Êxodo Capítulo XIX

Posted by TKM











By google.


.
02 - Êxodo Capítulo : 19


1 No terceiro mês depois que os filhos de Israel haviam saído da terra do Egito, no mesmo dia chegaram ao deserto de Sinai.

2 Tendo partido de Refidim, entraram no deserto de Sinai, onde se acamparam; Israel, pois, ali acampou-se em frente do monte.

3 Então subiu Moisés a Deus, e do monte o Senhor o chamou, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:

4 Vós tendes visto o que fiz: aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim.

5 Agora, pois, se atentamente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu pacto, então sereis a minha possessão peculiar dentre todos os povos, porque minha é toda a terra;

6 e vós sereis para mim reino sacerdotal e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.

7 Veio, pois, Moisés e, tendo convocado os anciãos do povo, expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado.

8 Ao que todo o povo respondeu a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.

9 Então disse o Senhor a Moisés: Eis que eu virei a ti em uma nuvem espessa, para que o povo ouça, quando eu falar contigo, e também para que sempre te creia. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao Senhor.

10 Disse mais o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã; lavem eles os seus vestidos,

11 e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia descerá o Senhor diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.

12 Também marcarás limites ao povo em redor, dizendo: Guardai-vos, não subais ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte será morto.

13 Mão alguma tocará naquele que o fizer, mas ele será apedrejado ou asseteado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá. Quando soar a buzina longamente, subirão eles até o pé do monte.

14 Então Moisés desceu do monte ao povo, e santificou o povo; e lavaram os seus vestidos.

15 E disse ele ao povo: Estai prontos para o terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.

16 Ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um sonido de buzina mui forte, de maneira que todo o povo que estava no arraial estremeceu.

17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de Deus; e puseram-se ao pé do monte.

18 Nisso todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia fortemente.

19 E, crescendo o sonido da buzina cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz.

20 E, tendo o Senhor descido sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou a Moisés ao cume do monte; e Moisés subiu.

21 Então disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo, para não suceder que traspasse os limites até o Senhor, a fim de ver, e muitos deles pereçam.

22 Ora, santifiquem-se também os sacerdotes, que se chegam ao Senhor, para que o Senhor não se lance sobre eles.

23 Respondeu Moisés ao Senhor: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos tens advertido, dizendo: Marca limites ao redor do monte, e santifica-o.

24 Ao que lhe disse o Senhor: Vai, desce; depois subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes, porém, e o povo não traspassem os limites para subir ao Senhor, para que ele não se lance sobre eles.

25 Então Moisés desceu ao povo, e disse-lhes isso.


.


By google.
 
 .
O Monte Sinai.


Entre maio e junho daquele ano, já passados dois meses desde a saída do Egito, eles chegaram ao deserto do Sinai. 

Então armaram o acampamento em frente ao monte do mesmo nome, também chamado Horebe na Bíblia.

Os Israelitas acamparam em uma imensa planície de aproximadamente oitocentos metros de largura e vários quilômetros de extensão.

O imenso pico de granito conhecido como Monte Sinai elevava-se sobre eles. Alguns o chamam de "O Púlpito de Deus" devido a sua elevação sobre a planície.

Depois de realizadas buscas nas áreas da rota do Êxodo a partir de 1761, foi então encontrado na Arábia Saudita o que se chama hoje de o verdadeiro Monte Sinai. Neste lugar bastante amplo existem evidências mostradas nos livros de Moisés como pode-se ver nas fotos abaixo tiradas em 1984.
 .
By google.

 .
Ao pé deste monte há uma planície de 4 quilômetros de comprimento por 800 metros de largura, na qual o povo poderia facilmente ter acampado durante o tempo que ali permaneceu, de quase um ano.

O local é até hoje conhecido como Horebe (Wadi Hurab)! Na verdade uma cadeia de montes que formam um "C" semelhante a um anfiteatro conforme mostra o mapa abaixo. 
A foto de satélite abaixo mostra o Monte Sinai em AMARELO (na Arábia Saudita). Em VERDE a praia onde acamparam os hebreus e a travessia do Mar Vermelho (no Golfo de Ácaba).


