Êxodo Capítulo III

Posted by TKM







  By google.


 .

02 - Êxodo Capítulo : 3


1 Ora, Moisés estava apascentando o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e levou o rebanho para trás do deserto, e chegou a Horebe, o monte de Deus.

2 E apareceu-lhe o anjo do Senhor em uma chama de fogo do meio duma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia;

3 pelo que disse: Agora me virarei para lá e verei esta maravilha, e por que a sarça não se queima.

4 E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui.

5 Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

6 Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés escondeu o rosto, porque temeu olhar para Deus.

7 Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos;

8 e desci para o livrar da mão dos egípcios, e para o fazer subir daquela terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel; para o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu.

9 E agora, ei s que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem. 10 Agora, pois, vem e eu te enviarei a Faraó, para que tireis do Egito o meu povo, os filhos de Israel.

11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?

12 Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte.

13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.

16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu-me, dizendo: certamente vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito;

17 e tenho dito: Far-vos-ei subir da aflição do Egito para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, para uma terra que mana leite e mel.

18 E ouvirão a tua voz; e ireis, tu e os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor, o Deus dos hebreus, encontrou-nos. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus.

19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser por uma forte mão.

20 Portanto estenderei a minha mão, e ferirei o Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele. Depois vos deixará ir.

21 E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios.

22 Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata e jóias de ouro, bem como vestidos, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; assim despojareis os egípcios.




 .

By google.

  .
Moisés e a arvore que pega fogo, mas não queima.


Moisés levava uma vidinha normal em Midiã:

Acordava cedo, ia apascentar o rebanho do sogro, voltava para casa, brincava um pouco com Gérson, colocava o assunto em dia com Zípora, jantava, dormia cedo, aquela rotina sabe?

Esta vida foi exatamente o oposto do qual ele foi preparado no Egito, e apascentar rebanhos para os egípcios era uma ocupação desprezada.

Durante este tempo ele cresceu em mansidão e humildade.

Ele aprendeu a não confiar em sua própria capacidade.

Enquanto no Egito ele era rico e poderoso e tinha muitos servos para servi-lo, em Midiã como pastor de ovelhas tinha que fazer tudo por si mesmo.

Certo dia, ele saiu cedo e resolveu levar o rebanho de Jetro para pastar no monte Sinai (também chamado Horebe) e sua vida nunca mais foi à mesma.


Ao se aproximar do monte aonde mais tarde receberia a lei de Deus, ele vê um fenômeno muito estranho, um espinheiro queimando.


Então pensou:
_ Que c-co-coisa es-stranha… Tem uma m-mo-moita pe-pegando f-fo-fogo ali.

Mas o que ele viu era de fato algo muito esquisito:
_ I-i-ih. A m- moita n-não t-tá queimando!

Ele chegou mais perto para ver melhor que mistério era aquele. E outra coisa mais esquisita ainda aconteceu:

Uma voz de trovão saiu de dentro da moita.


_ Moisés! Moisés!

Imagine o espanto do pobre coitado, se já gaguejava...

_ E-e-e-e-estou a-a-a-aaqui!


Quando Moisés se aproximou do espinheiro, não esperava receber uma visão nem estava consciente da presença de Deus, por isso foi repreendido;

_ Pare aí e tire as sandálias, pois o lugar onde você está é um lugar sagrado.

Deus mandou que Moisés tirasse as sandálias dos pés, exigindo dele um sinal de humildade, reverência e adoração.

A prática de tirar as sandálias antes de entrar num templo, um palácio ou mesmo uma casa particular sempre foi um costume geral no Próximo Oriente.

Já que as sandálias levam pó e outras impurezas, a reverente mentalidade oriental considerava um sacrilégio, entrar num lugar limpo ou santo com os sapatos.

O lugar onde estava Moisés era santo, não porque fosse um antigo santuário ou um lugar sagrado, más por causa da presença de Deus.

É a presença de Deus que santifica o local.

