Levítico Capítulo XXVI

Posted by TKM





  By google.




03 - Levítico Capítulo : 26



1 Não fareis para vós ídolos, nem para vós levantareis imagem esculpida, nem coluna, nem poreis na vossa terra pedra com figuras, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o Senhor vosso Deus.

2 Guardareis os meus sábados, e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o Senhor.

3 Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos e os cumprires,

4 eu vos darei as vossas chuvas a seu tempo, e a terra dará o seu produto, e as árvores do campo darão os seus frutos;

5 a debulha vos continuará até a vindima, e a vindima até a semeadura; comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra.

6 Também darei paz na terra, e vos deitareis, e ninguém vos amedrontará. Farei desaparecer da terra os animais nocivos, e pela vossa terra não passará espada.

7 Perseguireis os vossos inimigos, e eles cairão à espada diante de vós.

8 Cinco de vós perseguirão a um cento deles, e cem de vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vos.

9 Outrossim, olharei para vós, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei o meu pacto convosco.

10 E comereis da colheita velha por longo tempo guardada, até afinal a removerdes para dar lugar à nova.

11 Também porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma não vos abominará.
12 Andarei no meio de vós, e serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo.

13 Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os canzis do vosso jugo, e vos fiz andar erguidos.

14 Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos,

15 e se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma desprezar os meus preceitos, de modo que não cumprais todos os meus mandamentos, mas violeis o meu pacto,

16 então eu, com efeito, vos farei isto: porei sobre vós o terror, a tísica e a febre ardente, que consumirão os olhos e farão definhar a vida; em vão semeareis a vossa semente, pois os vossos inimigos a comerão.

17 Porei o meu rosto contra vós, e sereis feridos diante de vossos inimigos; os que vos odiarem dominarão sobre vós, e fugireis sem que ninguém vos persiga.

18 Se nem ainda com isto me ouvirdes, prosseguirei em castigar-vos sete vezes mais, por causa dos vossos pecados.

19 Pois quebrarei a soberba do vosso poder, e vos farei o céu como ferro e a terra como bronze.

20 Em vão se gastará a vossa força, porquanto a vossa terra não dará o seu produto, nem as árvores da terra darão os seus frutos.

21 Ora, se andardes contrariamente para comigo, e não me quiseres ouvir, trarei sobre vos pragas sete vezes mais, conforme os vossos pecados.

22 Enviarei para o meio de vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e destruirão o vosso gado, e vos reduzirão a pequeno número; e os vossos caminhos se tornarão desertos.

23 Se nem ainda com isto quiserdes voltar a mim, mas continuardes a andar contrariamente para comigo,

24 eu também andarei contrariamente para convosco; e eu, eu mesmo, vos ferirei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados.

25 Trarei sobre vós a espada, que executará a vingança do pacto, e vos aglomerareis nas vossas cidades; então enviarei a peste entre vós, e sereis entregues na mão do inimigo.

26 Quando eu vos quebrar o sustento do pão, dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno, e de novo vo-lo entregarão por peso; e comereis, mas não vos fartareis.

27 Se nem ainda com isto me ouvirdes, mas continuardes a andar contrariamente para comigo,

28 também eu andarei contrariamente para convosco com furor; e vos castigarei sete vezes mais, por causa dos vossos pecados.

29 E comereis a carne de vossos filhos e a carne de vossas filhas.

30 Destruirei os vossos altos, derrubarei as vossas imagens do sol, e lançarei os vossos cadáveres sobre os destroços dos vossos ídolos; e a minha alma vos abominará.

31 Reduzirei as vossas cidades a deserto, e assolarei os vossos santuários, e não cheirarei o vosso cheiro suave.

32 Assolarei a terra, e sobre ela pasmarão os vossos inimigos que nela habitam.

33 Espalhar-vos-ei por entre as nações e, desembainhando a espada, vos perseguirei; a vossa terra será assolada, e as vossas cidades se tornarão em deserto.

34 Então a terra folgará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; nesse tempo a terra descansará, e folgará nos seus sábados.

35 Por todos os dias da assolação descansará, pelos dias que não descansou nos vossos sábados, quando nela habitáveis.

36 E, quanto aos que de vós ficarem, eu lhes meterei pavor no coração nas terras dos seus inimigos; e o ruído de uma folha agitada os porá em fuga; fugirão como quem foge da espada, e cairão sem que ninguém os persiga;

37 sim, embora não haja quem os persiga, tropeçarão uns sobre os outros como diante da espada; e não podereis resistir aos vossos inimigos.

38 Assim perecereis entre as nações, e a terra dos vossos inimigos vos devorará;

39 e os que de vós ficarem definharão pela sua iniqüidade nas terras dos vossos inimigos, como também pela iniqüidade de seus pais.

