Números Capítulo XII

Posted by TKM









By google.


04 - Números Capítulo : 12


1 Ora, falaram Miriã e Arão contra Moisés ,por causa da mulher cuchita que este tomara; porquanto tinha tomado uma mulher cuchita.

2 E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu.

3 Ora, Moisés era homem mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra.

4 E logo o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Saí vos três à tenda da revelação. E saíram eles três.

5 Então o Senhor desceu em uma coluna de nuvem, e se pôs à porta da tenda; depois chamou a Arão e a Miriã, e os dois acudiram.

6 Então disse: Ouvi agora as minhas palavras: se entre vós houver profeta, eu, o Senhor, a ele me farei conhecer em visão, em sonhos falarei com ele.

7 Mas não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa;

8 boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla a forma do Senhor. Por que, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?

9 Assim se acendeu a ira do Senhor contra eles; e ele se retirou;

10 também a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã se tornara leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã e eis que estava leprosa.

11 Pelo que Arão disse a Moisés: Ah, meu Senhor! rogo-te não ponhas sobre nós este pecado, porque procedemos loucamente, e pecamos.

12 Não seja ela como um morto que, ao sair do ventre de sua mãe, tenha a sua carne já meio consumida.

13 Clamou, pois, Moisés ao Senhor, dizendo: ó Deus, rogo-te que a cures.

14 Respondeu o Senhor a Moisés: Se seu pai lhe tivesse cuspido na cara não seria envergonhada por sete dias? Esteja fechada por sete dias fora do arraial, e depois se recolherá outra vez.

15 Assim Miriã esteve fechada fora do arraial por sete dias; e o povo não partiu, enquanto Miriã não se recolheu de novo.

16 Mas depois o povo partiu de Hazerote, e acampou-se no deserto de Parã.









By google.






Números 12 - A Insurreição de Arão e Miriã


A. Miriam e Aaron trazer uma acusação contra Moisés.


1. (1) Miriam e Aaron criticar esposa e casamento de Moisés.



Em seguida, Miriam e Aaron falou contra Moisés por causa da mulher etíope com quem se casou; pois ele havia se casado com uma mulher etíope.



um. Em seguida, Miriam e Aaron falou contra Moisés: Por um lado, parece estranho que sua irmã e irmão - sua própria família - seria a fonte de tais críticas. Poderíamos pensar que seria o maior apoio de Moisés. No entanto, não é incomum para um profeta sem honra estar entre seu próprio povo (Mateus 13:57).

eu. Miriam assume a liderança aqui; "O verbo feminino singular que inicia o capítulo (lit.," e ela falou: 'v.1) ea colocação de seu nome antes que de Arão indicam que Mirian é o principal no ataque contra Moisés. "(Allen)


b. Por causa da mulher etíope com quem se casou: Este foi o motivo de sua crítica. Esta é uma passagem problema para alguns, porque Êxodo 3: 16-22 indica a mulher de Moisés (nomeado Zípora) era a filha de um homem de Midiã.


eu. Alguns pensam que talvez Zípora tinha morrido, e esta foi uma segunda esposa Moisés tomou depois de sua morte. Lembre-se que Moisés tinha uma vida extraordinariamente longa, e foi mais do que 81 neste momento - é inteiramente possível que ele sobreviveu a várias esposas.


ii. Outros pensam que Moisés tomou uma segunda esposa, além de Zípora; isso é possível, mas não parece provável.


iii. Outros ainda sugerem que Jethro, o pai de Zípora, era, na verdade, da Etiópia e mudou-se para Midiã, tornando Zípora um etíope de nascimento, mas vivendo em Midiã.


eu v. Também pode ser possível que etíope aqui era um termo pejorativo usado para criticar Zípora por causa de uma tez escura.


c. Pois ele havia se casado com uma mulher etíope: Curiosamente, eles criticaram Moisés e sua esposa sobre algo que ela não tinha controle sobre - sua aparência, ou porque ela era um etíope (ou seja, um negro) ou tinha a pele escura como um etíope. Muitas críticas trata de esposas de pastores e outros em ministério sobre as coisas que realmente não têm nenhum controle sobre.


eu. No entanto, parece que a denúncia sobre a mulher de Moisés não era o verdadeiro problema, que foi abordado no próximo verso.



2. (2) Um desafio à autoridade espiritual de Moisés.



