Êxodo Capítulo VI

Posted by TKM












By google.


 .


02 - Êxodo Capítulo : 6


1 Então disse o Senhor a Moisés: Agora verás o que hei de fazer a Faraó; pois por uma poderosa mão os deixará ir, sim, por uma poderosa mão os lançará de sua terra.

2 Falou mais Deus a Moisés, e disse-lhe: Eu sou Jeová.

3 Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome Jeová, não lhes fui conhecido.

4 Estabeleci o meu pacto com eles para lhes dar a terra de Canaã, a terra de suas peregrinações, na qual foram peregrinos.

5 Ademais, tenho ouvido o gemer dos filhos de Israel, aos quais os egípcios vêm escravizando; e lembrei-me do meu pacto.

6 Portanto dize aos filhos de Israel: Eu sou Jeová; eu vos tirarei de debaixo das cargas dos egípcios, livrar-vos-ei da sua servidão, e vos resgatarei com braço estendido e com grandes juízos.

7 Eu vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus; e vós sabereis que eu sou Jeová vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios.

8 Eu vos introduzirei na terra que jurei dar a Abraão, a Isaque e a Jacó; e vo-la darei por herança. Eu sou Jeová.

9 Assim falou Moisés aos filhos de Israel, mas eles não lhe deram ouvidos, por causa da angústia de espírito e da dura servidão.

10 Falou mais o Senhor a Moisés, dizendo:

11 Vai, fala a Faraó, rei do Egito, que deixe sair os filhos de Israel da sua terra.

12 Moisés, porém, respondeu perante o Senhor, dizendo: Eis que os filhos de Israel não me têm ouvido: como, pois, me ouvirá Faraó a mim, que sou incircunciso de lábios?

13 Todavia o Senhor falou a Moisés e a Arão, e deu-lhes mandamento para os filhos de Israel, e para Faraó, rei do Egito, a fim de tirarem os filhos de Israel da terra do Egito..

14 Estes são os cabeças das casas de seus pais: Os filhos de Rúben o primogênito de Israel: Hanoque e Palu, Hezrom e Carmi; estas são as famílias de Rúben.

15 E os filhos de Simeão: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul, filho de uma cananéia; estas são as famílias de Simeão.

16 E estes são os nomes dos filhos de levi, segundo as suas gerações: Gérson, Coate e Merári; e os anos da vida de levi foram cento e trinta e sete anos.

17 Os filhos de Gérson: Líbni e Simei, segundo as suas famílias.

18 Os filhos de Coate: Anrão, Izar, Hebrom e Uziel; e os anos da vida de Coate foram cento e trinta e três anos.

19 Os filhos de Merári: Mali e Musi; estas são as famílias de levi, segundo as suas gerações.

20 Ora, Anrão tomou por mulher a Joquebede, sua tia; e ela lhe deu Arão e Moisés; e os anos da vida de Anrão foram cento e trinta e sete anos.

21 Os filhos de Izar: Corá, Nofegue e Zicri.

22 Os filhos de Uziel: Misael, Elzafã e Sitri.

23 Arão tomou por mulher a Eliseba, filha de Aminadabe, irmã de Nasom; e ela lhe deu Nadabe,
Abiú, Eleazar e Itamar.

24 Os filhos de Corá: Assir, Elcana e Abiasafe; estas são as famílias dos coraítas.

25 Eleazar, filho de Arão, tomou por mulher uma das filhas de Putiel; e ela lhe deu Finéias; estes são os chefes das casa, paternas dos levitas, segundo as suas famílias.

26 Estes são Arão e Moisés, aos quais o Senhor disse: Tirai os filhos de Israel da terra do Egito, segundo os seus exércitos.

27 Foram eles os que falaram a Faraó, rei do Egito, a fim de tirarem do Egito os filhos de Israel; este Moisés e este Arão.

28 No dia em que o Senhor falou a Moisés na terra do Egito,

29 disse o Senhor a Moisés: Eu sou Jeová; dize a Faraó, rei do Egito, tudo quanto eu te digo.

30 Respondeu Moisés perante o Senhor: Eis que eu sou incircunciso de lábios; como, pois, me ouvirá Faraó;




 .

By google.



 .
Tentando entender os estranhos caminhos de Deus.


Moisés não recebeu uma resposta dura por sua queixa, ao invés disso Deus usou de sua misericórdia e não o repreendeu por reclamar daquele jeito, pelo contrário lhe prometeu mais uma vez a libertação de Israel com mão forte.

_ Agora você verá o que vou fazer com o rei do Egito. Eu vou obrigá-lo a deixar que o meu povo vá embora. Sim, eu o forçarei a expulsar os israelitas do seu país.

Na verdade, Deus exerce grande paciência com seus filhos, pois Ele conhece a nossa fraqueza.

Moisés deve ter pensado; Porque é que ele já não fez isso antes? Será que eu tinha que pagar esse mico diante do povo de Israel primeiro?

