Gênesis Capítulo XLV

Posted by TKM








  By google.



01-Gênesis Capítulo : 45




1 Então José não se podia conter diante de todos os que estavam com ele; e clamou: Fazei a todos sair da minha presença; e ninguém ficou com ele, quando se deu a conhecer a seus irmãos.

2 E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviram, bem como a casa de Faraó.

3 Disse, então, José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, pois estavam pasmados diante dele.

4 José disse mais a seus irmãos: Chegai-vos a mim, peço-vos. E eles se chegaram. Então ele prosseguiu: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.

5 Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós.

6 Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega.

7 Deus enviou-me adiante de vós, para conservar-vos descendência na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento.

8 Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como governador sobre toda a terra do Egito.

9 Apressai-vos, subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim disse teu filho José: Deus me tem posto por senhor de toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores;

10 habitarás na terra de Gósem e estarás perto de mim, tu e os teus filhos e os filhos de teus filhos, e os teus rebanhos, o teu gado e tudo quanto tens;

11 ali te sustentarei, porque ainda haverá cinco anos de fome, para que não sejas reduzido à pobreza, tu e tua casa, e tudo o que tens.

12 Eis que os vossos olhos, e os de meu irmão Benjamim, vêem que é minha boca que vos fala.

13 Fareis, pois, saber a meu pai toda a minha glória no Egito; e tudo o que tendes visto; e apressar-vos-eis a fazer descer meu pai para cá.

14 Então se lançou ao pescoço de Benjamim seu irmão, e chorou; e Benjamim chorou
também ao pescoço dele.

15 E José beijou a todos os seus irmãos, chorando sobre eles; depois seus irmãos falaram com ele.

16 Esta nova se fez ouvir na casa de Faraó: São vindos os irmãos de José; o que agradou a Faraó e a seus servos.

17 Ordenou Faraó a José: Dize a teus irmãos: Fazei isto: carregai os vossos animais e parti, tornai à terra de Canaã;

18 tomai o vosso pai e as vossas famílias e vinde a mim; e eu vos darei o melhor da terra do Egito, e comereis da fartura da terra.

19 A ti, pois, é ordenado dizer-lhes: Fazei isto: levai vós da terra do Egito carros para vossos
meninos e para vossas mulheres; trazei vosso pai, e vinde.

20 E não vos pese coisa alguma das vossas alfaias; porque o melhor de toda a terra do Egito
será vosso.

21 Assim fizeram os filhos de Israel. José lhes deu carros, conforme o mandado de Faraó, e
deu-lhes também provisão para o caminho.

22 A todos eles deu, a cada um, mudas de roupa; mas a Benjamim deu trezentas peças de
prata, e cinco mudas de roupa.

23 E a seu pai enviou o seguinte: dez jumentos carregados do melhor do Egito, e dez
jumentas carregadas de trigo, pão e provisão para seu pai, para o caminho.

24 Assim despediu seus irmãos e, ao partirem eles, disse-lhes: Não contendais pelo
caminho.

25 Então subiram do Egito, vieram à terra de Canaã, a Jacó seu pai,

26 e lhe anunciaram, dizendo: José ainda vive, e é governador de toda a terra do Egito. E o
seu coração desmaiou, porque não os acreditava.

27 Quando, porém, eles lhe contaram todas as palavras que José lhes falara, e vendo Jacó, seu pai, os carros que José enviara para levá-lo, reanimou-se-lhe o espírito;

28 e disse Israel: Basta; ainda vive meu filho José; eu irei e o verei antes que morra.



.

  By google.

.
A revelação


Este capítulo contém o clímax de uma das grandes histórias narradas pela Bíblia.


A explanação de Judá não pôde menos do que impressionar a José. Seu discurso tinha mostrado o mais terno afeto por seu velho pai e o mais sincero amor fraternal ao único filho que ficava de Raquel, e tinha dado ampla evidência da mudança de caráter em todos eles.

Reconhecendo isto, José não conseguiu mais controlar a sua emoção diante dos seus empregados, de modo que gritou: —

_ Saiam todos daqui!

É bom lembrar que José enquanto estava na presença de seus irmãos só falava na língua egípcia e quando se dirigia a eles usava um interprete.

Podemos imaginar como os irmãos de José devem ter ficado estupefatos, ouvindo o governador bradar em egípcio, a língua que não compreendiam, e ver que todos imediatamente saírem da sala.