Então eles disseram: "Tem o Senhor de fato falado apenas por meio de Moisés? Não falou também por nós?" E o Senhor o ouviu.


um. Será que o Senhor de fato falado apenas por meio de Moisés? Este ataque tentou colocar Moisés para baixo, fazendo-o parecer orgulhoso. Afinal de contas, isso deveria importar nada para Aaron e Miriam se de fato o Senhor tinha dito somente por Moisés. Sua carga real era que Moisés "vai sobre agindo como se ele é o único que o Senhor fala por meio", acusando Moisés de orgulho.


eu. Será que o Senhor realmente só falam por meio de Moisés? Não e sim. É claro que o Senhor tinha dito por muitos no Livro do Êxodo já: O Senhor falou ao povo através de Arão em Êxodo 04:30; Ele falou a Arão em Êxodo 12: 1; Miriam falou-se palavras inspiradas por Deus em Êxodo 15:21. Mas no sentido de haver um líder para Israel, havia apenas um. Moisés, sob a mão de Deus, tinha a autoridade e a responsabilidade de liderar o povo.


b. Não falou também por nós? Esta questão foi concebido para levantar Miriam e Aaron up. "Afinal de contas, Deus nos fala também. ? Não deveríamos obter parte do crédito por aqui "É claro que Deus havia falado com Miriam e Aaron no passado - mas Ele não tinha dado-lhes a autoridade para liderar a nação.


eu. Deus pode dar a um homem a autoridade para conduzir o Seu povo? Claro que Ele pode. O Velho eo Novo Testamentos são cheios desse tipo de liderança (Moisés, Josué, Davi, Daniel, Tiago, Pedro, Paulo, Timóteo, Tito, e, claro, Jesus, cujo estilo de liderança que somos ordenados a imitar).


ii. "De vez em quando ouvimos alguns simplório ou outro falando contra um" ministério de um só homem ", quando ele tem sido um ministério de um só homem, desde o início do mundo até os dias atuais; e sempre que você tentar ter qualquer outra forma de ministério, e fazê-lo bem e de coração e de forma independente e bravamente aos olhos de Deus, você muito em breve correr em cima areias movediças. "(Spurgeon, Um animador Palavra Em angustiosos Times)


c. E o Senhor o ouviu: É claro que Deus ouviu. Deus sempre faz, e Ele ouve de acordo com a verdade, e não de acordo com a mera aparência. Miriam e Aaron - como é frequentemente o caso - estavam acusando Moisés do mesmo pecado motivando-os a fazer a acusação (orgulho).




By google.


3. (3) O coração humilde de Moisés.



(Agora, Moisés era homem muito humilde, mais do que todos os homens que estavam sobre a face da terra.)

um. Agora, Moisés era homem muito humilde: Moisés não tinha problema com orgulho. Muito pelo contrário - os seus acusadores eram os únicos com um problema orgulho.

eu. Se este homem verdadeiramente humilde Moisés foi acusado de orgulho e de forma ditatorial, deve mostrar-nos que a acusação pode ser feita e é feita contra outras pessoas que não o merecem. Só porque um homem é acusado de orgulho ou arrogância não significa que ele é culpado disso.


b. Mais do que todos os homens que estavam sobre a face da terra: No entanto, se Moisés era tão humilde, e se Moisés escreveu os primeiros cinco livros da Bíblia, nós queremos saber como um homem humilde poderia chamar-se o homem mais humilde na face da a terra. Em toda a probabilidade, alguém adicionado este comentário depois da morte de Moisés - talvez Josué, que teria Moisés conhecido bem.


eu. É importante ver Moisés não começou como o homem mais humilde na Terra; ele cresceu orgulhoso e confiante em suas habilidades. Foi só o tempo, o tempo do deserto, o tempo humilde, que fez dele um humilde - e muito útil - o homem.


c. Moisés era muito humilde: Outros comentaristas sugerem que humilde é melhor compreendida como "baixo" ou "miserável", e isso descreve um ponto baixo na vida de Moisés.


eu. "Acho que a palavra não é bem compreendido; anav, que traduzimos manso, vem de Aná, de agir, de humilde, deprimir, afligir, e é traduzido assim, em muitos lugares do Antigo Testamento; e neste sentido que deve ser entendida aqui: '. Agora, este homem Moisés estava deprimido ou que sofre mais do que qualquer homem desta terra "(Clarke)




B. Deus responde a acusação de Miriam e Arão contra Moisés.




1. (4-5) aparência dramática de Deus para Miriam e Aaron.



