, faça de mim o que prometeu. Pois o SENHOR Deus deixou que o senhor se vingasse dos nossos inimigos, os amonitas.
 11.37   E continuou: — Só peço uma coisa: deixe que eu vá com as minhas amigas pelos montes e chore durante dois meses porque nunca chegarei a ser mãe.
11.38   E o pai deixou que ela fosse por dois meses. Então ela e as suas amigas saíram pelas montanhas, chorando porque ela nunca chegaria a ser mãe.
11.39   Depois dos dois meses, ela voltou para o pai. E ele fez o que havia prometido a Deus. Assim ela morreu virgem. Daí veio o costume de as mulheres israelitas
11.40   saírem durante quatro dias, todos os anos, para chorar pela filha de Jefté, o gileadita.

O Voto de Jefté e o Sacrifício de Abraão

A Bíblia cita que ao longo da História do Povo Judeu um dos seus Pecados Abomináveis foram os Sacrifícios Humanos;

Tudo indica que Jefté interpretou a Ordem de Deus para Abraão no Episódio de Isaque como base para um Sacrifício Humano, sem Discernir que Deus jamais iria contradizer os Preceitos da Lei dadas  a  Moisés;

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O Episódio da Ordem de Deus para Abraão teve sentido Profético e Enigmático, e eu explico com detalhes no Artigo O Sacrifício Profético de Abraão”, no Site;

Preste Atenção que até aquele momento da História dos Judeus a Bíblia não cita nenhum Sacrifício Humano:

Tudo indica que a partir do Insólito  e  Dissimulado Voto de Jefté e sua execução é que o Povo  Judeu passou a praticar Sacrifícios Humanos numa interpretação equivocada, como podemos constatar pelo Rei Acaz, em 2º Crônicas 28: 3 e o Rei Manassés em 2º Crônicas 33: 6:

A Malignidade do Rei Acaz

2 Crônicas
28.3   Também queimou incenso no vale do filho de Hinom e queimou a seus próprios filhos, segundo as abominações dos gentios que o SENHOR lançara de diante dos filhos de Israel.

A Malignidade do Rei Manassés

2 Crônicas
33.6   queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinom, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro, praticava feitiçarias, tratava com necromantes e feiticeiros e prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar à ira.

Por Que Jefté fez um Insólito e Dissimuladfo Voto?

Insólito = contrário ao costuma; contrário às regras; inabitual.
Jefté fez um Voto contrário ao que preceitua as Escrituras Sagradas

Dissimulado = encoberto;  disfarçado; não revelando  seus sentimentos  ou  desígnios.
Jefté fez um Voto procurando encobrir suas verdadeiras intenções de vingança;

A inclusão de Jefté na relação dos Heróis da Fé pelo escritor  de  Hebreus  11: 32 é uma mostra de grande significado quanto a dissimulação perfeita no Voto em questão.

Hebreus
11.32   E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas,
Jefté, com o seu Insólito e dissimulado Voto se mostrou ignorante quanto ao que preceitua as Escrituras Sagradas amplamente claras em  Deuteronômio 18: 10; Deuteronômio 12: 30 e 31):

Deuteronômio
18.10   Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;

Deuteronômio
12.30   guarda-te, não te enlaces com imitá-las, após terem sido destruídas diante de ti; e que não indagues acerca dos seus deuses, dizendo: Assim como serviram estas nações aos seus deuses, do mesmo modo também farei eu.
12.31   Não farás assim ao SENHOR, teu Deus, porque tudo o que é abominável ao SENHOR e que ele odeia fizeram eles a seus deuses, pois até seus filhos e suas filhas queimaram aos seus deuses.
Temos ainda a acrescentar as referências em Levítico 18: 21 e Levítico 20: 2 como advertência de Deus anterior a Juízes, e que Jefté  não observou:

Levítico
18.21   E da tua descendência não darás nenhum para dedicar-se a Moloque, nem profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o SENHOR.

Levítico
20.2   Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que der de seus filhos a Moloque será morto; o povo da terra o apedrejará.