Na realidade, Moisés não estava preparado para entender o proceder de Deus e não adiantava o senhor lhe dar uma explicação.

Os estranhos caminhos de Deus podem ser traduzidos assim; "O que eu faço, você não o compreende agora; mas entenderá depois".

Quer saber por que às vezes Deus permite que venhamos a passar por situações adversas?

Primeiro porque ele nos conhece intimamente, sabe como será nossa reação diante de certas circunstancias.

Veja só o caso dos Hebreus; Nós ainda vamos estudar que mesmo após sua libertação milagrosa do Egito e sua gloriosa marcha através do deserto durante a qual eles contemplarão tantas provas do poder e a misericórdia de Deus, eles por diversas vezes ainda se rebelarão contra Deus. Dá para acreditar?

Outra coisa, dificilmente eles teriam estado dispostos a sair de Egito, se Deus não permitisse que se aumentasse grandemente a opressão sobre a qual viviam.

E se soubessem antecipadamente de tudo o que teriam que passar para sair do Egito, talvez nunca desejassem sair da escravidão.

Isto pode explicar, pelo menos em parte, por que Deus não revela tudo o que fará acerca do futuro que nos espera.

Agora preste atenção no que eu quero lhe dizer, para encerrar esta postagem;

Isso pode está acontecendo com você?

Você está passado por grandes dificuldades, apesar de estar em plena comunhão com o Senhor?

Você não consegue entender este momento em sua vida?

Pois então meu caro, se liga, pois seu caso pode ser igual ao de nossos irmãos da história que estamos estudando...

Aprenda a confiar em Deus!

Para fechar esta postagem, corre lá na sua Bíblia, leia Mateus 6:33 e faça como eu, nunca mais esqueça este versículo, pois a promessa contida nele vai lhe ajudar a passar por momentos difíceis. 
  .
 By google.

  .
Porque devemos memorizar a palavra de Deus?
 
Depois de ter dito a Moisés como Ele acabaria com a farra do faraó sobre os Israelitas, Deus volta a repetir a Moisés algumas palavras ditas lá no capitulo três, pois parece que nosso herói já havia esquecido quando viu a coisa ficar preta pro seu lado.

O relato que se segue nesta postagem nos mostra a forma simples e familiar como Deus se relaciona com Moisés.

É algo simplesmente maravilhoso, o que demonstra como nosso Deus realmente nos ama e deseja muito um relacionamento conosco, mesmo que tenha que repetir tudo de novo.

_ Preste atenção Moisés, Eu sou o SENHOR, Eu apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como o Deus Todo-Poderoso, porém não deixei que me conhecessem pelo meu nome de SENHOR como estou lhe revelando agora.

Deus estava se revelando mais completamente do que no passado quando se relacionou com Abraão e Cia.

Agora ele se revelaria livrando seu povo com "mão forte", tomando aos israelitas como seu povo, estabelecendo seu pacto com eles e dando-lhes a terra de Canaã.


E Deus continua conversando com Moisés como um pai fala com o filho;

_ Eu fiz uma aliança com eles e na ocasião prometi dar-lhes a terra de Canaã, onde tinham vivido como estrangeiros.

_ E como já lhe falei anteriormente, nos tempos atuais, tenho ouvido os gemidos dos israelitas, que estão sendo escravizados pelos egípcios, e então me lembrei da aliança que fiz com eles.


_ Agora vá novamente até os israelitas e diga a que “Eu sou o SENHOR. Vou livrá-los da escravidão do Egito. Estenderei o braço poderoso para fazer cair sobre os egípcios um castigo horrível e salvarei vocês.

Como se viu até agora, essa libertação não poderia se realizar por meios pacíficos, pelo contrário requereria uma demonstração de força da parte de Deus.


Deus continuou fazendo promessas, uma atrás da outra.

_ E tem mais, farei com que vocês sejam o meu povo e eu serei o seu Deus. Vocês ficarão sabendo que eu sou o SENHOR, seu Deus, o Deus que os vai livrar da escravidão no Egito. Eu os levarei para a terra que jurei que daria a Abraão, a Isaque e a Jacó. E eu darei essa terra para ser propriedade de vocês, pois Eu sou o SENHOR.

Como lhe falei no inicio da postagem, tudo o que Deus falou aqui para Moisés já havia sido dito a ele anteriormente, más o desespero de Moisés diante da dificuldade lhe rendeu a repetição do discurso.

É por isso que devemos ler a palavra do Senhor quantas vezes forem necessárias até gravarmos em nossa mente, pois temos a tendência de esquecer suas promessas diante de situações adversas.

E para concluir é importante mencionar aqui que todas essas promessas foram cumpridas em seu devido tempo. 
  .
By google.
  .
Deus insiste com Moisés


Vimos até aqui que Moisés assegurou ao povo que eles seriam livrados da sua servidão, sendo resgatados com grandes manifestações de castigo (aos algozes) e que eles seriam o povo de Deus, e que ele os levaria até a terra prometida.

