Números Capítulo XXI

Posted by TKM







 By google.






04 - Números Capítulo : 21




1 Ora, ouvindo o cananeu, rei de Arade, que habitava no Negebe, que Israel vinha pelo caminho de Atarim, pelejou contra Israel, e levou dele alguns prisioneiros.




2 Então Israel fez um voto ao Senhor, dizendo: Se na verdade entregares este povo nas minhas mãos, destruirei totalmente as suas cidades.




3 O Senhor, pois, ouviu a voz de Israel, e entregou-lhe os cananeus; e os israelitas os destruíram totalmente, a eles e às suas cidades; e chamou-se aquele lugar Horma.




4 Então partiram do monte Hor, pelo caminho que vai ao Mar Vermelho, para rodearem a terra de Edom; e a alma do povo impacientou-se por causa do caminho.



5 E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para morrermos no deserto? pois aqui não há pão e não há água: e a nossa alma tem fastio deste miserável pão.



6 Então o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que o mordiam; e morreu muita gente em Israel.



7 Pelo que o povo veio a Moisés, e disse: Pecamos, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor para que tire de nós estas serpentes. Moisés, pois, orou pelo povo.



8 Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá.




9 Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia.




10 Partiram, então, os filhos de Israel, e acamparam-se em Obote.




11 Depois partiram de Obote, e acamparam-se em Ije-Abarim, no deserto que está defronte de Moabe, para o nascente.




12 Dali partiram, e acamparam-se no vale de Zerede.




13 E, partindo dali, acamparam-se além do Arnom, que está no deserto e sai dos termos dos amorreus; porque o Arnom é o termo de Moabe, entre Moabe e os amorreus.





 14 Pelo que se diz no livro das guerras do Senhor: Vaebe em Sufa, e os vales do Arnom,




 15 e o declive dos vales, que se inclina para a situação Ar, e se encosta aos termos de Moabe




 16 Dali vieram a Beer; esse é o poço do qual o Senhor disse a Moisés: Ajunta o povo, e lhe darei água.



17 Então Israel cantou este cântico: Brota, ó poço! E vós, entoai-lhe cânticos!



 18 Ao poço que os príncipes cavaram, que os nobres do povo escavaram com o bastão, e com os seus bordões. Do deserto vieram a Matana;


19 de Matana a Naaliel; de Naaliel a Bamote;


20 e de Bamote ao vale que está no campo de Moabe, ao cume de Pisga, que dá para o deserto.



 21 Então Israel mandou mensageiros a Siom, rei dos amorreus, a dizer-lhe:



22 Deixa-me passar pela tua terra; não nos desviaremos para os campos nem para as vinhas; as águas dos poços não beberemos; iremos pela estrada real até que tenhamos passado os teus termos.



 23 Siom, porém, não deixou Israel passar pelos seus termos; pelo contrário, ajuntou todo o seu povo, saiu ao encontro de Israel no deserto e, vindo a Jaza, pelejou contra ele.




 24 Mas Israel o feriu ao fio da espada, e apoderou-se da sua terra, desde o Arnom até o Jaboque, até

os amonitas; porquanto a fronteira dos amonitas era fortificada.



 25 Assim Israel tomou todas as cidades dos amorreus e habitou nelas, em Hesbom e em todas as suas aldeias.




 26 Porque Hesbom era a cidade de Siom, rei dos amorreus, que pelejara contra o precedente rei de Moabe, e tomara da mão dele toda a sua terra até o Arnom.




 27 Pelo que dizem os que falam por provérbios: Vinde a Hesbom! edifique-se e estabeleça-se a 
cidade de Siom!



28 Porque fogo saiu de Hesbom, e uma chama da cidade de Siom; e devorou a Ar de Moabe, aos senhores dos altos do Arnom.


29 Ai de ti, Moabe! perdido estás, povo de Quemós! Entregou seus filhos como fugitivos, e suas filhas como cativas, a Siom, rei dos amorreus.


30 Nós os asseteamos; Hesbom está destruída até Dibom, e os assolamos até Nofá, que se estende até Medeba.

31 Assim habitou Israel na terra dos amorreus.



32 Depois Moisés mandou espiar a Jazer, e tomaram as suas aldeias e expulsaram os amorreus que ali 
estavam.




 33 Então viraram-se, e subiram pelo caminho de Basã. E Ogue, rei de Basã, saiu-lhes ao encontro, ele e todo o seu povo, para lhes dar batalha em Edrei.



34 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Não o temas, porque eu to entreguei na mão, a ele, a todo o seu povo, e à sua terra; e far-lhe-ás como fizeste a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom.



