Números Capítulo IX

Posted by TKM














 By google.




04 - Números Capítulo : 9



1 Também falou o Senhor a Moisés no deserto de Sinai, no primeiro mês do segundo ano depois que saíram da terra do Egito, dizendo:

2 Celebrem os filhos de Israel a páscoa a seu tempo determinado.

3 No dia catorze deste mês, à tardinha, a seu tempo determinado, a celebrareis; segundo todos os seus estatutos, e segundo todas as suas ordenanças a celebrareis.

4 Disse, pois, Moisés aos filhos de Israel que celebrassem a páscoa.

5 Então celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês, à tardinha, no deserto de Sinai; conforme tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim fizeram os filhos de Israel.

6 Ora, havia alguns que se achavam imundos por terem tocado o cadáver de um homem, de modo que não podiam celebrar a páscoa naquele dia; pelo que no mesmo dia se chegaram perante Moisés e Arão;

7 e aqueles homens disseram-lhes: Estamos imundos por havermos tocado o cadáver de um homem; por que seríamos privados de oferecer a oferta do Senhor a seu tempo determinado no meio dos filhos de Israel?

8 Respondeu-lhes Moisés: Esperai, para que eu ouça o que o Senhor há de ordenar acerca de vós.

9 Então disse o Senhor a Moisés:

10 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se alguém dentre vós, ou dentre os vossos descendentes estiver imundo por ter tocado um cadáver, ou achar-se longe, em viagem, contudo ainda celebrará a páscoa ao Senhor.

11 No segundo mês, no dia: catorze, à tardinha, a celebrarão; comê-la-ão com pães ázimos e ervas amargas.

12 Dela não deixarão nada até pela manhã, nem quebrarão dela osso algum; segundo todo o estatuto da páscoa a celebrarão.

13 Mas o homem que, estando limpo e não se achando em viagem, deixar de celebrar a páscoa, essa alma será extirpada do seu povo; porquanto não ofereceu a oferta do Senhor a seu tempo determinado, tal homem levará o seu pecado.

14 Também se um estrangeiro peregrinar entre vós e celebrar a páscoa ao Senhor, segundo o estatuto da páscoa e segundo a sua ordenança a celebrará; haverá um só estatuto, quer para o estrangeiro, quer para o natural da terra.

15 No dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo, isto é, a própria tenda do testemunho; e desde a tarde até pela manhã havia sobre o tabernáculo uma aparência de fogo.

16 Assim acontecia de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo.

17 Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar em que a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam.

18 ordem do Senhor os filhos de Israel partiam, e à ordem do Senhor se acampavam; por todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo eles ficavam acampados.

19 E, quando a nuvem se detinha sobre o tabernáculo muitos dias, os filhos de Israel cumpriam o mandado do Senhor, e não partiam.

20 s vezes a nuvem ficava poucos dias sobre o tabernáculo; então à ordem do Senhor permaneciam acampados, e à ordem do Senhor partiam.

21 Outras vezes ficava a nuvem desde a tarde até pela manhã; e quando pela manhã a nuvem se alçava, eles partiam; ou de dia ou de noite, alçando-se a nuvem, partiam.

22 Quer fosse por dois dias, quer por um mês, quer por mais tempo, que a nuvem se detinha sobre o tabernáculo, enquanto ficava sobre ele os filhos de Israel permaneciam acampados, e não partiam; mas, alçando-se ela, eles partiam.

23 á ordem do Senhor se acampavam, e à ordem do Senhor partiam; cumpriam o mandado do Senhor, que ele lhes dera por intermédio de Moisés.






 By google.




Números 9 - Manter a Páscoa; a nuvem de dia e fogo de noite



Manter a Páscoa.


1. (1-5) A primeira Páscoa no deserto.


Ora, o Senhor falou a Moisés no deserto de Sinai, no primeiro mês do segundo ano depois que saíram da terra do Egito, dizendo: ". Deixe que as crianças de Israel a páscoa a seu tempo determinado no décimo quarto dia deste mês, no crepúsculo, você deve mantê-lo a seu tempo determinado. De acordo com todos os seus ritos e cerimônias que você deve mantê-lo. " Então Moisés disse aos filhos de Israel que celebrassem a páscoa. E eles celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês, no crepúsculo, no deserto de Sinai; conforme tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, assim os filhos de Israel fizeram.

um. Deixe que as crianças de Israel celebrar a páscoa a seu tempo determinado: Israel celebrou a Páscoa, quando estavam saindo Egito (Êxodo 12). A Páscoa aqui marcou o ponto de sua jornada de um ano fora da escravidão e para a Terra Prometida.

b. De acordo com todos os seus ritos e cerimônias que você deve mantê-lo: Páscoa foi concebido para ser uma lembrança de Deus "passando sobre" Israel no julgamento do primogênito no Êxodo do Egito.

