Levítico Capítulo XXIV

Posted by TKM






.

 By google.

.



03-Levítico Capítulo : 24


1 Disse mais o Senhor a Moisés:


2 Ordena aos filhos de Israel que te tragam, para o candeeiro, azeite de oliveira, puro, batido, a fim de manter uma lâmpada acesa continuamente.

3 Arão a conservará em ordem perante o Senhor, continuamente, desde a tarde até a manhã, fora do véu do testemunho, na tenda da revelação; será estatuto perpétuo pelas vossas gerações.

4 Sobre o candelabro de ouro puro conservará em ordem as lâmpadas perante o Senhor continuamente.

5 Também tomarás flor de farinha, e dela cozerás doze pães; cada pão será de dois décimos de efa.

6 E pô-los-ás perante o Senhor, em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa de ouro puro.

7 Sobre cada fileira porás incenso puro, para que seja sobre os pães como memorial, isto é, como oferta queimada ao Senhor;

8 em cada dia de sábado, isso se porá em ordem perante o Senhor continuamente; e, a favor dos filhos de Israel, um pacto perpétuo.

9 Pertencerão os pães a Arão e a seus filhos, que os comerão em lugar santo, por serem coisa santíssima para eles, das ofertas queimadas ao Senhor por estatuto perpétuo.

10 Naquele tempo apareceu no meio dos filhos de Israel o filho duma mulher israelita, o qual era filho dum egípcio; e o filho da israelita e um homem israelita pelejaram no arraial;

11 e o filho da mulher israelita blasfemou o Nome, e praguejou; pelo que o trouxeram a Moisés. Ora, o nome de sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã.

12 Puseram-no, pois, em detenção, até que se lhes fizesse declaração pela boca do Senhor.

13 Então disse o Senhor a Moisés:

14 Tira para fora do arraial o que tem blasfemado; todos os que o ouviram porão as mãos sobre a cabeça dele, e toda a congregação o apedrejará.

15 E dirás aos filhos de Israel: Todo homem que amaldiçoar o seu Deus, levará sobre si o seu pecado.

16 E aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente será morto; toda a congregação certamente o apedrejará. Tanto o estrangeiro como o natural, que blasfemar o nome do Senhor, será morto.

17 Quem matar a alguém, certamente será morto;

18 e quem matar um animal, fará restituição por ele, vida por vida.

 19 Se alguém desfigurar o seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito:

20 quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado algum homem, assim lhe será feito.

21 Quem, pois, matar um animal, fará restituição por ele; mas quem matar um homem, será morto.

22 uma mesma lei tereis, tanto para o estrangeiro como para o natural; pois eu sou o Senhor vosso Deus.
23 Então falou Moisés aos filhos de Israel. Depois eles levaram para fora do arraial aquele que tinha blasfemado e o apedrejaram. Fizeram, pois, os filhos de Israel como o Senhor ordenara a Moisés.



.
  By google.




Levítico 24 - A Lei de colocar em ação





Cuidados para o Tabernáculo.




1. (1-4) Cuidados com as lâmpadas do tabernáculo.



Em seguida, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Ordena aos filhos de Israel que eles trazem para você puro óleo de azeitonas trituradas para a luz, para tornar as lâmpadas queimam continuamente fora do véu do testemunho, na tenda da reunião, Aaron. será encarregado de, desde a tarde até pela manhã, perante o Senhor continuamente; isto será por estatuto perpétuo nas vossas gerações Ele será encarregado das lâmpadas sobre o candelabro de ouro puro diante do Senhor continuamente "..



um. Puro óleo de azeitonas trituradas para a luz, para que as lâmpadas queimam continuamente: As lâmpadas na tenda - de pé sobre o candelabro de ouro maciço - eram a única fonte de luz para o tabernáculo. Eles tiveram que ser tendiam a continuamente, fornecido com azeite puro e pavios aparados, para que pudessem dar a luz continuamente.



b. Desde a tarde até pela manhã, perante o SENHOR continuamente: Jesus nunca deixou de ser a luz do mundo (João 8:12); Ele nunca fez uma pausa a partir dele. Como assim, nunca estamos a fazer uma pausa de ser a luz do mundo (Mateus 5:14), mas só podemos fazer isso como estamos continuamente fornecido com óleo (o Espírito Santo) e temos nossos pavios aparados (passar por treinamento através de ensaios).




2. (5-9) Cuidados com o pão tabernáculo.