José queria estar a sós com seus irmãos com a intenção de lhes revelar sua identidade. É provável que ele também não quisesse que seus servos soubessem o que os seus irmãos fizeram no passado


Depois que todos saíram, eles presenciaram o governador chorando, tão alto que não só os egípcios, mas também no palácio do Faraó dava para ouvi-lo, sem que ninguém soubesse a razão.

Eles não estavam entendendo nada, aquele homem duro e severo se transformou diante dos seus olhos.


Passada a primeira explosão da sua intensa emoção, José dirigiu-se a eles, agora em sua própria língua, dizendo:

_ Eu sou José!

Quando os irmãos ouviram isso, ficaram tão assustados, que não puderam responder nada.

É mais fácil imaginar do que descrever o efeito que fez este anúncio, pois até esse momento José era conhecido por seus irmãos como Zafnat-panea, um homem que lhes falava mediante um intérprete.

Agora este importante senhor de Egito começa a falar em seu próprio idioma?

A voz e o rosto de seu irmão por longo tempo perdido surgiram na mente deles e os encheram de assombro e apreensão.

_ O meu pai ainda está vivo?
_ ...
Esta nova virada nos acontecimentos os deixou mudos.

Estavam aterrorizados, não só pela grandeza de José más também pela lembrança de seus crimes contra ele.

Até então só tinham estado conscientes da retribuição divina por esse ato e não tinham temido um castigo humano já que seu crime não era conhecido por ninguém fora de seu pequeno círculo.
Mas agora estavam na presença daquele a quem tinham prejudicado tanto.


Já que não falavam nada, José continuou; —

_ Cheguem mais perto de mim, por favor.

Assustados, eles chegaram, e ele disse: —
_ Eu sou o seu irmão José, aquele que vocês venderam a fim de ser trazido para o Egito.

Não é de se admirar que se tremessem de medo diante dele, eles provavelmente pensavam que agora tinha chegado o momento da vingança pelos seus atos.


Porém, José assegurou que não tinha a intenção de vingar-se deles.
_ Agora não fiquem tristes nem aborrecidos com vocês mesmos por terem me vendido a fim de ser trazido para cá.

A vida de José nos ensina como perdoar aos outros e viver sem frustração e amargura.

José não pôde evitar é claro a alusão de seu crime anterior, mas isto foi feito com espírito de caridade e perdão;

_ Foi para salvar vidas que Deus me enviou na frente de vocês. Já houve dois anos de fome no mundo, e ainda haverá mais cinco anos em que ninguém vai preparar a terra, nem colher. Deus me enviou na frente de vocês a fim de que ele, de um modo maravilhoso, salvasse a vida de vocês aqui neste país e garantisse que teriam descendentes.

Aqui claramente se reflete a excelsa forma de pensar de José.

Para ele era evidente a mão de Deus nesta estranha experiência de vida;

Deus primeiro o tinha feito, um filho favorito na casa de seu pai, num segundo momento permitiu que se tornasse um escravo, depois um preso, e finalmente um grande governante do Egito.

Para José, não importava as circunstanciais em que estivesse passando em sua vida, se boas ou ruins, o que importava é que Deus estava no controle delas.

O plano divino estava se desvendando e ele percebeu que, pela providência de Deus, ele agora estava na posição certa para conservar a família de seu pai.

Ela não teria sobrevivido se permanecesse na terra de Canaã.


 .
  By google.


.
José manda trazer toda a sua família para o Egito.



José era um homem de atitudes espirituais. E podemos ver isso em suas afirmações.
_ Portanto, não foram vocês que me mandaram para cá, mas foi Deus. Ele me pôs como o mais alto ministro do rei. Eu tomo conta do palácio dele e sou o governador de todo o Egito.
José estava consciente da obra e do plano gracioso de Deus para a vida dele.


_ Agora voltem depressa para casa e digam ao meu pai que o seu filho José manda lhe dizer o seguinte:
“Deus me fez governador de todo o Egito, venha me ver logo; não demore. O senhor morará na região de Gosém e assim ficarão perto de mim senhor, os seus filhos, os seus netos, as suas ovelhas, as suas cabras, o seu gado e tudo o que é seu. A fome ainda vai durar mais cinco anos, e em Gosém eu darei mantimentos ao senhor, à sua família e aos seus animais. Assim não lhes faltará nada. ”

A terra de Gosém era a parte oriental do delta do rio Nilo, uma área fértil com um vale central de uns 64 quilômetros de extensão.