Agora vamos a mais um FlashForward (flash do futuro)
  • Viaje para uns 50 anos à frente e veja Josué recebendo uma ordem que teve uma relação com a que foi dada a Moisés (Josué 5: 15).

Depois de chamar a Moisés, Deus se identificou:


_ Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.

Ao descobrir que estava diante do Deus todo poderoso, Moisés apavorou-se, então cobriu o rosto porque ficou com medo de olhar para Deus.

Moisés havia aprendido que nenhum homem poderia suportar a glória do Deus santo.

Opa! Vamos a mais um Flashforward (flash do futuro)
  • Estamos agora a aproximadamente 500 anos a frente, veja o que fez Elias quando neste mesmo lugar, Deus se apresentou a ele. (1 Rei. 19: 13).
  • Agora saímos deste ponto e viajaremos mais 200 anos, para ver o que Isaias viu quando os santos anjos estavam diante do trono de Deus no céu (Isaias6: 1,2).
Nunca devemos nos aproximar de Deus sem a devida reverência.

Mesmo nos aproximando de Deus, como filhos, devemos observar a devida reverência em oração e adoração, nunca se apresentando a ele com pecados não confessados.

Na próxima postagem;
  • Deus explica a Moisés sua grande missão;
  • Moisés expõe uma série de objeções; 
 
  By google.

 .

Deus anuncia a missão de Moisés.

Então o SENHOR disse:
_ Eu tenho visto como o meu povo está sendo maltratado no Egito; tenho ouvido o seu pedido de socorro por causa dos seus feitores. Sei o que estão sofrendo.

Que versículo maravilhoso!

Deus ouve nosso clamor e tem conhecimento de nossa situação. Ele nunca se esquece de nós.

Seria mais correto dizer que nós é que nos esquecemos de Deus e não o inverso.


_ Por isso desci para libertá-los do poder dos egípcios e para levá-los do Egito para uma terra grande e boa. 

Esta terra era o que hoje é compreendida por Israel e a Jordânia.

_ É uma terra boa e rica, onde moram os cananeus, os heteus, os amorreus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.

A rica terra a oeste do rio Jordão produzia enormes colheitas de cereais na primavera e proporcionava pastoreios durante todo o ano.


_ Você será meu enviado para ir até a corte do faraó e tirar o seu povo do Egito. Mas antes disso você vai lá falar com o Faraó e dizer a ele que vocês estão saindo.

Moisés, sem dúvida, havia já há muito tempo abandonado a idéia de fazer alguma coisa por Israel. 

E depois de quarenta anos ele deve ter ficado espantado quando ouviu Deus dizer que o enviaria ao Egito.

Verdadeiramente, a fraqueza humana é a única característica humana pelo qual Deus exerce o Seu poder. "A limitação do homem é a oportunidade de Deus atuar".

Lembre-se, quando você não depende mais de suas forças é que Deus age poderosamente.


Mas ele opôs uma série de objeções; 

_ Q-quem s-sou eu para ir f-falar com o r-rei do Egito e t-tirar d-daquela t-terra o p-povo de Israel?

Quarenta anos tinham provocado grandes mudanças no modo de Moisés pensar.

Quando era um príncipe no Egito, ele voluntariamente havia se oferecido para ser o libertador de povo escravizado.

Imaturo e confiando em si mesmo, matou um dos opressores do seu povo, esperando que entendessem "que Deus lhes daria a liberdade através dele".

No entanto, nesse tempo ele não estava qualificado para a posição de liderança que aspirava, nem os filhos de Israel estavam prontos para a libertação.

Os 40 anos em Midiã lhe ensinaram a humildade e lhe tirou a confiança completa que tinha de si mesmo.

Agora como um simples pastor do deserto oriental, que influência poderia se esperar que tivesse sobre o poderoso rei da nação mais forte da terra?

Além do mais, que influência teria com seu próprio povo?

Já o tinham rejeitado quando era poderoso, será que aceitariam sua liderança sendo um fugitivo que voltava a aparecer?

Pensamentos como estes devem ter passado pela mente de Moisés.