E você tomará farinha e asse doze bolos com ele. Dois décimos de efa será em cada bolo. E os porás em duas fileiras, seis em cada fileira, sobre a mesa pura, perante o SENHOR. E porás incenso puro em cada linha, que pode ser sobre os pães como memorial, oferta queimada ao SENHOR. Cada sábado, isso se porá em ordem perante o Senhor, continuamente, a favor dos filhos de Israel, um pacto perpétuo. E será para Arão e seus filhos, e comerão em lugar santo; pois é mais sagrado para ele das ofertas do Senhor feitas por fogo, por estatuto perpétuo.



um. Você deve tomar farinha e asse doze bolos com ele: Este pão do tabernáculo fala de companheirismo e comunhão com Deus - um simbólico "partindo o pão" com Deus, e fala da comunhão contínua com Deus queria que Israel.



i. Este pão é chamado showbread em Êxodo 25:30, que significa literalmente "pão da face" no sentido de ele ser comido na presença ou perante a face de Deus.



b. Comerão em lugar santo: Significativamente, Deus queria que a comunhão fresco. Ele não queria uma comunhão obsoleto com o Seu povo, mas um fresco, novo relacionamento.




O caso do blasfemo egípcio.



1. (10-12) O crime do blasfemo egípcio.



Agora, o filho de uma mulher israelita, cujo pai era um egípcio, saiu entre os filhos de Israel; e o filho desta mulher israelita e um homem de Israel lutaram entre si no campo. E o filho da mulher israelita blasfemou o nome do Senhor e amaldiçoado; e assim eles trouxeram-no a Moisés. (Nome de sua mãe era Selomite, filha de Dibri, da tribo de Dã.) Em seguida, eles colocá-lo sob custódia, que a mente do Senhor pode ser mostrado para eles.



um. Agora, o filho de uma mulher israelita, cujo pai era um egípcio, saiu entre os filhos de Israel: Este homem, metade egípcio e metade em hebraico, era parte da multidão mista (Êxodo 12:38) que foi com Israel para fora do Egito .



b. O filho da mulher israelita blasfemou o nome do Senhor e amaldiçoado: Ele cometeu o crime de blasfêmia, que é atacar alguém - especialmente a Deus - com suas palavras. É um pouco como a idéia moderna de "abuso verbal", mas geralmente dirigida a Deus.



i. "No Oriente Médio o nome de uma pessoa estava ligado intimamente com seu personagem, de modo que, no caso de Deus, blasfêmia estava em vigor um ato de repúdio". (Harrison)



ii. Parece que era comum os egípcios para amaldiçoar seus muitos deuses. A raiz do pecado deste homem é que ele considera o Senhor Deus de Israel no mesmo nível que os deuses egípcios mesquinhas.





2. (13-16) A penalidade para o blasfemo egípcio.



E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: "Leve fora do arraial aquele que amaldiçoou;. Em seguida, deixar todos os que o ouviram porão as mãos sobre a cabeça dele, e toda a congregação o apedrejará Em seguida, você deve falar com os filhos de Israel, dizendo:... "Quem amaldiçoar o seu Deus levará o seu pecado E aquele que blasfemar o nome do Senhor, certamente será morto Toda a congregação certamente o apedrejará, o estrangeiro, bem como aquele que é nascido na terra Quando ele blasfemar o nome do Senhor, ele deverá ser condenado à morte. '"



um. Então deixe todos os que o ouviram porão as mãos sobre a sua cabeça: De acordo com o princípio do Deuteronômio 17: 6-7. Dois ou três das testemunhas depuseram publicamente as mãos sobre o acusado, como um testemunho seguro de sua culpa - e assim o acusado saberia seu acusador.



b. E deixar toda a congregação o apedrejará: Deus ordenou a execução por apedrejamento por vários motivos. Em primeiro lugar, as pedras eram e são abundantes em Israel, por isso foi um meio fácil de execução. Como assim, ele foi para que a comunidade poderia participar da execução, tanto para um impedimento e um meio de proclamar: "Este homem não só pecou contra Deus, ele pecou contra a comunidade."



c. Quem blasfemar o nome do Senhor, certamente será posto à morte: Para manter-se de blasfemar o nome do SENHOR, os judeus, em suas tradições, foi a extremos para evitar dizer ou escrever o nome de Deus - porque, na sua pensando, você não poderia blasfemar o nome de Deus, se você nunca disse isso.


i. Assim, somente o Sumo Sacerdote tinha permissão para pronunciar o santo nome de Deus (Yahweh), e apenas uma vez por ano - no dia da expiação. A pronúncia correta do nome seria repassado a partir do sumo sacerdote para o seu sucessor, com a do ex último suspiro. É por isso que onde era confusão por muitos anos sobre a pronúncia exata do Tetragrammaton (YHWH), alguns erroneamente pronunciar o nome "Jeová" em vez de "Yahweh" ou "Yah-veh".



ii. Os judeus também não escrever o nome de Deus, porque se esse papel foram destruídos, que pode ser considerado blasfêmia ou tomar o nome do Senhor em vão. Então, eles iriam escrever Adonai ("Senhor") em vez do Senhor, e em vez de "Deus" write "D'us" e referem-se a Deus com nomes como "Nome" em vez de dizer "Deus".