O Desejo de Vingança de Jefté

Eu OUSO interpretar a atitude insólita e dissimulada de Jefté como uma forma de se vingar de seus Irmãos, esperando que um deles  ou um de seus descendentes  se apresentasse após a sua volta Vitorioso da Guerra;
Jefté queria se vingar de seus irmãos que o expulsaram de casa ( Juízes 11: 2 ):

11.2   Também a mulher de Gileade lhe deu filhos, os quais, quando já grandes, expulsaram Jefté e lhe disseram: Não herdarás em casa de nosso pai, porque és filho doutra mulher.
Jefté era um  Homem “ moldado no cadinho” do nascimento pecaminoso, no “cadinho da rejeição”, no “cadinho da sobrevivência pela violência”, no desejo de vingança;

Cadinho = vaso empregado em operações químicas a temperaturas elevadas, que no caso trata-se de uma figura metafórica que eu usei para ilustrar a formação do caráter de Jefté.
Somente um homem com um caráter “moldado” na violência e na vingança, associado à ignorância dos preceitos das Escrituras Sagradas formularia um Insólito e Dissimulado Voto e o executaria;
Jefté tinha apenas uma filha e nenhum outro filho, e jamais pensou que fosse ela que apareceria  para ser imolada e queimada em holocausto;

Preste atenção para o fato de que se Jefté não esperava que fosse sua filha que seria sacrificada (Juízes 11: 35 ), então sobraria sua mulher, considerando apenas essas duas pessoas de sua Família;
Na verdade Jefté ao se referir a sua casa estava incluindo os seus 30 (trinta) irmãos e seus familiares em geral, por parte de Pai, que os expulsaram de casa ( Juízes 11: 7 )
11.7   Porém Jefté disse aos anciãos de Gileade: Porventura, não me aborrecestes a mim e não me expulsastes da casa de meu pai? Por que, pois, vindes a mim, agora, quando estais em aperto?

Pense nisso:
Da mesma forma como Jefté tinha Mulher e uma filha,  seus trinta irmãos formavam uma  numerosa Família de mulheres, sobrinhos, sobrinhas, noras e genros; 

Eu ouso interpretar a atitude de Jefté com seu Insólito e Dissimulado Voto como uma estratégia para se vingar de seus irmãos, pelo prazer de matar um deles, aproveitando o aspecto Religioso da Época, e a autoridade que lhe foi autorgada, conforme Juízes 11: 11:
11.11   Então, Jefté foi com os anciãos de Gileade, e o povo o pôs por cabeça e chefe sobre si; e Jefté proferiu todas as suas palavras perante o Senhor, em Mispa.

O Grande Detalhe da Dissimulação
Jefté só revelou o seu Voto após o regresso vitorioso da Guerra, pois, se tivesse revelado antes sua filha saberia e não seria a primeira pessoa que ele avistaria.
Quando Jefté viu que foi sua filha e não um de seus Irmãos ou descendentes, proferiu a palavra casa, dissimulando sua real intenção, porém não podia voltar atrás com o Voto, pois, certamente era ignorante de parte das Escrituras, porém conhecia Eclesiastes 5: 4 e 5:

Eclesiastes
5.4   Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos. Cumpre o voto que fazes.
5.5   Melhor é que não votes do que votes e não cumpras.
Jefté ao fazer o Voto de Sacrificar uma pessoa pela Vitória na Guerra  tinha em mente que muitos iriam morrer em combate sacrificando suas vidas, logo, ele entendia, lamentavelmente, que uma pessoa da Cidade ser sacrificada em Holocausto era perfeitamente justo, principalmente sendo de sua própria parentela de Irmãos, e não do Povo em Geral, e desta forma seu gesto insólito e dissimulado não seria percebido como vingança;

Como diz o ditado popular: “o tiro saiu pela culatra”

Pense nisso:

A Vingança, bem como, perseguição,  tem marcado o comportamento de muitos no decurso da História de Israel, da Igreja antes e depois da Reforma Protestante,  lamentavelmente sempre com insólitos e dissimulados  comportamentos, ainda hoje.