De repente, o Senhor disse a Moisés, Arão e Miriã: "Sai, vocês três, para a tenda da reunião!" Assim, os três saíram. Então o Senhor desceu em uma coluna de nuvem e se pôs à porta da tenda, e chamou Arão e Miriã. E ambos foram para a frente.


um. De repente: Não houve atraso. Muitos dos julgamentos de Deus são tarda em chegar, pelo menos do ponto de vista humano - mas na ocasião, Ele traz Sua justiça de repente.


b. Saiam, vocês três, para a tenda da congregação! Deus chamou - aparentemente, em uma voz audível - para todos os três para vir diante da tenda da reunião. Talvez Miriam e Aaron pensou que Deus iria usar esta situação para corrigir Moisés, a quem eles pensavam que era orgulhoso e ditatorial.


c. Então o Senhor desceu na coluna de nuvem: Deus tomou um, poderoso interesse pessoal nesta matéria importante. Ele queria fazer a Sua vontade claramente conhecido.




By google.




2. (6-9) vindicação de Moisés de Deus.

Então Ele disse: "Ouvi agora as minhas palavras:. Se há um profeta entre vós, eu, o Senhor, me farei conhecido a ele em uma visão, eu falo com ele em um sonho Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel . em toda a minha casa eu falar com ele cara a cara, Mesmo claramente, e não por enigmas; E ele vê a forma do Senhor Por que então fosse você não tem medo de falar contra o meu servo Moisés ".? Então a ira do Senhor se acendeu contra eles, e Ele partiu.



um. Eu falo com ele cara a cara: A base da queixa de Miriam e Aaron era essencialmente, "O que há de tão especial sobre Moisés" Aqui, Deus explicou exatamente o que havia de tão especial sobre ele. A maioria dos profetas receber revelação através de um sonho ou numa visão; Deus falou com Moisés face a face.



eu. O que significava que Deus falou com Moisés face a face? Não o Senhor diz em Êxodo 33:20, Você não pode ver o meu rosto; pois nenhum homem me vereis, e viva? Como, então, Deus poderia falar com Moisés face a face? Cara a cara é uma figura de linguagem, contando de grande intimidade e sem entraves; Rosto de Moisés não era literalmente contemplar a face literal de Deus, mas ele fez desfrutar direta, íntima, conversa com o Senhor.



ii. Isso também é demonstrado pela frase, e ele vê a forma do Senhor. Isso é o que Moisés tinha realmente visto de Deus com os olhos físicos - apenas o "formulário" do Senhor, nada específico, porque ele não podia ver o Senhor e viver.



iii. "A palavra" forma "é usado de representações visuais, imagens, ou imagens, de terrenos e celestes seres (Ex. 20: 4). Jó viu forma de alguém, mas não conseguiu identificar a pessoa dele (Jb. 4:16). "(Wenham)


b. Meu servo Moisés; ele é fiel em toda a minha casa. Eu falo com ele cara a cara, até mesmo abertamente, e não por enigmas: Moisés se notável comunhão com Deus, e é por isso que vale a pena considerar.


eu. Porque Deus precisava de um homem esta íntima com Ele, para ser um vaso de revelação e um líder adequado para a nação através desta vez notável do Êxodo; esta comunhão foi um presente do Deus soberano de Moisés.


ii. Porque Moisés era um homem humilde; apenas o humilde - aqueles que são genuinamente centrados outros - pode ser responsável com tal comunhão com Deus.


iii. Porque Moisés, de acordo com Deus, é fiel em toda a minha casa: Sua caminhada da justiça e da pureza, demonstrou mais de quarenta anos de serviço obscuro de Deus nas menores coisas, revelou o coração fiel Deus viu em Moisés.


c. Por que então fosse você não tem medo de falar contra o meu servo Moisés? Por mais que Miriam e Aaron não queria reconhecê-lo, Moisés tinha uma vocação única e apetrechamento perante o Senhor. Eles não falaram contra Moisés como o presidente de Israel, tanto quanto eles falaram contra Moisés, o servo de Deus.


eu. Não era que Moisés foi além da crítica. Moisés não estava a ser simplesmente obedeceu e elogiado, e nunca confrontou ou as perguntas difíceis. Na verdade, um outro parente de Moisés, seu pai-de-lei Jetro, Moisés fez confrontar e pedir-lhe as perguntas difíceis e ele foi muito usado por Deus em fazê-lo (Êxodo 18: 12-24).


ii. Miriam e Aaron deveria ter tido medo de falar contra Moisés porque a sua crítica foi mesquinho e sobre algo que estava além do controle: A esposa de Moisés.


iii. Miriam e Aaron deveria ter tido medo de falar contra Moisés porque suas críticas simplesmente não era verdade; Moisés não era um homem orgulhoso, mas o homem mais humilde na Terra.


eu v. Miriam e Aaron deveria ter tido medo de falar contra Moisés porque a sua crítica foi motivada por seu próprio interesse; eles estavam com ciúmes de toda a atenção que Moisés estava recebendo e queria um pouco dele para si.