Desta forma dá para entender facilmente sua renuncia em aceitar o chamado de Deus bem como sua desconfiança em si mesmo e em seu povo.


Diante de sua fraqueza, Deus respondeu: 

_ Eu estarei com você. Quando você tirar do Egito o meu povo, vocês vão me adorar neste monte, e isso será uma prova de que eu o enviei.

Não há uma promessa maior que possa chegar até um líder do povo de Deus do que a que foi dada a Moisés.

Somente o divino "Eu serei contigo" é que mantém os verdadeiros servos de Deus.

Esta é a resposta para toda e qualquer vontade de se esquivar.

E então, será que depois desta promessa, Moisés se sentiu mais seguro?

Pois é, parece que nosso herói estava mais inseguro do que podemos imaginar, como veremos na próxima postagem.

 .

  By google.

 .
O nome de Deus - parte I



A partir de agora, para não ficar chata a leitura, vou parar de imitar Moisés como um gago, ok?

Ok, entào vamos começar!
Depois de ouvir que Deus estaria com ele, nosso herói estava chegando ao ponto de aceitar o apelo divino, porém ainda com algumas dúvidas.

Então ele perguntou o que deveria dizer ao povo, se lhe pedissem suas credenciais divinas.

Moisés sabia que ao receber esta grande revelação de misericórdia, os filhos de Israel iriam desejar saber tanto a natureza divina quanto o nome de Deus que acompanhariam esta nova revelação.

_ Quando eu for falar com os israelitas e lhes disser: “O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês”, eles vão me perguntar: “Qual é o nome dele? ” Aí o que é que eu digo?


Nem Moisés, nem o povo, sabiam o nome de Deus, sendo assim, como iria o povo saber que ele fora mandado pelo verdadeiro Deus?

As pessoas naquela época davam muita importância aos nomes. No Egito, por exemplo, havia muitos deuses e cada um com um nome para identificá-lo.

Deus então disse:
_ Meu nome é “JEOVÁ”.

Este nome significa "Eu Sou". Ela refere-se à natureza eterna, independente, auto-existente e auto-suficiente de Deus.

Assim como o próprio nome "Eu Sou" sugere, Deus nunca muda e nunca pode ser um "era" ou "serei".

Há muitos deuses, mas um único "Jeová".

E Deus continua;

_ Você dirá o seguinte: EU SOU me enviou a vocês.

E na medida em que Deus progressivamente revela os Seus planos, e a Si mesmo, para o homem, Ele constantemente concede mais conhecimento a respeito dEle mesmo.


Opa! Tá na hora de mais um... 

Flashforward (flash do futuro)

Estamos no novo testamento, mais precisamente no tempo de Jesus Cristo, e ele está falando algo muito importante referente a Si mesmo.

Descubra o que é em João 8:58. (esta é para a galerinha de nossa célula; tô lembrando agora que estudamos este versículo esta semana em nossa reunião, lembram?).
Então pegue agora sua Bíblia e leia este versículo, eu espero...

Aliás, na Bíblia, todas as três pessoas da Trindade são referidas como "Jeová".

Devemos ficar muito atentos com os (vou falar bem baixinho) "Testemunhas de Jeová" que negam a divindade de Cristo e do Espírito Santo.

No entanto eles ignoram o significado do próprio nome de Jesus que significa "Jeová salva".

Você sabe quantas vezes Cristo se referiu a Ele mesmo como "Eu Sou"?

Muitas!

Só alguém com muita autoridade poderia dizer isso de si mesmo.

Ele é tudo o que necessitamos ...
E para concluir, você sabia que a partir do século III a.C., os judeus deixaram de pronunciar o nome sagrado de Deus, e que na Bíblia eles o substituiram por Senhor?