Holocausto ou apenas consagração ao Serviço do Senhor?!
Muitas são as interpretações de que o Voto de Jefté não se referia a Holocausto, e sim, apenas uma consagração ao Serviço do Senhor, estabelecido àquela Época;
Veja o que diz a Bíblia sobre o Serviço do Senhor:

Deuteronômio
23.2   Nenhum bastardo entrará na assembléia do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará nela.
Jefté era um bastardo logo sua geração estava incluída na referência de Deuteronômio 23: 2.
A Bíblia não cita a mulher de Jefté, porém ele jamais iria dedicar sua Mulher,  se fosse ela que aparecesse  primeiro, ao Serviço do Senhor, que era prerrogativa de Homem, e ainda mais, era esposa de um bastardo;

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Sua filha era uma virgem, porém não existe nenhuma referência que desse base para  sua  consagração ao Serviço do Senhor nas condições estabelecidas pela Lei de Moisés, que era prerrogativa dos Levitas, e ainda mais, era filha de um bastardo;

Certamente essas duas situações não foram o  sentido para o Insólito e Dissimulado  Voto de Jefté;

Por que Deus permitiu a Vitória de Jefté ante seu Insólito e Dissimulado Voto
 
A resposta está em que os filhos de Israel antes de terem escolhido  Jefté para os liderar haviam tomado uma posição de ARREPENDIMENTO diante do Senhor conforme nos mostram as referências em Juízes 10: 15 a 18:

Juízes
10.15   Mas os filhos de Israel disseram ao SENHOR: Temos pecado; faze-nos tudo quanto te parecer bem; porém livra-nos ainda esta vez, te rogamos.
10.16   E tiraram os deuses alheios do meio de si e serviram ao SENHOR; então, já não pôde ele reter a sua compaixão por causa da desgraça de Israel.
“então, já não pôde ele reter a sua compaixão por causa da desgraça de Israel.”
Quem não pode reter a sua compaixão?!

Resposta = Deus não pode reter Sua compaixão = entendeu?!
Preste Atenção como funciona o “Coração” de Deus diante do Arrependimento de um Povo quando esse clama pela Sua Misericórdia, Bondade e Amor;

Deus pelo Atributo de Sua Justiça diante do Clamor pela Misericórdia, Bondade e Amor deu a Vitória ao Povo de ISRAEL, e não pelo Insólito e Dissimulado Voto de Jefté; Ver “Atributos de Deus”, no Artigo “O POETA CRIADOR”, no Site.

Preste Atenção que Deus sonda os corações  em perfeito ARREPENDIMENTO;
Preste Atenção no exemplo do Ladrão da Cruz em relação a Deus e o Arrependimento( Lucas 23: 42 e 43 );

Lucas
23.42   E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino.
23.43   Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.

A Vitória dos filhos de Israel sobre a Liderança de Jefté foi uma resposta de Deus pelo Arrependimento dos filhos de Israel, e não pelo Insólito e Dissimulado Voto de Jefté;
Este  detalhe sobre o Arrependimento dos filhos de Israel em Juízes 10: 15 a 18 não tem sido observado por àqueles que têm procurado estudar o Assunto;
Preste Atenção que a cegueira espiritual de Jefté associada ao seu desejo de vingança contra os seus  30 (trinta) irmãos por parte de Pai levou-o a crer que foi através de seu Insólito e Dissimulado Voto que Deus lhe deu a Vitória contra os Amonitas;
Preste Atenção que Jefté  se aproveitou do fato de que os filhos de Israel estavam angustiados pela opressão do inimigo, e tomariam como vontade de Deus um Sacrifício Humano;
Preste Atenção que o Episódio mostra que Deus não aprovou o Insólito e Dissimulado Voto de Jefté, e, colocou sua filha entre ele e o seu Voto, porém Jefté não soube entender a resposta de Deus para que Jefté não Sacrificasse ninguém;




Deus não poderia aceitar um Sacrifício Humano condenado em Sua Palavra, e por isso o misterioso 

motivo de ter sido a filha e não outro parente no Episódio;