3. (17-22) Provisões para a lei ea ordem.



Quem mata alguém, certamente será morto. Quem mata um animal deve torná-lo bom, animal para animal. Se um homem faz com que a desfiguração do seu próximo, como ele fez, assim lhe será feito com ele; fratura por fratura, olho por olho, dente por dente; como ele causou a desfiguração de um homem, assim será feito a ele. E quem mata um animal deve restaurá-lo; mas quem matar um homem deve ser condenado à morte. Você deve ter o mesmo direito para o estrangeiro e para um a partir do seu próprio país; pois eu sou o Senhor vosso Deus.



um. Quem mata alguém, certamente será posto à morte: No contexto de dar a penalidade para o blasfemo egípcio, Deus declarou um princípio fundamental de Sua justiça - crimes devem ser punidos, mas em proporção adequada para o crime.



b. Fratura de fratura, olho por olho, dente por dente: Muitas pessoas tomaram olho por olho, dente por dente como um comando; em vez disso, Deus planejou como um limite - de forma que nenhum homem ou juiz seria capaz de fazer a sua própria punição. A natureza humana quer ferir o nosso atacante pior do que eles nos fizeram mal algum; Deus aqui coloca um limite sobre a tendência do homem vingativo.



i. Jesus justamente condenou a tomada deste comando sobre a lei ea ordem na comunidade e aplicá-lo para as relações pessoais, onde o amor, o perdão, e ir a milha extra - não igual retribuição - é ser a regra (Mateus 5: 38-42) .




4. (23) A execução do blasfemo egípcio.


Então Moisés falou aos filhos de Israel; e eles levaram para fora do arraial aquele que tinha blasfemado, e apedrejaram. Então os filhos de Israel fizeram o que o Senhor lhe ordenara.

um. Eles levaram para fora do arraial aquele que tinha blasfemado, e apedrejaram: Este verso é importante. Ele demonstra-nos que a lei de Deus não foi dada a Israel para fatos interessantes ou meras orientações; Deus esperava que eles obedecem. Aqui, eles obedecem, mesmo quando é difícil.


.
 By google.

.
_ Arão cuidará dos pavios das lamparinas do candelabro de ouro puro, para que fiquem sempre acesas na presença do SENHOR. No inicio ele fará isso pessoalmente, mais tarde, ele passará esta tarefas aos sacerdotes.

_ Que mais?

_ Deixa ver aqui… Ah, tem os pães também.

_ Pães?

_ Isso mesmo, pesando dois quilos cada, feitos da melhor farinha, serão colocados ali na mesa. Todo sábado o sacerdote colocará os pães arrumados em duas pilhas de seis, e queimará incenso sobre eles, que é pra todo mundo saber que os pão são dedicados a Mim.

Enquanto Moisés falava com o Senhor, Arão o chama para deliberar sobre um problema que estava ocorrendo lá fora.

_ Moisés!

_ Shhhhhhh…Fala Arão, o que ouve?

_ Há uma confusão lá fora, Moisés...

_ Mas o que é que está acontecendo para você interromper minha devocional?

_ Venha e veja...

.
  By google.

.
Olho por olho, dente por dente - Parte I


Moisés foi ver o que estava acontecendo. E do lado de fora do Tabernáculo havia uma confusão generalizada, um monte de gente discutindo.

Uns gritos de “Pega!” daqui, “Lincha!” dali, “Apedreja!” delá.

Ao verem Moisés se aproximar, no entanto, os ânimos foram se acalmando.

Você quer saber o que aconteceu?

Ao sair do Tabernáculo, Moises encontrou uma multidão aglomerada em torno de alguma coisa que ele ainda não sabia o que era.

À medida que se aproximava, o povo ia abrindo espaço, e o observando atentamente, ao que parece aguardando uma resolução para o problema que se instalara.

Quando chegou ao núcleo da aglomeração, viu um homem acompanhado por uns quatro seguranças, que pelo visto já havia apanhado bastante.