.
 By google.
 .
E para finalizar, em vermelho você pode ver o trajeto percorrido por eles até agora. 

 .
 By google.
 .
 Próximo ...

.
By google.


 .
Separados para Deus
 

Depois de acampar aos pés do monte Sinai, Moisés recebe um comunicado de Deus;
_ Sobe o monte Sinai que eu vou te encontrar lá. Precisamos conversar a respeito do povo que estás liderando.

Depois disso, Moisés pegou uns suprimentos e subiu o monte para falar com Deus.

Moisés estava familiarizado com esta região, porque foi aqui onde Deus pela primeira vez se revelou a ele na sarça ardente.

Neste mesmo lugar Deus iria outra vez se revelar ao seu servo, agora não era mais como um fugitivo solitário, mas como um líder do seu próprio povo.

Todo tipo de recordações devem ter passado pela mente de Moisés enquanto subia o monte, quantas lutas, quantas dificuldades e em todas elas o Senhor trouxe provisões.

E La no monte o SENHOR Deus o chama e lhe diz:

_ Moisés!

_ Estou aqui SENHOR!

_ Diga aos descendentes de Jacó, os israelitas, que eles viram com os seus próprios olhos o que eu, o SENHOR, fiz com os egípcios e como trouxe eles para perto de mim como se fosse sobre as asas de uma águia.

Como uma águia que ensina seus filhotes a voar e os protege com sua própria vida, assim o Senhor tomou a seu povo do cativeiro do Egito para conduzi-lo em segurança até a terra prometida.


_ Diga a eles também que se me obedecerem e cumprirem a minha aliança, eles serão o meu povo.

Sendo o povo especial de Deus, esta aliança seria a regra de conduta deles, que estabeleceria Israel como uma nação teocrática.

Era inevitável que Deus tomasse a iniciativa propondo um pacto, pois o homem não está na posição de impor termos ao céu.

No entanto o pacto não só é uma expressão da soberania de Deus mas também de sua graça e misericórdia.

Veja que é sempre Deus quem primeiro procura ao homem; não o homem a Deus.

_ O mundo inteiro é meu, mas Israel será o meu povo, escolhido por mim. “Vocês são um povo separado somente para mim e me servirão como sacerdotes.” É isso o que você dirá aos israelitas.

Israel, sendo um reino de sacerdotes, teria acesso a Deus, podendo assim ser um canal de benção para outras nações da terra.

De acordo com o plano e propósito divinos, os israelitas tinham de ser uma raça tanto real como sacerdotal.

Todo estudante da Bíblia sabe (se você não sabia agora ficará sabendo) que Israel falhou no cumprimento desta aliança, inclusive lá em Hebreus 8:9 você encontrará esta impressionante revelação.

Vamos fazer o seguinte... Deixe sua Bíblia aberta em Hebreus 8 que tem mais informações importantes a respeito desse assunto;



 .
 By google.
.
Por este motivo, Deus providenciou uma nova aliança, tá aí em Hebreus 8:8.

Inclusive esta nova aliança foi baseada em melhores promessas, confira aí em Hebreus 8:6-7.

E nesta nova aliança da qual nós fazemos parte, é Jesus Cristo quem nos garante este testamento pelo seu sacrifício, confira em Hebreus 9:16.

Que coisa tremenda, você não acha?

Estamos estudando o antigo testamento e como um quebra cabeças, encontramos várias peças no novo testamento que completam o antigo.

Bendito seja nosso maravilhoso Deus, que pelo seu muito amor, nos faz seus filhos e Sua possessão particular.

.

Israel aceita o pacto com Deus

Moisés desceu o monte e tratou logo de chamar os líderes do povo e contar tudo sobre o pacto que o SENHOR lhe havia proposto. 
 .
 By google.