 35 Assim o feriram, a ele e seus filhos, e a todo o seu povo, até que nenhum lhe ficou restando; também se apoderaram da terra dele.






 By google.



  By google.


Números 21 - No caminho para Canaã




A serpente no deserto.



1. (1-3) Derrota do rei de Arad os cananeus.



O rei de Arad, os cananeus, que habitavam na região Sul, que Israel vinha na estrada para Atarim, pelejou contra Israel e levou alguns prisioneiros. Então Israel fez um voto ao Senhor, e disse: "Se você realmente vai entregar este povo nas minhas mãos, destruirei totalmente as suas cidades." E o Senhor ouviu a voz de Israel e entregou os cananeus, e eles destruindo-os totalmente e suas cidades. Assim, o nome daquele lugar se chamou Horma.



um. O rei de Arad, os cananeus, que habitavam na região Sul, ouviu que Israel estava por vir: Como a nova geração de Israel começar a sua abordagem para a Terra Prometida, a nova geração encontra seu primeiro exército hostil - Arad os cananeus, no sul do país .


b. Em seguida, ele lutou contra Israel e levou alguns deles presos: Depois de ter alguns homens perderam a Arad, Israel prometeu a Deus que eles vão destruir totalmente as cidades de Arad. Ou seja, eles iria dedicar as cidades de Arad para Deus, destruindo-as completamente. Deus, então, concedeu-lhes a vitória (o Senhor ouviu a voz de Israel e entregou os cananeus).


eu. É estranho idéia para nossa maneira de pensar, mas Israel neste momento iria mostrar que a propriedade foi totalmente entregue a Deus por destruí-la - tornando-o inutilizável para qualquer outra pessoa. Era uma maneira cara e todo o coração para dar as coisas para o Senhor. Esta foi a maneira de dizer, de Israel "não estamos lutando esta batalha para o nosso próprio benefício, mas para a glória de Deus."


c. Assim, o nome daquele lugar se chamou Horma: Foi em Horma que Israel foi derrotado em sua tentativa mal aconselhados a entrar na Terra Prometida pela força depois de rejeitá-la pela fé. Agora Deus os trouxe de volta para o mesmo lugar, e deu-lhes a vitória. Um verdadeiro ponto de viragem para a nação!




2. (4-5) Israel, provocada pela difícil jornada, fala contra Deus.



Em seguida, eles partiram do monte Hor, pelo caminho do Mar Vermelho, para contornarem a terra de Edom; ea alma do povo tornou-se muito desanimado no caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: "Por que você nos tirou do Egito para morrermos no deserto? Porque não há comida e sem água, e nossa alma abomina este pão sem valor ".



um. Para ir ao redor da terra de Edom: Eles tiveram que ir muito longe para fora de seu caminho, porque o edomitas recusaram-los de passagem (Números 20: 14-21). Na verdade, para ir ao redor dos edomitas, eles tiveram que voltar para o deserto e longe de Canaã. Esta foi, obviamente, desencorajador.


eu. Eles tinham um motivo para desanimar mas que não tinha desculpa para o seu desânimo. Eles enfrentaram um verdadeiro desafio e algo que não é divertido em tudo. No entanto, eles não tinham desculpa para não confiar em Deus, e por não procurar Sua vitória por tudo isso.


b. O povo falou contra Deus e contra Moisés: Infelizmente, a nova geração soou como o velho. Se eles continuaram os passos de seus pais, esta nova geração não seria mais capaz de entrar na Terra Prometida do que a geração anterior era.


eu. Na verdade, eles talvez agiu pior do que seus pais aqui. Em oito passagens anteriores (Êxodo 15:24, 16: 2, 17: 3; Números 12: 1, 14: 2, 16: 3, 16:41 e 20: 2), os filhos de Israel são descritos como falando contra Moisés . Nessas situações, Moisés sabia (Êxodo 16: 7-8) eo Senhor sabia (Números 14:27) eles estavam realmente falando contra Deus - mas as pessoas não eram de bronze o suficiente para fazê-lo diretamente. Agora eles estão brazen suficiente, porque ele diz que o povo falou contra Deus e contra Moisés!


ii. Este foi um grande problema: Eles estavam no limiar da Terra Prometida, mais perto do que a geração anterior de incredulidade tinha sido, e agora eles estavam começando a agir com a mesma descrença - ou pior! Algo drástico tinha que ser feito.








3. (6) O Senhor envia serpentes ardentes.