O Egito era um lugar onde Israel poderia ser preservado como nação enquanto crescia e era salvo da fome.

Ainda que José já tivesse falado durante vários minutos, seus irmãos pareciam não estar acreditando no que viam e ouviam;
_ Ei, o que está havendo? Prestem atenção! Todos vocês e Benjamim, o meu irmão, será que podem ver que sou eu mesmo, José, quem está falando?

_ Contem ao meu pai como sou poderoso aqui no Egito, contem tudo o que têm visto. Vão depressa e tragam o meu pai para cá.



Os irmãos de José continuaram pasmados e mudos, depois desta revelação espantosa de José, somente começando a falar depois que ele, tendo inicialmente demonstrado sua especial afeição por Benjamim com um abraço e muito choro, também abraçou e beijou a todos os demais.



A notícia então se espalhou: o alvoroço e barulho fora tal, que o Faraó mandou verificar a causa e então lhe contaram que os irmãos de José estavam no Egito.


Tanto o Faraó como os seus oficiais se agradaram da notícia, pois José era evidentemente muito bem querido por seu excelente caráter, integridade e piedade, e eles simpatizavam com o júbilo que ele havia expressado tão alto.

Provavelmente esperavam que o resto da sua família fosse boa como ele, ignorando o que haviam feito anteriormente.


O Faraó, como José, mandou que fossem buscar seu pai e suas famílias e viessem para ele, pois lhes daria o melhor da terra do Egito e fartura de alimentos.


Deu-lhes também carros para trazer as crianças e mulheres, a última palavra em veículos daquela época, e lhes disse para não se preocuparem com suas possessões, pois receberiam abundância de tudo quando chegassem.

Ele foi generoso com eles por causa de José.


Para a viagem de volta para casa, eles receberam tudo o que necessitavam e um pouco mais.

Acreditamos que em parte isto foi feito para convencer Jacó que a história que seus filhos contariam era verídica.


José despediu seus irmãos com abundância de suprimentos, vestes festivais para cada um (cinco para Benjamim além de trezentas moedas de prata) e a advertência de não brigarem pelo caminho!

Não há duvidas de que este conselho de José era necessário.

Talvez eles temessem expor os seus antigos erros e começassem a brigar entre si, tentando jogar a culpa um no outro diante de seu pai antes que ele descobrisse os fatos acerca de José.

.
 
  By google.


.
Jacó descobre que seu filho está vivo!


Após fazerem mais uma vez a longa viagem (só que dessa vez no maior conforto), os filhos de Jacó chegaram a Canaã sem maiores problemas e foram logo falar com o velho. 

Então lhe disseram:
_ Pai, o senhor não vai acreditar. José está vivo! Ele é o governador de todo o Egito!

Jacó quase desmaiou e não podia acreditar .

O velho Jacó que já tinha 130 anos quase teve um ataque cardíaco quando ouviu a notícia.

A muito tempo atrás, quando seus filhos vieram com a notícia da suposta morte de José, Jacó acreditou facilmente na mentira.

Agora que vieram dizer a verdade, Jacó não lhes cria em absoluto.


Ele não podia acreditar a princípio, mas quando ouviu seus filhos contarem o que José lhes havia revelado e lhe mostraram tudo o que José lhe havia mandado, inclusive os carros, ele teve que aceitar os fatos, e começou a mostrar algum entusiasmo.


A notícia revigorou o espírito do velho patriarca que nesta fase de sua vida já esperava a morte.

A possibilidade de se encontrar com o filho que acreditava estar morto, deu um vigor sobrenatural ao velho patriarca.

_ Já chega! O meu filho José ainda está vivo. Quero vê-lo antes de eu morrer.

Jacó não esperava viver muito mais (apesar de que viveu ainda mais 17 anos), e quis ainda ter a grande alegria de ver seu filho José mais uma vez antes de morrer.

Talvez ele pensasse em voltar para Canaã depois de sua visita ao Egito e de passada a fome.

Más não foi bem isso que aconteceu como veremos no próximo capítulo. 




Fontes deste Estudo Biblico : 
O código da Bíblia.com  




By you tube.





Leia, estude, medite na Palavra de Deus.






  By google.



 .

Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...