.
Convencidos e seguros em seus corações de que os termos do pacto seriam justos e bons, e desejosos de assegurar para si mesmos e para sua posteridade as bênçãos que o Senhor tinha prometido, com boa vontade os anciãos aceitaram o pacto antes mesmo de saber quais seriam as condições exatas.

_ Nós faremos tudo o que o SENHOR ordenou.

Era de se esperar que eles pedissem um tempo para pensar bem no assunto antes que fossem chamados à ratificação formal do pacto.

Mas estavam dispostos a obedecer a Deus cegamente, os detalhes do pacto viriam depois.

Que atitude linda não?

No entanto, eu particularmente apesar de não ter dúvidas do nobre desejo dos israelitas de responder as exigências que Deus pediria, acredito que ao se comprometerem em aceitar imediatamente um pacto divino, ignoraram que conheciam muito pouco de si mesmos, não compreendiam sua incapacidade para guardar os mandamentos divinos e cumprir assim sua parte no pacto. 
 .
 By google.
.
Digo isso porque mais a frente, lá no capítulo 32, veremos este mesmo povo que neste momento se mostra muito fiel, trair a Deus ao adorar um bezerro de ouro.

Sabem o que aprendo aqui?

Deus lhes permitiu que fizessem uma prova; eles teriam que tentar alcançar a santificação com sua própria força.

E é aqui que descobrimos nossa incapacidade e nossa completa dependência de Deus.

Se você ainda tem alguma dúvida do que eu estou falando, eu o desafio a dar uma lida em Romanos 7 e entender essa nossa miserabilidade, na própria experiência do apóstolo Paulo, descrita neste impressionante capítulo.

Portanto, na próxima vez que você se comprometer com o Senhor, não se esqueça do quanto você dependerá dele até para cumprir a sua parte no acordo.

Depois disso, Moisés se retirou e foi levar essa resposta ao SENHOR.





   ... A preparação para estar na presença do Senhor ...



.
By google.

.
Um Deus Santo!


Vimos até agora que a nação de Israel entrou de livre e espontânea vontade nesta aliança com Deus.

Apesar de eles terem feito o certo eles pareciam compreender muito pouco aquilo que estavam prometendo.

Moisés foi até o Senhor e lhe contou o que o povo havia respondido.

E Deus disse a Moisés:

_ Eu vou falar com você numa nuvem escura para que o povo possa ouvir a nossa conversa e para que, daqui em diante, sempre confiem em você.

O propósito de Deus ao aparecer visivelmente diante de Moisés era para dar ao povo uma prova irrefutável de que Moisés estava diante deles como um representante de Deus.

Mas a glória do Senhor estaria escondida por uma nuvem escura, pois Deus é santo e homem nenhum sobreviveria se contemplasse a face do Senhor.


O Senhor ia proclamar sua santa lei pessoalmente a fim de eliminar toda suspeita de que Moises tinha algo a ver com sua lei.

Mas a presença deles diante de Deus requeria santificação, sem a qual ninguém poderá vê-lo.

_Vá falar ao povo e mande que eles passem o dia de hoje e de amanhã purificando-se para me adorar. Eles devem inclusive lavar as suas roupas.

Os atos externos de preparação tinham o propósito de impactar nas pessoas a necessidade de preparar seu coração para se encontrar com Deus.

Pois em sua essência a santificação é um assunto do espírito, de ser "de limpo de coração".

Aliás, santidade deve ser considerada de uma forma muito séria toda vez que nos aproximamos de Deus.

E Deus continuou dizendo;

_ Devem se aprontar para depois de amanhã e nesse dia eu descerei sobre o monte Sinai, onde todo o povo poderá me ver.


_ Marque limites em volta da montanha, para que o povo não passe dali, e diga-lhes que não subam o monte, nem cheguem perto dele. Se alguma pessoa puser o pé nele, esta deverá ser morta.

A coisa começou a ficar mais séria do que eles poderiam imaginar.

Será que o monte Sinai, seria uma espécie de vulcão em erupção com um fragilizado povo aos seus pés condenados à destruição?