Então, o Senhor enviou serpentes venenosas entre o povo, que picaram o povo; e muitos do povo de Israel morreu.



um. O Senhor enviou serpentes de fogo entre as pessoas: Como foram as serpentes de fogo? Alguns pensam que eles eram uma cor vermelha, como a cor de fogo. Outros acreditam que sua mordida causou uma sensação de queimação intensa, por isso eles foram chamados de serpentes venenosas.


b. O Senhor enviou serpentes venenosas: Estes veio de Deus, para chamar a atenção do país neste lugar crítico na sua jornada para a Terra Prometida. Se eles continuaram indo na direção que eles mostraram nos versículos anteriores, que nunca iria entrar.


c. Muitos do povo de Israel morreu: Essas vítimas foram principalmente os da geração mais velha de incredulidade, e esta foi a forma final de Deus de cumprir Sua promessa de que eles morreriam no deserto, e não entrar na Terra Prometida.




3. (7-9) Deliverance através do olhar para a serpente de bronze.



Por isso o povo veio a Moisés, e disse: "Pecamos, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; Rezemos ao Senhor para que Ele tire as serpentes de nós. "Então Moisés orou pelo povo. Então disse o SENHOR a Moisés: "Faça uma serpente de bronze, e defini-la em um poste; e será que todo aquele que for mordido, quando ele olha para ela viverá "Então Moisés fez uma serpente de bronze, e colocá-lo em um poste.; e assim foi, se uma serpente mordido ninguém, quando olhava para a serpente de bronze, vivia.



um. Pecamos, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti: Se esta nova geração era capaz de pecar mais profunda (como reclamando abertamente contra o Senhor em Números 21: 5), eles também têm corações mais suave e mais rápida de se arrepender - eles rapidamente se humilhar diante do Senhor e Moisés.


eu. Eles pedem a Moisés que ore por eles; eles sabem a resposta encontra-se apenas na obra salvífica de Deus. Eles não estão confiando na sorte ou perícia médica, mas somente em Deus.


b. Fazer uma serpente de bronze, e defini-lo em um poste; e será que todo aquele que for mordido, quando ele olha para ela, viverá: Deus ordenou a Moisés para fazer uma serpente (e Moisés faz com que seja fora de bronze), configurá-lo no pólo, de modo que aqueles que olhou para ele podia ser salvo - e eles eram.


eu. Este foi um incomum sentido de Deus e milagre resultante. Não há conexão lógica entre imediato apenas olhando para uma serpente em um poste e vida; ou recusando-se a olhar e morrendo. Mas Deus ordenou que uma coisa tão "louca" ser usado para trazer a salvação para Israel.


c. Moisés fez uma serpente de bronze, e colocá-lo em um poste: Jesus refered para este evento notável em João 3: 14-15: E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que quem nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jesus disse claramente há uma semelhança entre o que Moisés fez aqui, eo que Jesus fez na cruz.


eu. Mas como pode uma serpente tem uma semelhança com Jesus? As serpentes são freqüentemente usados ​​como imagens de mal na Bíblia (Gênesis 3: 1-5; Apocalipse 12: 9). No entanto, bronze é um metal associado a julgamento na Bíblia, porque bronze deve ser feita, passando através dos "fogos" de julgamento.


ii. Assim, uma serpente de bronze não falar do mal; mas o mal tendo sido julgado - assim como Jesus, que não conheceu pecado, se fez pecado por nós na cruz, eo nosso pecado foi julgado em Jesus. A serpente de bronze é uma figura do mal julgados e tratados.


iii. Nós teria queria diminuir nosso senso de pecado, e colocar a imagem de um homem-se no pólo; um homem, poderíamos dizer, é algumas boas e outras ruins. Mas uma serpente podemos mais facilmente ver a maldade do!


eu v. Além disso, se a serpente colocar horizontalmente no poste vertical, é fácil ver como isso era uma representação visual da cruz também. No entanto, muitas tradições mostrar a serpente que estão sendo envolvidas em torno do pólo, e esta é a fonte para a antiga figura da cura e da medicina - uma serpente, enrolado em um poste.


d. Se uma serpente mordido ninguém, quando olhava para a serpente de bronze, vivia: As pessoas não foram salvas por fazer qualquer coisa, mas por simplesmente olhar para a serpente de bronze. Eles tinham que confiar que algo aparentemente tão tolo quanto olhando serpente em um pólo foi o suficiente para salvá-los. Certamente, alguns pereceram porque eles achavam que muito tolo para fazer isso.