_ O que houve?

_ Seguinte, seu Moisés: Esse cara se envolveu em uma rixa com um Israelita.

_ Quem é ele?

_ Ele é filho de um egípcio casado com uma mulher israelita.

Por ser o filho de um egípcio com uma Israelita, indica que esse jovem não tinha acesso a algumas regalias como um Israelita possuía.

_ Quem é sua mãe?

_ Ela se chama Selomite e é filha de Dibri, da tribo de Dã.

_ Hum... E o que o póbre coitado fez?

_ Bom, hoje pela manhã ele entrou em nosso acampamento, e se envolveu numa briga com um israelita...

Esse homem blasfemou contra o nome de Deus, o SENHOR, e o amaldiçoou. O que você acha?

_ Hum... Eu acho que ainda não existe lei para julgar um caso como este.

O incidente mencionado aqui levou a necessidade de se esclarecer certas leis civis, especialmente quanto a sua aplicação ao "estrangeiro".

_ Então o que faremos?

_ Vou consultar a Deus. Por hora o mantenham preso até que o Senhor me diga o que devo fazer.

Moisés foi até o Senhor e orou pedindo orientação.

Deus aproveitou para lhe dar mais algumas leis a respito de situações como esta.

_ Leve esse homem para fora do acampamento.

_ Certo, e o que faremos com ele?

_ As pessoas que o ouviram blasfemar contra mim colocarão as mãos na cabeça dele, e depois o povo todo o matará a pedradas.

_ Mas Senhor?

_ Preste atenção Moisés, minha lei é na base do olho por olho, dente por dente! Então quem matar o animal de alguém, dará outro animal de mesmo valor. Se alguém ferir outra pessoa, será ferido exatamente da mesma maneira. Quem matar será morto. Entendeu?

_ Sim…

_ E tem mais... Diga ao povo que quem amaldiçoar o seu Deus pagará por esse pecado e será morto a pedradas por todo o povo. Não importa que seja israelita ou um estrangeiro que mora no meio de vocês, quem blasfemar contra o nome do SENHOR Deus será morto.

Então Moisés disse tudo isso aos israelitas.

Aí eles pegaram o homem que havia amaldiçoado o nome de Deus e o levaram para fora do acampamento.
E ali o mataram a pedradas.

Assim, eles fizeram aquilo que o SENHOR havia ordenado a Moisés.

Bom, eu não queria levantar mais polêmicas, más fica aqui uma dúvida...

Porque Deus não perdoou este cidadão?

Vamos discutir na próxima postagem?  

.
 By google.

.
 Olho por olho, dente por dente - Parte II

A última postagem sobre Levítico nos deixou uma dúvida...

Porque Deus não perdoou aquele cidadão?

Veja bem, Deus perdoa o pecador, qualquer que seja o pecado, mas os delitos civis não podem ser resolvidos sobre esta base.

Israel era tanto nação como igreja, e Deus deu regras para ambas.

Se um homem mata a outro, Deus em sua misericórdia o perdoará quando este se arrepender.

Na realidade, não importa o pecado que possa cometer um homem; por mais brutal que tenha sido, pode receber a abundante misericórdia divina.

Deus conhece o coração e por isso pode perdoar e mesmo esquecer.

Mas pense comigo, se o castigo fosse interrompido cada vez que um homem se arrependesse, todos os criminosos se diriam arrependidos a fim de escapar da forca, não é verdade?

Se os criminosos soubessem que o castigo seria perdoado em caso de arrependimento, as prisões não demorariam em ficar vazias...

Não devemos esquecer que, ainda que Deus perdoe, geralmente não elimina o castigo pela transgressão.

Davi pecou e se arrependeu, mas não escapou das conseqüências de seu pecado.

Sofreu enquanto viveu...

Um homem que infringe as leis da vida, por qualquer tenha sido a transgressão, sem importar quão profundo tenha sido o pecado, pode ser perdoado por Deus...

Mas só em circunstâncias muito raras este homem pode escapar das conseqüências naturais do que fez.

Em romanos capítulo 13, aprendemos que todos devem respeitar às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus.

Aliás, as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.

Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos.

Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal.

Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá.

Pois é serva de Deus para o seu bem.

Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não carrega a espada sem motivo.

É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal.

Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.

Portanto, a exigência divina quanto ao "olho por olho, dente por dente" não deve ser posta de lado como uma mera disposição do AT.

Sobre este princípio se fundamenta o governo hoje em dia.


Fontes deste Estudo Biblico.
 
O código da Bíblia.com


By you tube.
.
. 
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.


 By google.




Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...