40 Então confessarão a sua iniqüidade, e a iniqüidade de seus pais, com as suas transgressões, com que transgrediram contra mim; igualmente confessarão que, por terem andado contrariamente para comigo,

41 eu também andei contrariamente para com eles, e os trouxe para a terra dos seus inimigos. Se então o seu coração incircunciso se humilhar, e tomarem por bem o castigo da sua iniqüidade,

42 eu me lembrarei do meu pacto com Jacó, do meu pacto com Isaque, e do meu pacto com Abraão; e bem assim da terra me lembrarei.

43 A terra também será deixada por eles e folgará nos seus sábados, sendo assolada por causa deles; e eles tomarão por bem o castigo da sua iniqüidade, em razão mesmo de que rejeitaram os meus preceitos e a sua alma desprezou os meus estatutos.

44 Todavia, ainda assim, quando eles estiverem na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei nem os abominarei a ponto de consumi-los totalmente e quebrar o meu pacto com eles; porque eu sou o Senhor seu Deus.

45 Antes por amor deles me lembrarei do pacto com os seus antepassados, que tirei da terra do Egito perante os olhos das nações, para ser o seu Deus. Eu sou o Senhor.

46 São esses os estatutos, os preceitos e as leis que o Senhor firmou entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, por intermédio de Moisés.




 By google.







Levítico 26 - bênçãos e maldições.



Bênçãos e maldições para Israel.




1. (1-13) Bênçãos para obediência.



Você não deve fazer ídolos para si mesmos; nem uma imagem esculpida, nem um pilar sagrado fareis traseira para vós; nem você deve criar uma pedra entalhada na vossa terra, para inclinar-se dele; pois eu sou o Senhor vosso Deus. Você deve manter os meus sábados e reverenciareis o meu santuário: Eu sou o SENHOR. Se você andar nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e executá-los, então eu vou dar-lhe a chuva a seu tempo, a terra dará o seu produto, e as árvores do campo darão os seus frutos. A debulha vos durar até o momento da vindima, ea vindima durar até o momento da semeadura; comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra. Também darei paz na terra, e você se deitará, e ninguém vai fazer você tem medo; Eu vou livrar a terra de feras, ea espada não passará pela sua terra. Você vai perseguir seus inimigos, e eles cairão à espada diante de vós. Cinco de vós perseguirão a um cento deles, e cem de vós ponha dez mil; os vossos inimigos cairão à espada diante de vós. Pois eu vai olhar para você favorável e te faça frutificar, multiplicar-vos e confirmar a minha aliança com você. Você deve comer o velho colheita, e limpar a velha por causa da nova. Porei o meu tabernáculo no meio de vós, ea minha alma não vos abominará. Andarei entre vós e serei vosso Deus, e vós sereis o meu povo. Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, para que você não deve ser seus escravos; Quebrei os canzis do vosso jugo e vos fiz andar eretos.


um. Se você andar nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e executá-los, então eu vou dar-lhe a chuva a seu tempo: Deus estava determinado a revelar-se ao mundo através de Israel, quer fazendo-as tão abençoado, o mundo saberia somente Deus poderia ter abençoou-lo; ou tornando-os tão amaldiçoada, que só Deus poderia ter amaldiçoado eles e levá-los a ainda sobrevivem. A escolha foi até Israel.


b. E confirmar a minha aliança com você: Como uma forma literária, este capítulo é semelhante a antigos tratados entre um rei e seu povo; este é Deus, o rei, fazendo uma aliança com o Seu povo, Israel.


i. "No antigo Oriente Próximo, era costume que os tratados legais para concluir com passagens que contêm bênçãos sobre aqueles que observados os decretos, e maldições sobre aqueles que não o fez." (Harrrison)


c. Cinco de vós perseguirão a um cento deles, e cem de vós a dez mil voo: Este fala claramente de uma bênção divina. Estas promessas notáveis ​​têm claramente um elemento sobrenatural.


i. O princípio por trás dessa bênção especial é notável; a proporção de 5-100 é uma encaminhamento vinte; mas a razão entre 100-10.000 é um encaminhamento cem.


ii. 300 de Gideão derrotou 135 mil midianitas; Jônatas e seu escudeiro sozinho derrotou um exército filisteu.


d. Porei o meu tabernáculo no meio de vós, ea minha alma não vos abominará. Andarei entre vós e serei vosso Deus, e vós sereis o meu povo: Os melhores promessas são guardadas para o fim: Primeiro, que Israel iria desfrutar de uma relação especial com Deus. Se não fosse por isso, todas as bênçãos materiais descritos anteriormente seria vazio.


i. Quando Israel caminhou com o Senhor, estas bênçãos eram reais; Um exemplo disso é quando a rainha de Sabá veio a Salomão e viu uma nação tão abençoada, ela sabia que tinha que ser de Deus (1 Reis 10: 1-13).


e. Quebrei os canzis do vosso jugo e vos fiz andar eretos: Esta bênção final fala de liberdade e dignidade. Essa passagem quase se sente como o Novo Testamento, Deus proclama a liberdade de seu povo e, em seguida, convida-os a caminhar na mesma.