. v Os líderes da casa de Deus deve tornar-se responsável e aberto a críticas e questionamento - mas não precisa tornar-se alvos tranquilos para aqueles cuja crítica é mesquinho, falsa e auto-motivado.


d. Então a ira do Senhor se acendeu contra eles, e Ele partiu: Depois de fazer a sua ira evidente, a presença marcante de Deus partiu. Isso deixou uma pausa extremamente desconfortável para Miriam e Aaron.




By google.



O castigo de Deus por Miriam e Aaron.



1. (10) Miriam é feito uma leprosa.

E quando a nuvem se retirou de sobre o tabernáculo, de repente, Miriam ficou leprosa, branca como a neve. Em seguida, olhou Arão para Miriã, e lá estava ela, um leproso.


um. De repente, Miriam ficou leprosa, como a neve branca como: A lepra era uma doença da decadência do corpo e da corrupção; ele foi considerado uma "morte andando" - e Miriam tinha um caso sério avançado de hanseníase instantaneamente. Neste momento, Deus fez com que seu corpo para refletir seu coração.


b. Em seguida, olhou Arão para Miriã, e lá estava ela, um leproso: Parece que Miriam não sabia imediatamente esta; o sentido parece ser que Aaron notado pela primeira vez como ele se virou e olhou.



2. (11-12) contrição de Aaron.


Então Arão disse a Moisés: "Oh, meu senhor! Por favor, não colocar esse pecado em nós, em que fizemos loucamente e em que pecamos. Por favor, não deixá-la ser como um morto, cuja carne já meio consumida quando ele sai do ventre de sua mãe! "


um. Oh meu Deus! Por favor, não colocar esse pecado em nós, em que fizemos loucamente e no qual pecamos: Aaron parece um homem facilmente seduzidos; seduzidos por um lotadas querendo um ídolo, seduzidos por sua irmã (que parecia ser instigador, porque ela é nomeado primeiro e foi atingido pela primeira vez com lepra), e agora balançava rapidamente de volta para uma humilde submissão antes de Moisés.


b. Oh meu Deus! Por favor, não colocar esse pecado em nós: Agora Aaron chamado Moisés, seu mestre, atribuída a Moisés o poder para atacar Miriam com lepra, e confessou sua crítica anterior como tolo e pecaminoso.


eu. Infelizmente, parece que não consegue separar mudança imediata e dramática de Aaron do coração da ameaça que ele poderia ser a próxima vítima do juízo de Deus. Sua confissão parece cheio de auto-interesse.



2. (13) Moisés reza por Miriam.


Então, Moisés clamou ao Senhor, dizendo: "Por favor, curá-la, ó Deus, eu oro!"

um. Então, Moisés clamou ao Senhor: Esta foi a primeira palavra falada por Moisés neste capítulo. Ele não tinha falado o tempo todo ele foi acusado, deixando-se a Deus para responder a seus críticos.


eu. Quando um líder percebe acusações são mesquinhas, falsas ou auto-motivado, a coisa certa a fazer é ignorá-los, deixá-los a Deus, e manter-se ocupado com o que o Senhor tem chamado o líder a fazer - assim como Jesus foi oprimido e Ele foi humilhado, mas não abriu a sua boca. (Isaías 53: 7)



b. Por favor, curá-la, ó Deus, eu oro! Quando Moisés falou, foi em oração por seus acusadores. Moisés certamente era um homem fiel na casa do Senhor.



3. (14-16) A restauração de Miriam.


Então disse o SENHOR a Moisés: "Se seu pai lhe tivesse cuspido na cara, será que ela não ser envergonhado por sete dias? Esteja fechada fora do arraial sete dias, e depois ela pode ser recebido novamente." Assim Miriã esteve fechada fora do arraial sete dias, eo povo não fez viagem enquanto Miriã não se recolheu de novo. E depois o povo partiu de Hazerote, e acamparam no deserto de Paran.


um. Esteja fechada fora do arraial sete dias, e depois ela pode ser recebido novamente: Deus fez de fato curar Miriam. Se ela ainda fosse um leproso, ela não teria sido autorizado a permanecer no acampamento de Israel. No entanto, Deus permitiu que ela vivesse com a exibição fora de seu coração para dentro por sete dias - e permitiu que toda a nação para conhecê-la.


b. Assim Miriã esteve fechada fora do arraial por sete dias; Este foi o caso, porque Miriam tinha feito algo ainda mais vergonhoso do que cuspir no rosto de seu pai; ela tentou derrubar um líder do povo de Deus com críticas mesquinhas, falso e interesseiro.


. 
O código da Bíblia.com 


. 
By you tube.
.
. 
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.

 By google.



. 
Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!


. 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...