Afinal, qual era o propósito do Senhor com este tão duro castigo? 
 .

By google.

.
A preparação para estar na presença do Senhor


O monte Sinai, não era uma espécie de vulcão em erupção com um povo aos seus pés condenados à destruição, não!

O propósito do Senhor foi só manifestar a realidade, extensão e proximidade de sua santidade e seu poder destruidor.

Este severo castigo foi anunciado especificamente por Deus para ensinar ao povo, com termos bem claros, o que significava estar na presença de um Deus santo.

E o Senhor Deus continua sua advertência dizendo;

_ E se essa pessoa não respeitar os limites determinado, ninguém deverá tocar nela; ela será morta a pedradas ou com flechas. Isso deve ser feito tanto com pessoas como com animais.
Entenderam?

O transgressor da ordem divina deveria ser capturado, mas ninguém poderia ultrapassar os "limites" para prendê-lo.

Por tanto, o transgressor tinha de ser morto a pedradas ou mediante dardos disparados de fora dos limites estabelecidos.

O mesmo deveria se fazer com qualquer animal que se perdesse na zona limitada, a fim de que ninguém se sentisse tentado a entrar na zona proibida para recuperar seu animal perdido.

Foi feito de tudo para impressionar aos israelitas para com a grandiosa majestade de Deus, e com o espírito de solenidade que deveria embargar o coração daquele que se aproximasse da presença divina.

E o Senhor conclui dizendo;

_ Haverá um momento em que deverá ser tocada a trombeta, a aí sim vocês poderão subir o monte.

Ué... Deus não havia proibido que o povo ultrapassasse os limites do monte?

Então como é que aqui ele diz que podem subir agora?

Muita calma nesse momento...

O povo nunca subiu ao monte, mas os que subiram foram; Moisés, Arão, Nadabe, Abiu e os 70 anciãos, isso é descrito lá no capítulo 24 e é destes que se faz referência aqui.


Voltando ao pé do morro Sinai, em obediência à ordem de Deus, Moisés instruiu ao povo quanto à preparação para a promulgação da lei.

Depois disso, imediatamente começaram o ritual de purificação lavando suas roupas.

Ao mesmo tempo, Moisés ordenou a construção da cerca que deveria manter o povo afastado do monte.

Moisés ainda deu a eles uma ordem que pelo que vemos não constava nas advertências dadas pelo Senhor Deus;

_ Fiquem prontos para depois de amanhã e até lá não tenham relações sexuais.

Bem, como este povo era muito impuro, e haveria aqui um tempo de ansiosa espera, Moisés exigiu que até mesmo o relacionamento íntimo dos casais fosse suspenso, a fim de que o povo desse primeiro lugar ao seu relacionamento entre si e o SENHOR.

.

 By google.

 .
A apavorante presença de Deus


Era uma manhã linda quando o acampamento acordou para recolher o maná antes que o sol que brotava forte no horizonte derretesse o alimento gratuito de cada dia. 

Havia certa ansiedade no acampamento, pois chegara o grande dia anunciado por Moisés em que o Senhor iria descer até o monte sinal diante de toda a multidão.

As especulações giravam em torno de como Deus se apresentaria diante da grande massa popular.

O sol que subia radiante foi inesperadamente ofuscado por nuvens escuras fazendo o dia lindo anteriormente anunciado, se transformar em uma espécie de fim de tarde tempestuosa.

Quando abruptamente, o SENHOR anuncia sua presença no monte com sinais assustadores:

Trovoadas e relâmpagos são ouvidos em todo o acampamento e uma nuvem escura aparece no topo do monte fazendo o gigante tremer de cima a baixo.

Ao mesmo tempo, um sonido quase insuportável de buzina ou trombeta vindo da nuvem escura ecoa por todo o deserto ficando ainda mais terrível a cada minuto.

O desespero toma conta da multidão que nunca tinha visto algo parecido, seria o fim do mundo?

E todo o povo que estava no acampamento estremeceu de medo.