eu. O sangue do cordeiro, aplicado às ombreiras da casa, seria visto pelo anjo do juízo de Deus - e vendo o sangue, o anjo iria "passar por cima" e poupar a casa coberto pelo sangue. Páscoa foi concebido para ser uma lembrança constante desta ocasião de ser poupado juízo, e da libertação que se seguiu no Êxodo.

ii. Jesus cumpriu o sacrifício da Páscoa através da Sua morte na cruz (1 Coríntios 5: 7); a cobertura do Seu sangue faz com que o juízo de Deus para "passar por cima" de nós. Somos ordenados a lembrar continuamente a nossa ocasião de ser poupado julgamento ea libertação que seguiu, por lembrar a obra de Jesus na cruz através da Ceia do Senhor.

2. (6-14) O caso dos homens impuros: Devem manter Páscoa?

Ora, havia alguns homens que foram contaminados por um cadáver humano, de modo que não podiam celebrar a páscoa naquele dia; e se chegaram perante Moisés e Arão naquele dia. E aqueles homens disseram-lhe: "Nós ficou contaminada por um cadáver humano. Por que estamos impedidos de apresentar a oferta do Senhor a seu tempo determinado no meio dos filhos de Israel?" E Moisés disse-lhes: "Aquietai-vos, para que eu possa ouvir o que o Senhor vos ordenará". Em seguida, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Fala aos filhos de Israel, dizendo: 'Se alguém de você ou sua posteridade será imundo por causa de um cadáver, ou está muito longe em uma viagem, ele ainda pode manter a Páscoa do Senhor. No décimo quarto dia do segundo mês, no crepúsculo, eles podem mantê-lo. Eles devem comê-lo com pães ázimos e ervas amargas. Eles não deixarão nada até pela manhã, nem quebrarão um dos seus ossos. De acordo com todas as ordenanças de a Páscoa devem mantê-lo. Mas o homem que está limpo e não está em uma jornada, e deixa de celebrar a páscoa, essa mesma pessoa será extirpada do meio do seu povo, porque ele não trouxe a oferta do Senhor a seu tempo determinado; esse homem levará o seu pecado e se um estranho habita no meio de vós, e gostaria de manter a Páscoa do Senhor, ele deve fazê-lo de acordo com o rito da Páscoa e de acordo com a sua cerimônia;. você terá direito a um ordenança, tanto para o estrangeiro eo nativo da terra. '"

um. Havia certos homens que foram contaminados por um cadáver humano, de modo que não podiam celebrar a páscoa: Em resposta a esta questão, foi determinado que os impuros não deve deixar de manter a Páscoa. Desde a Páscoa foi um lembrete e identificação com o julgamento poupado e libertação, deve sempre ser lembrado. No entanto, o imundo teve de esperar um mês e manter a Páscoa no décimo quarto dia do segundo mês.

eu. Estes provavelmente não foram os únicos em Israel, que se corromperam na Páscoa. Talvez outros que se tornaram impuros não veio para a frente, porque eles viram isso como uma desculpa para não participar. Eles poderiam ter um dia de folga, sem qualquer obrigação para com Deus. Mas estes dois queria para participar da Páscoa, e são ousados ​​o suficiente para pedir Moisés (e para pedir a Deus através de Moisés) uma excepção para o comando anterior (como Levítico 07:20 e 22: 3).

ii. Assim, foi constituída provisão para os impuros de lembrar julgamento e libertação poupado de Deus - e os impuros mais necessário se lembrar dela.

b. Mas o homem que está limpo e não está em uma viagem: No entanto, aqueles entre Israel que foram limpo e não viajar deve manter Páscoa, ou seja extirpada do seu povo. A punição por não manter Páscoa era grave: Que o homem levará o seu pecado, em vez de tê-lo a cargo do cordeiro pascal.

eu. No mesmo padrão, devemos participar de Jesus, ou ter o nosso próprio pecado. Em verdade, vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. . . . Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. (João 6:53, 56)

c. E se um estranho peregrina entre vós: Além disso, não importava o que linhagem ou grupo étnico a pessoa veio: Mesmo o estrangeiro pode e deve participar da Páscoa, ou ser cortado. Um judeu com as linhagens mais puras seria cortado se negligenciado Páscoa; o mais gentil mestiço seria aceita caso tenham participado na Páscoa de Deus.

d. Ele deve fazê-lo de acordo com o rito da Páscoa e de acordo com a sua cerimônia: Antes de Israel podiam entrar na Terra Prometida, eles devem lembrar que eles chegaram lá. Foi o sparing do juízo de Deus, ea Sua glória, libertação milagrosa. Prometidos pessoas em terra devem sempre viver em memória de livramento de Deus, e tudo flui a partir da obra de Jesus na cruz.

B. A nuvem eo guia fogo Israel.

1. (15) A presença de Deus com Israel é exibido pela nuvem e fogo.