eu. Como ele diz em Isaías 45:22: Olha para mim, e sereis salvos, todos vocês, confins da Terra! Porque eu sou Deus, e não há outro. Poderíamos estar disposto a fazer uma centena de coisas para ganhar a nossa salvação, mas Deus nos ordena a única confiança nele - a olhar para Ele.


ii. Charles Spurgeon deu a sua vida a Jesus Cristo depois de ouvir uma mensagem em Isaías 45:22, e ouvir que o texto aplicada a este relato de Moisés levantando a serpente no deserto, e as pessoas olhando e viver. Spurgeon ficou tão impressionado com esta imagem do evangelho e da salvação no Livro dos Números que ele escolheu uma gravura de Moisés levantando a serpente no deserto como um logotipo para suas publicações.


iii. Quando Israel estava reclamando contra o Senhor e contra Moisés, eles não estavam olhando para o Senhor eles jeito que deveriam. Eles estavam olhando para si mesmos, eles estavam olhando para as circunstâncias difíceis - mas eles não estavam olhando para o Senhor. O que será necessário fazer com que você olhar para o Senhor?


e. Então Moisés fez uma serpente de bronze: Deus comando Moisés para fazer uma imagem de uma serpente, mesmo que tais imagens foram aparentemente proibidos em Êxodo 20: 4. Na verdade, Êxodo 20: 4 proíbe a fabricação de ídolos, e este não foi ídolo - foi um símbolo, sancionada por Deus, que eles poderiam olhar para a fé e ser salvo.


eu. Infelizmente, mesmo este símbolo ordenada por Deus foi feita em um ídolo. Nas reformas do rei Ezequias, ele quebrou em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera; pois até aquele dia os filhos de Israel queimaram incenso a ela, e chamou Neustã (2 Reis 18: 4). O homem caído pode tomar qualquer coisa boa e gloriosa de Deus e encontrar um uso idólatra para ele.




No caminho para a Terra Prometida.



1. (10-20) A jornada para Moabe.



Agora, os filhos de Israel se mudou e acamparam-se em Obote. E eles partiram de Obote, e acamparam-se em Ije-Abarim, no deserto que fica a leste de Moabe, para o nascer do sol. De lá, eles se mudaram, e acamparam no vale de Zerede. De lá, eles se mudaram, e acamparam no outro lado do Arnon, que está no deserto que se estende desde a fronteira dos amorreus; para o Arnon é a fronteira de Moabe, entre Moab e os amorreus. Por isso se diz no Livro das Guerras do Senhor: "Vaebe em Sufa, os ribeiros de Arnon, ea inclinação dos ribeiros, que chega à situação Ar, e situa-se na fronteira de Moab." De lá que foi para Beer, que é o poço onde o Senhor disse a Moisés: "Ajunta o povo, e eu lhe darei água." Então Israel cantou este cântico: "Brota, ó poço! Todos vocês cantam a ela; os bem os líderes afundou, cavou por nobres da nação, pelo legislador, com os seus bordões. "Do deserto vieram a Matana, de Matana para Naaliel, de Naaliel para Bamote e, a partir Bamote, no vale que está em o país de Moab, ao cume de Pisga, que olha para baixo no terreno baldio.



um. Agora, os filhos de Israel se mudou e acamparam: Além dos nomes dos lugares Israel atravessa no seu caminho em direção à Terra Prometida, breves passagens de poesia também são registrados, dando a sensação de euforia eles devem ter sentido.


b. O Livro das Guerras do Senhor: Alguns usaram menções de livros como este na Bíblia como um argumento de que a Bíblia é um livro incompleta, e deve ser completada - por algo como o livro de Mórmon. Mas a mera menção de um livro pela Bíblia não significa que o livro pertence em nossas Bíblias. Gostaríamos muito de ver e ler tais literatura antiga perdida para a história; mas nada em tais livros inspirados e importante é registrada para nós em passagens como Números 21: 14-15.


eu. De fato, Paulo citou um poeta pagão em Atos 17:28. Certamente não significa que tudo o que poeta pagão escreveu foi inspirado por Deus, ou que nossas Bíblias são incompletas sem o texto completo do que aquele poeta pagão escreveu.




2. (21-23) O desafio dos amorreus.