Antes de formular o seu Insólito e Dissimulado Voto, a obsessão de Jefté pelo desejo de vingança  

Obscureceu seu entendimento de que sua Mulher ou sua filha poderiam ser motivo do Sacrifício;




O Cumprimento do Insólito e Dissimulado Voto de Jefté
Todos os indícios mostram que Jefté realmente sacrificou sua filha como cumprimento do seu Insólito e Dissimulado Voto, imaginando que sua Vitória na Guerra foi uma resposta de Deus, em função do seu Voto;
Almeida  Revista  e Atualizada


Juízes
11.34   Vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças; e era ela filha única; não tinha ele outro filho nem filha.
“não tinha ele outro filho nem filha.” = detalhe importante no contexto do  Insólito Voto.
11.35   Quando a viu, rasgou as suas vestes e disse: Ah! Filha minha, tu me prostras por completo; tu passaste a ser a causa da minha calamidade, porquanto fiz voto ao SENHOR e não tornarei atrás.
11.36   E ela lhe disse: Pai meu, fizeste voto ao SENHOR; faze, pois, de mim segundo o teu voto; pois o SENHOR te vingou dos teus inimigos, os filhos de Amom.
11.37   Disse mais a seu pai: Concede-me isto: deixa-me por dois meses, para que eu vá, e desça pelos montes, e chore a minha virgindade, eu e as minhas companheiras.
11.38   Consentiu ele: Vai. E deixou-a ir por dois meses; então, se foi ela com as suas companheiras e chorou a sua virgindade pelos montes.
11.39   Ao fim dos dois meses, tornou ela para seu pai, o qual lhe fez segundo o voto por ele proferido; assim, ela jamais foi possuída por varão. Daqui veio o costume em Israel
11.40   de as filhas de Israel saírem por quatro dias, de ano em ano, a cantar em memória da filha de Jefté, o gileadita.

Preste Atenção = “a cantar em memória”

O versículo 11: 40 não deixam dúvidas que a filha de Jefté foi morta, pois, só se presta homenagem em MEMÓRIA, por quem já tenha falecido;
Preste Atenção que era costume das jovens em Israel casarem-se e terem filhos;
Quando isso não acontecia faziam-se lamentações pela donzela quando ela morria, ou ficava impossibilitada de realizar o costume;
Era considerada uma desgraça uma jovem como a filha de Jefté morrer naquelas condições, sem ter casado e sem ter filhos;
O pedido da filha de Jefté de permanecer dois meses em lamentações foi em função de não poder cumprir o citado costume – casar e ter filhos;
A partir de Juízes 11; 40 não se faz mais nenhuma referência a filha de Jefté, como prova de sua morte;


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Dois Meses para estudar as Escrituras

Da mesma forma como Deus colocou a filha de Jefté entre ele e seu Insólito Voto, da mesma forma inspirou sua filha para pedir DOIS MESES de vida antes de ser sacrificada;
Jefté não aproveitou e nem entendeu o propósito de Deus para que ele aproveitasse o Tempo  de DOIS MESES ,suficiente,  para Estudar as Escrituras;
Tivesse Jefté abandonado o seu ódio de vingança  e quebrantasse o seu coração teria entendido que entre NÃO cumprir um INSÓLITO VOTO, contrariando o que diz  Eclesiastes 5: 4 e 5, porém  obedecido o que diz as Escrituras em Deuteronômio 18: 10:

Deuteronômio
18.10   Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Entre obedecer  Eclesiastes  5: 4 e 5  OU  obedecer Deuteronômio 18: 10, Jefté deveria obedecer Deuteronômio 18: 10, evidentemente,  faria uma OBLAÇÃO  pelo seu pecado, segundo Levítico 16, e teria se consertado diante de Deus;

Hebreus
13.11   Pois aqueles animais cujo sangue é trazido para dentro do Santo dos Santos, pelo sumo sacerdote, como oblação pelo pecado, têm o corpo queimado fora do acampamento.
Deus deu o Tempo  – Dois Meses – necessário e suficiente para Jefté observar as Escrituras e livrar-se do seu pecado;