V:17
Moisés percebendo o desespero do povo, e que o medo poderia levar a multidão a correr em debandada pelo deserto, convoca rapidamente seus líderes e os ordena a arrastar a multidão para mais perto do monte.

Depois de muita insistência eles acabaram se aproximando até as cercas que haviam sido construídas para restringir o acesso ao monte.

De olhos arregalados eles viram que o monte fumegava e tremia e o som de trombeta ficava cada vez mais alto e insuportável.

Eu já mostrei esse mapa em uma postagem anterior, vale a pena ver novamente e observar a cadeia de montes que formam um "C" semelhante a um anfiteatro, cujo palco estava sendo preparado para o grande espatáculo da poderosa manifestação de Deus. 


.
By google.
.
Todo o monte Sinai soltava fumaça, porque o SENHOR havia descido sobre ele no meio do fogo. Ô Glória!!! 


Em 1984 uma expedição visitou este lugar e encontrou evidências do fogo no topo da montanha como é descrito por Moisés. 
No topo do Monte Sinai, as rochas são escuras como que se tivessem sido queimadas, veja a foto abaixo.
 .
By google.
 .
A base desta afirmação vem dos testes feitos nas rochas, que determinaram que elas tinham resíduos de "vidro vulcânico", um mineral que é formado em altas temperaturas. 

. .
 By google.

. .
Exploradores quebraram algumas rochas e comprovaram que são de granito e escuras apenas por fora! É o local mais alto da região (mais de 60 metros de altura). 

A fumaça subia como se fosse à fumaça de uma fornalha, e todo o povo tremia muito. 

Tão aterradora era a cena, com o morro coberto de fumaça e fogo e tão terrível era o som da trombeta, que Moisés não pôde permanecer em silencio ... 




O nosso privilégio!


Tão aterradora era a cena, com o monte coberto de fumaça e tão terrível era o som da trombeta que Moisés não pôde permanecer silencioso.

O som da trombeta foi ficando cada vez mais forte e para aliviar a tensão, Moisés começou a falar e Deus de uma forma extraordinária respondia lá do trovão para que o povo ouvisse e cresse em Moisés.


Depois disso o SENHOR desceu no alto do monte Sinai e chamou Moisés para que fosse até lá.

A multidão apreensiva e curiosa observava aquilo que só Moisés poderia fazer; subir e comparecer diante de Deus. 
 .
 By google.
.
Que privilégio, o de Moisés!
 

E quando lá chegou o SENHOR lhe disse:
_ Avise ao povo que não passe o limite para chegar perto a fim de me ver. Se passarem, muitos deles morrerão.

Provavelmente teve quem não levasse a sério a restrição, ao ponto de alguém estar disposto a ultrapassar os limites, a fim de ver irreverentemente a glória de Deus.


O SENHOR disse a Moisés que voltasse ao povo e lhes advertisse que não deviam atravessar o limite do monte, para que muitos deles não perecessem.

Mesmo os sacerdotes que se chegavam ao SENHOR (para executar suas funções) deveriam se consagrar para não ser castigados, mas igualmente não podiam subir o monte.

Depois de falar ao povo, Moisés deveria voltar, trazendo Arão com ele.

_ Agora desça e depois volte somente com Arão. Porém os sacerdotes e o povo não devem passar os limites a fim de subir até o lugar onde estou. Se fizerem isso, eles morrerão.

A distância que deveria ser mantida pelo povo e pelos sacerdotes, nos alerta ao privilégio que agora temos, de entrar diretamente no santuário da presença de Deus pelo sangue de Cristo.


.
By google.
 .
“Por isso, irmãos, por causa da morte de Jesus na cruz nós temos completa liberdade de entrar 

no  Lugar  Santíssimo ”. 

Hebreus 10 : 19. 

.
Que privilégio, o Nosso!




 Fontes deste Estudo Biblico :
O código da Bíblia.com



.
  By you tube.

. . 
  
.
.
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.




 By google.


Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...