2. (14-39) Maldições por desobediência.



Mas se você não obedecer-me, e não observar todos estes mandamentos, e se você despreza os meus estatutos, ou se a sua alma abomina os meus juízos, para que você não executar todos os meus mandamentos, mas quebrar a minha aliança, eu também farei isto a vocês: eu mesmo vai sobre vós o terror, desperdiçando doença e febre, que consumirão os olhos e causar tristeza de coração. E você deve semear a sua semente em vão, pois os vossos inimigos a comerão. Eu porei a minha face contra vós, e sereis derrotado por seus inimigos. Aos que vos odeiam reinarão sobre vós, e fugireis quando ninguém persegue você. E depois de tudo isso, se você não obedecer-me, então eu vou castigar-vos sete vezes mais pelos seus pecados. Eu vou quebrar o orgulho do seu poder; Vou fazer seus céus como ferro ea vossa terra como bronze. E a sua força deverá ser gasto em vão; a vossa terra não dará o seu produto, nem as árvores da terra darão os seus frutos. Então, se você andar contrariamente para comigo, e não estão dispostos a obedecer-me que eu trarei sobre ti sete vezes mais pragas, conforme os vossos pecados. Além disso, vou enviar feras no meio de vós, que deve roubá-lo de seus filhos, destruir o seu gado, e vos reduzirão a pequeno número; e suas rodovias serão condenados. E se por essas coisas que você não está reformada por mim, mas andar contrariamente para comigo, então eu também andarei contrariamente para você, e eu vou puni-lo ainda sete vezes pelos vossos pecados. E eu trarei a espada contra vós que executará a vingança da aliança; quando estiverem reunidos nas vossas cidades vou enviar a peste entre vós; e sereis entregues na mão do inimigo. Quando eu ter cortado o suprimento de pão, dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno, e eles trarão de volta o seu pão por peso, e você deve comer e não ser satisfeito. E depois de tudo isso, se você não obedecer-me, mas andar contrariamente para comigo, então eu também andarei contrariamente para convosco com furor; e eu, eu mesmo, vos castigarei sete vezes mais por seus pecados. Você deve comer a carne de seus filhos, e você deve comer a carne de suas filhas. Eu destruirei os vossos altos, reduzir seus altares de incenso, e lançarei os vossos cadáveres sobre as formas sem vida dos vossos ídolos; ea minha alma vos abominará. Vou colocar suas cidades resíduos e os vossos santuários à desolação, e eu não vou sentir a fragrância de seus aromas doces. Trarei à terra de desolação, e os vossos inimigos que nela habitam deve se espantarão disso. Eu vos espalhará entre as nações, e desembainharei a espada atrás de vós; a sua terra ficará assolada e suas cidades o lixo. Então a terra folgará nos seus sábados, desde que assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; em seguida, a terra deve descansar e desfrutar dos seus sábados. Enquanto ele está assolado deve descansar; para o tempo que não descansar sobre os sábados quando habitou nela. E, como para aqueles de vocês que estão à esquerda, vou enviar desmaio no coração nas terras dos seus inimigos; o ruído de uma folha movida os levá-los a fugir; fugirão como se quem foge da espada, e cairão quando ninguém persegue. Eles tropeçarão uns sobre os outros, como se fosse uma espada antes, quando ninguém persegue; e você não tenha poder resistir aos vossos inimigos. Perecereis entre as nações, ea terra dos vossos inimigos vos devorará. E aqueles de vocês que são deixados deve definhar em sua iniqüidade nas terras dos vossos inimigos; Também em iniqüidades de seus pais, que são com eles, eles devem desperdiçar.



um. Se você não obedecer-me. . . depois de tudo isso, se você não Me obedecer. . . se por estas coisas que não são beneficiados por mim, mas a andar contrariamente. . . depois de tudo isso, se você não obedecer-me: Estes versículos descrevem uma progressão de rebelião. Deus trouxe estas maldições lentamente para um Israel desobediente, desejando arrependimento; mas se Israel não se arrependerem, as maldições se intensificou.



b. Eu vou puni-lo ainda sete vezes por seus pecados: Significativamente, Deus não diz que Ele os abandonará Israel, só que eles serão amaldiçoados. Infelizmente, estas maldições tornou-se a história trágica da história de Israel - a derrota, a privação, o exílio, desolação, ea doença, muitas vezes, marcaram o passado de Israel.



i. Até mesmo o canibalismo horrível descrito em Levítico 26:29 se cumpriu em 2 Reis 6: 26-29; Josefo também descreve o canibalismo em Jerusalém, quando sob o cerco pelos romanos; uma mulher matou e comeu seu próprio filho bebê (Wars, 6.3.4).