Lição Teológica para Nossas Vidas

A  partir de 2011 Deus está dando o Tempo necessário e suficiente para que se observe as Escrituras quanto  aos Sinais e à  Volta de Jesus para  o Arrebatamento;
Sobre  2011 e os Sinais para a Volta de Jesus, interessante  acessar  a Conclusão Final do Artigo “O ENIGMA DO NASCIMENTO DE JESUS”, no Site.
Ver  TAMBÉM os Artigos “SINAIS DE DEUS ANTES DE JUÍZO”, e , “O ENIGMÁTICO E PROFÉTICO  NÚMERO 11” , no Site.

Chibolete  E não Sibolete
Após a Vitória dos filhos de Israel sobre os Amonitas ouve uma Guerra Civil entre os Efaimitas e os gileaditas  liderados por Jefté;
Os Efraimitas se sentiram desprestigiados por não terem sido convocados a participar da Guerra contra os Amonitas e desta forma resolveram se vingar de Jefté  iniciando uma Guerra Civil entre os próprios Judeus; Ver todos os detalhes em Juízes 12: 1 a 7;

Sendo os Efraimitas DERROTADOS e os fugitivos efraimitas infiltrados no meio dos Gileaditas e Manassés, tentando escapar de serem identificados e mortos,  eram obrigados a dizer a palavra Chibolete;

Como os Efraimitas por questões de sotaque regional  trocavam o “CH” por “S”, e diziam Sibolete eram identificados e degolados pelos gidealitas;

Juízes
12.5   Porém os gileaditas tomaram os vaus do Jordão que conduzem a Efraim; de sorte que, quando qualquer fugitivo de Efraim dizia: Quero passar; então, os homens de Gileade lhe perguntavam: És tu efraimita? Se respondia: Não;
12.6   então, lhe tornavam: Dize, pois, chibolete; quando dizia sibolete, não podendo exprimir bem a palavra, então, pegavam dele e o matavam nos vaus do Jordão. E caíram de Efraim, naquele tempo, quarenta e dois mil.
Nessa operação de Guerra foram mortos 42 mil efraimitas numa demonstração da Insana vingança e violência de que era possuído o caráter de Jefté, que não tinha compaixão nem de seu próprio Povo, comprovado nesse Episódio.

Conclusão
Jefté dissimulou tão bem o seu Insólito Voto que enganou ou confundiu até os mais renomados Teólogos que procuraram interpretá-lo;
Por ironia do destino ou por Juízo de Deus, contra a atitude  pecaminosa de Jefté, sua  única filha foi a primeira pessoa de sua  enorme parentela  quem ele  primeiro avistou ao regressar vitorioso da Guerra;

2º Crônicas 28: 3 e 2º Crônicas 33: 6  são  as  maiores  evidências e provas   de que Jefté  cumpriu o Sacrifício de Morte de sua filha, pois, o Rei Acaz e o Rei Manassés apenas  imitaram  o gesto de Jefté, no decurso da História do Povo Judeu;
Jefté liderou os filhos de Israel por apenas 6 (seis), misteriosos,  anos, e morreu ( Juízes 12: 7 );

Conclusão Final
Imitar o que está “dando certo” em prejuízo do absolutamente certo tem levado muitos à Heresias;
Uma Denominação passa a proceder uma forma de “doutrina” herética que dá equivocadamente certo, como o Insólito e Dissimulado Voto de Jefté, e logo  é imitado por outras;

Oséias
4.6   O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Estamos vivendo o Período das imitações heréticas oficializadas;
Uma Denominação Oficializa uma Heresia, e logo é seguida por  outras  Denominações;
Exemplos de Heresias Oficializadas em execução:
- Doutrina dos Objetos Ungidos;
- Títulos Eclesiásticos Pomposos;
- Idolatria;
- Entre Outras



“Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros – 1º Samuel 15.22. “  


Eclesiastes
5.1   Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.



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Leia, estude, medite na Palavra de Deus.
 


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Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!! 
 
 



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