Mas os israelitas, que esperavam uma rápida libertação, não lhe deram atenção, tal era sua angústia.


Paramos no momento em que o SENHOR mandou Moisés voltar novamente para falar com o Faraó:

_ Moisés, volte novamente ao Faraó, rei do Egito, e diga a ele que deixe que os israelitas saiam do país definitivamente.

Perceba que Deus não menciona aqui uma viagem de três dias como Moisés havia sugerido no primeiro encontro.

Deus apresenta uma declaração bem definida: que os filhos de Israel tinham de sair permanentemente do país.


Porém Moisés respondeu ao SENHOR:
_ Mas Senhor, se até os israelitas não querem me dar atenção, o senhor acha que o rei vai querer?

As amargas queixas dos israelitas desanimaram tanto a Moisés que mais uma vez ele desejou desistir de sua missão.

_ Além do mais, o Senhor sabe... Eu não tenho facilidade para falar.

Nosso herói sentiu de novo uma falta de confiança própria para levar a pesada carga da liderança.


A Bíblia não registra a resposta de Deus diante do novo protesto de Moisés.

Parece que Deus não lhe contestou formalmente, mas lhe deu uma ordem terminante que não admitia uma negativa.

O SENHOR ordenou que Moisés e Arão dissessem aos israelitas e ao Faraó, que eles tinham a ordem de tirar do país o povo de Israel.

Más não seria fácil, pois cada prova produziria novas dúvidas em Israel.

Até Moisés parecia não ter esperanças.

Isso as vezes acontece com a gente, principalmente quando colocamos nossa dependência nas pessoas.

O problema é que somos muito lentos em perceber que a Palavra de Deus é um suporte que nunca falha.

E não importa quanta oposição possa haver.

Ela nunca falha.
  .
By google.

 .
A genealogia de Moisés e Arão.
  

Caro leitor, peço sua paciência para com esta postagem, pois apesar da leitura desta parte da narrativa ser um pouco monótona, na verdade ela nos traz informações importantes sobre a história de Israel.

Portanto não pule esta postagem!

Esta genealogia serve para identificar claramente a linhagem e a história da família de Moisés e Arão, o que lhes dá as credenciais e a autoridade para trabalharem em nome do SENHOR.

A organização social de Israel estava baseada nas tribos; por isso era importante um registro das divisões e subdivisões das diversas famílias.

Então vamos lá?


Esta é a lista dos grupos de famílias dos antepassados de Moisés e Arão:

Rúben, o primeiro filho de Jacó, foi pai de quatro filhos: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.


Simeão outro filho de Jacó, foi pai de seis filhos: Jemuel, Jamim, Oade, Jaquim, Zoar e Saul.

A tribo de Rúben e Simeão são mencionadas porque como Levi, todos eram filhos de Lia.


Agora vamos à família de Levi.

Ele foi pai de três filhos: Gérson, Coate e Merari.

Preste atenção não vai se perder... Gérson foi pai de dois filhos: Libni e Simei.

Coate foi pai de quatro filhos: Anrão, Isar, Hebrom e Uziel.

Merari foi pai de dois filhos: Mali e Musi.

São foram os filhos e netos de Levi.


Vamos agora ver o que aconteceu Anrão um dos filhos de Coate que foi filho de Levi.

Anrão neto de Levi, vejam só, casou com Joquebede, sua tia por parte de pai, e ela lhe deu dois filhos: Arão e Moisés bisnetos de Levi.

É interessante notar que Moisés relata algo sobre seus pais que muitos desejariam não mencionar.

O pai de Moisés casou-se com sua própria tia, este tipo de união era proibido, porém a lei não vigorava na época em que ocorreu este casamento.

Entretanto, conhecendo a natureza humana, acreditamos que se Moisés não tivesse sido inspirado por Deus, ele teria omitido a lei ou o detalhe do casamento dos pais.


Agora vamos dar uma passada na família de Arão.

Ele se casou com Eliseba e ela lhe deu quatro filhos: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.

Estes relatos positivamente os identificam como descendentes de Levi.

Arão e Moisés foram os que receberam do SENHOR Deus a ordem de Tirar do Egito as tribos de Israel. ”


O capítulo termina com Deus declarando Sua grandeza e Moisés sua descrença.

Moisés inspirado por Deus não esconde sua fraqueza, que o fez como um servo do Senhor algumas vezes culpar a si mesmo, pelos aparentes impedimentos para o trabalho de Deus.

Damos graças á Deus, pois a nossa fraqueza jamais será um impedimento para Ele agir.



 Fontes deste Estudo Biblico : 
 O código da Bíblia.com 

 .



  By you tube.


 .
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.

 .
By google.
 .

 
 .
Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!


 .

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...