Agora no dia em que o tabernáculo foi levantado, a nuvem cobriu o tabernáculo, a tenda do testemunho; desde a tarde até a manhã foi sobre o tabernáculo uma aparência de fogo.

um. Agora no dia em que o tabernáculo foi levantado: quando o tabernáculo foi originalmente construído (levantado), Deus abençoou-o, mostrando sua presença na forma de nuvem de dia e fogo de noite (Êxodo 40: 34-38) .

b. A nuvem cobriu o tabernáculo: Esta nuvem da glória Shekinah de Deus era evidente em momentos diferentes na história de Israel; quando Salomão construiu o templo, a nuvem de glória enchia o templo (1 Reis 8: 10-11); mas quando Israel apostatou, e antes que o templo foi destruído pelos babilônios conquistando, a nuvem de glória partiu (Ezequiel 10: 3-4, 18-19).

eu. O que seria pior - para nunca vi um emblema visuais incrível como da presença e glória de Deus, ou para tê-lo visto - e depois vê-lo partir? É por isso que Deus, para com moderação apela aos nossos sentidos físicos com os emblemas de Sua glória; seremos (talvez com razão) arrasada quando o emblema está desaparecido.

ii. Em 1992, alguns profetas dentro do movimento Vineyard afirmou ter descoberto uma prova sensorial da presença de Deus: Eles disseram que aprenderam Deus cheira a rosas ou madressilva. Quando, em seguida, que você faz quando o cheiro pára - ou você cheirar o que eles disseram pecado cheira, enxofre.

c. Desde a tarde até a manhã foi sobre o tabernáculo uma aparência de fogo: Além disso, este foi mais do que uma prova da presença de Deus. A nuvem de dia e fogo de noite eram real ajuda e conforto para Israel. O fogo à noite foi, obviamente, um conforto para Israel no meio de um deserto escuro, ea nuvem de dia seria uma sombra do sol deserto quente.

eu. Para você ter sido a fortaleza do pobre, a fortaleza do necessitado na sua angústia, refúgio contra a tempestade, e sombra contra o calor (Isaías 25: 4) O Senhor é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te ferirá por dia (Salmo 121: 5). No Senhor, nós realmente tê-lo "feito na máscara"!

2. (16-23) Orientação pela nuvem de dia e fogo de noite.

Por isso, foi sempre: a nuvem o cobria, ea aparência de fogo de noite. Sempre que a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, depois que os filhos de Israel viajavam; e no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel iria armar suas tendas. Ao comando do Senhor os filhos de Israel viajavam, e ao comando do Senhor se acampavam; desde que a nuvem parava sobre o tabernáculo eles ficavam acampados. Mesmo quando a nuvem continuou por muito tempo, muitos dias sobre o tabernáculo, os filhos de Israel cumpriam o mandado do Senhor, e não o fez viagem. Assim foi, quando a nuvem estava sobre o tabernáculo alguns dias: de acordo com o comando do Senhor eles iriam permanecer acampados, e de acordo com o comando do Senhor eles viajavam. Assim foi, quando a nuvem permaneceu apenas de noite até a manhã, quando a nuvem se levantava de manhã, em seguida, iriam viagem; seja de dia ou de noite, sempre que a nuvem se levantava, eles viajavam. Quer fosse por dois dias, um mês ou um ano que a nuvem permanecia sobre o tabernáculo, os filhos de Israel ficaria acampado e não viagem; mas quando ele foi levado para cima, eles viagem. Ao comando do Senhor permaneciam acampados, e à ordem do Senhor partiam; eles cumpriam o mandado do Senhor, sob o comando do Senhor, pela mão de Moisés.

um. Por isso, foi sempre: Apesar de Israel tinha sido organizada e ordenada por Deus; apesar de terem sido limpos, e separado, e abençoou, e dando, e andando no seu sacerdócio, eles ainda tinham que ser guiados por Deus a cada passo do caminho para torná-lo para a Terra Prometida. Deus não tinha feito todas aquelas coisas anteriores para torná-los capazes de começar em direção à Terra Prometida por conta própria, mas fazer com que cada passo na dependência constante sobre Ele.

b. Sempre que a nuvem se levantava de sobre o tabernáculo, depois que os filhos de Israel viajavam: Então, quando a nuvem se movia, Israel se moveu; quando a nuvem se hospedaram, Israel ficou. Eles só foi onde a presença de Deus levou-os, e eles só ficou onde a presença de Deus se hospedaram.

eu. Os crentes de hoje deve, da mesma forma, ser liderado pela presença de Deus; quando Paulo diz que a paz de Deus domine em vossos corações (Colossenses 3:15), ele significa a presença da paz de Deus é ser um árbitro ou um juiz em nossos corações.





By you tube.
.
. 
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.

 By google.



Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...