Então Israel enviou mensageiros a Siom, rei dos amorreus, dizendo: "Deixa-me passar pela tua terra. Nós não nos retiraremos campos ou vinhas; não beberemos água de poços. Iremos pela estrada do rei até que tenhamos passado através de seu território. "Mas Siom não iria permitir que Israel passasse pelo seu território. Então Siom congregou todo o seu povo saiu ao encontro de Israel no deserto, e veio a Jaza e combateu contra Israel.


um. Siom não permitiria que Israel passar pelo seu território: Como foi o caso com os edomitas, os amorreus não iria deixar Israel passar por sua terra - mesmo que os israelitas prometeu que seria de nenhuma despesa ou problemas para os amorreus.


b. Então Siom congregou todo o seu povo saiu ao encontro de Israel: Enquanto recusou Edom passivamente, os amorreus atacado ativamente Israel eo rei Siom, liderou a batalha.


eu. Este incidente é ainda mais interessante quando consideramos Deuteronômio 02:30 - Mas Siom, rei de Hesbom, não nos quis deixar passar, porque o Senhor vosso Deus endureceu seu espírito e fez seu coração obstinado, para que pudesse entregá-lo em sua mão. Deus endureceu o coração de Siom, para que ele pudesse provocar a batalha, então ele perderia, então Israel poderia ganhar sua terra.


ii. Não foi injusto de Deus para endurecer o coração de Siom, porque Siom não era originalmente favorável em relação a Israel, e Deus não o fez ser endurecido quando ele realmente queria o contrário. Mas isso não foi o que aconteceu; no endurecimento Siom, o Senhor deu-lhe para o mal seu coração desejar.




3. (24-32) Siom, rei dos amorreus derrotado por Israel.



Em seguida, Israel derrotou-o com o fio da espada, e tomou posse de sua terra, desde o Arnom até o Jaboque, na medida em que o povo de Amon; para a fronteira do povo de Amon foi fortificada. Assim Israel tomou todas estas cidades, e habitou em todas as cidades dos amorreus, em Hesbom e em todas as suas aldeias. Porque Hesbom era cidade de Siom, rei dos amorreus, que tinham lutado contra o precedente rei de Moab, e tinha tomado toda a sua terra de sua mão, tanto quanto o Arnon. Portanto, aqueles que falam em provérbios:: "Vinde a Hesbom, que seja construído; deixar a cidade de Siom ser reparado. Para fogo saiu de Hesbom, e uma chama da cidade de Siom; que consumiu a Ar de Moabe, aos senhores dos alturas do Arnon. Ai de vós, Moab! Você teria perecido, ó povo de Camos! Ele deu a seus filhos como fugitivos, e suas filhas como cativas, a Siom, rei dos amorreus. Mas temos atirado contra eles; Hesbom pereceu tão longe como Dibom. Então nós devastadas, tanto quanto Nophah, que se estende até Medeba. "Assim habitou Israel na terra dos amorreus. Então Moisés mandou espiar a Jazer; e tomaram as suas aldeias e expulsaram os amorreus que ali estavam.



um. Em seguida, Israel derrotou-o com o fio da espada, e tomou posse de sua terra: Agora entendemos melhor favor e misericórdia de Deus para Israel. Antes de enfrentar os guerreiros endurecidos de Canaã, Deus lhes deu inimigos menores e menores batalhas para lutar. Vemos como louca a incredulidade da geração anterior era.


b. Assim habitou Israel na terra dos amorreus: A terra dos amorreus mais tarde se torna a posse de Israel; da tribo de Gade ea meia tribo de Manassés receber esta terra.


c. Fogo saiu de Hesbom. . . Ai de vós Moab: As passagens de poesia são destinadas a mostrar o que um povo poderoso, os amorreus eram, e em contraste, como gloriosa vitória de Israel sobre eles era.




4. (33-35) A derrota do rei Og ea terra de Basã.



E eles voltaram e subiram pelo caminho de Basã. Então Og, rei de Basã, saiu contra eles, ele e todo o seu povo, à peleja em Edrei. Então disse o SENHOR a Moisés: "Não tenha medo dele, porque eu o entreguei na mão, com todo o seu povo ea sua terra; e você deve fazer a ele como fizeste a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom "Então, eles derrotaram ele, seus filhos, ea todo o seu povo, até que não havia nenhum sobrevivente deixou.; e tomaram posse da sua terra.


um. Og, rei de Basã, saiu contra eles: Esta foi outra batalha que Israel não provocou. No entanto, Israel estava mais do que pronto para o desafio, e vê a Deus uma vitória gloriosa.


b. E tomaram posse de sua terra: Esta terra também se torna parte de Israel, e uma parte da herança das tribos Transjordânia.


eu. A nova geração dos filhos de Israel estão fazendo progressos maravilhosa para a Terra Prometida, e experimentando vitória após vitória. No entanto, seus desafios não são mais, como os capítulos seguintes mostrarão.



 Fontes deste Estudo Biblico.
O código da Bíblia.com 



By you tube.
.
. 
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.
 


 By google.


Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...