3. (40-46) As bênçãos do arrependimento.



Mas se confessarem a sua iniqüidade ea iniqüidade de seus pais, com sua infidelidade em que foram infiéis a mim, e que eles também andei contrariamente para comigo, e que eu também andei contrariamente para com eles e os trouxe para a terra de seus inimigos; se o seu coração incircunciso são humilhados, e eles aceitam sua culpa; então eu me lembrarei do meu pacto com Jacob, eo meu pacto com Isaque e minha aliança com Abraão me lembrarei; Eu vou lembrar a terra. A terra também será deixada vazia por eles, e folgará nos seus sábados, sendo assolada sem eles; eles vão aceitar a sua culpa, que rejeitaram os meus juízos ea sua alma desprezou os meus estatutos. Apesar de tudo, quando eles estiverem na terra dos seus inimigos, não vou lançá-los longe, nem eu abomino-los, destruí-los totalmente e quebrar o meu pacto com eles; pois eu sou o Senhor seu Deus. Mas por amor deles me lembrarei do pacto com os seus antepassados, que tirei da terra do Egito perante os olhos das nações, para que eu serei o seu Deus: Eu sou o Senhor '"Esses são os estatutos e julgamentos e. leis que o Senhor firmou entre si e os filhos de Israel, no monte Sinai, por intermédio de Moisés.



um. Se eles confessarão a sua iniqüidade ea iniqüidade de seus pais: Isto mostra a grandeza da misericórdia de Deus. Apesar de como amaldiçoado Israel poderia ser, Deus sempre se lembraria, receber e abençoar um Israel arrependido.


b. Quando eles estiverem na terra dos seus inimigos, não os rejeitarei, nem eu abomino-los, destruí-los totalmente e quebrar o meu pacto com eles: Isso vale também para os cristãos sob a Nova Aliança. Deus sempre será fiel à aliança, por causa da aliança que temos com Deus através de Jesus.




Bênção e maldição numa perspectiva da Nova Aliança.



1. Será que estamos sob o mesmo pacto de bênção e maldição? Para alguns, Gálatas 6: 7 demonstra isso: Não erreis: Deus não se deixa escarnecer, pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Mas no contexto, Paulo não está promovendo alguma lei espiritual de "karma", que garante que vai ficar bom quando fazemos o bem, ou sempre ficar ruim quando o fazemos ruim (uma lei tão absoluta que todos nós condenar); ao invés disso ele fala simplesmente sobre a gestão dos nossos recursos (ver Gálatas 6: 6-10).



um. O que Paulo está simplesmente dizendo é isto: Nós podemos nos enganar por esperam muito quando semear pouco, mas não podemos enganar a Deus, e os resultados de nossa pobre semeadura será evidente.


2. Gálatas 3: 13-14 deixa claro: Jesus recebeu esta maldição sobre si mesmo como ele estava pendurado na cruz, cumprindo a Deuteronômio 21:23 promessa de uma maldição para todos os que não são apenas executadas, mas têm seus corpos expostos publicamente para vergonha .


um. Na mente dos judeus, essa exposição era um destino pior que a própria morte; a humilhação trouxe sobre o executado e sua família era uma clara evidência da maldição.


3. Jesus suportou a maldição que nós (mesmo gentios) pode ter as bênçãos de Abraão (que a benção de justiça e vida pela fé) - mas essas bênçãos só vêm para aqueles em Cristo Jesus
.

um. Então, somos abençoados não por causa da obediência, mas porque estamos em Cristo Jesus; e não há mais maldição por nós de Deus, porque toda maldição foi confirmada por Jesus
.

b. Isto não nega a mão disciplinadora de Deus; mas a correção de um pai amoroso é bom e desejável, embora não agradável no tempo (Hebreus 12: 7-11)
.

c. Também não contesta a natureza de causa e efeito do pecado em nosso mundo; pecado muitas vezes carrega com a sua própria maldição, que em alguns aspectos é distinta da maldição direta de Deus sobre nós
.

4. Estas bênçãos e maldições pode ser a motivação necessária para o homem carnal, mas não é o chão Deus quer viver - acreditando Jesus não suportar todas as maldições que mereciam, e acreditar que podemos ser abençoados em qualquer outra forma que não em Cristo Jesus.





O código da Bíblia.com  




By you tube.
.
. 
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.
 By google.




Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...