 .
  .
  By google.
  .
O nome de Deus – Parte II
 

Na Bíblia, Deus é chamado por vários nomes:

ELOHIM (אֱלוֹהִים), que significa “Deus”;
ELÔAH (אֱלוֹהַּ), que significa “Deus”;
EL (אֵל), que significa “Deus”;
ELION (עֶלְיוֹן), que significa “Altíssimo”;
SHADAY (שַׁדַּי), que significa “Onipotente”;
ADONAY (אֲדוֹנָי), que significa “Senhor” e
YAHVEH (יַהְוֶה), que significa “Ele faz existir”.

Este último nome, YAHVEH, é o único nome que é realmente o nome próprio de Deus.

Os outros nomes são mais títulos do que nomes propriamente.

Este nome é derivado da forma causativa do verbo hebraico HAVAH (הָוָה), que significa “ser”, ou “existir”.

Este nome é considerado o mais sagrado dos nomes de Deus.

No entanto, na maioria das traduções da Bíblia, onde aparece o nome YAHVEH, este nome é substituído pela palavra “Senhor” ou pela palavra “Deus”.

Isto acontece pela seguinte razão:

A partir do século III a.C., os judeus deixaram de pronunciar o nome sagrado de Deus, YAHVEH, porque achavam que seria uma profanação pronunciá-lo, e por isso, ao lerem a Bíblia, onde estava escrito YAHVEH, eles pronunciavam ADONAY, que significa “Senhor”.

Por este motivo, quando a Bíblia foi traduzida para o grego, onde aparecia o nome sagrado YAHVEH, eles colocaram KYRIOS, que em grego significa “Senhor”.

Posteriormente, ao traduzirem a Bíblia para o latim, onde aparecia o nome sagrado, eles colocaram “Dominus”, que significa “Senhor”,

Depois, quando traduziram para o português, colocaram “Senhor”.

Em algumas traduções mais modernas, onde aparece o nome YAHVEH, eles colocaram SENHOR, com todas as letras maiúsculas, para que o leitor saiba que ali a palavra SENHOR está substituindo o nome sagrado de Deus, YAHVEH.

E quando no texto original da Bíblia, em hebraico, aparece o nome ADONAY, eles colocam Senhor, com apenas a inicial maiúscula.

O nome YAHVEH, quando adaptado para a língua portuguesa, fica JAVÉ, ou JAEVÉ.

Algumas pessoas pronunciam o nome sagrado de Deus como YEHOVAH, e o adaptam para a língua portuguesa como JEOVÁ.

No entanto, a pronúncia certa é YAHVEH.

Fica aqui então uma dúvida;

Os Judeus deixaram de pronunciar o nome de Deus, porque o mandamento de Deus que está em Êxodo 20:7, diz que não devemos pronunciar o nome de Deus em vão.

Más ficam aqui algumas dúvidas;

Quando é que pronunciamos o nome de Deus em vão?

É correto jurar pelo nome de Deus?

A Bíblia nos orienta a jurar por Deus?


 .
  By google.

 .

O nome de Deus - parte III


Bom gente, agora que comecei tenho que terminar, não tem outro jeito, afinal de contas estamos falando do nome de Deus.

Então vamos lá!

Onde foi que paramos mesmo?

Há já sei, terminei a última postagem com algumas interrogações a respeito do nome de Deus;

Aprendemos que os Judeus deixaram de pronunciar o nome de Deus, porque o mandamento de Deus que está em Êxodo 20:7, diz que não devemos pronunciar o nome de Deus em vão.

O problema é que eles interpretaram de forma errada esta passagem.

A tradução correta de Êxodo 20:7, é a seguinte: “NÃO LEVANTARÁS O NOME DE JAVÉ TEU DEUS PARA A FALSIDADE”.

Isto significa que nós não devemos usar o nome de Deus para enganar o nosso próximo, jurando pelo nome de Deus e descumprindo o juramento.

E não quer dizer que devemos parar de invocar o nome de Deus em ocasiões importantes.

No Salmo 105, versículo 1, está escrito: “LOUVAI A JAVÉ, INVOCAI O SEU NOME”.

Portanto, vemos que Deus se agrada quando pronunciamos o Seu nome.

Entretanto, um dos pecados mais comuns hoje em dia, para o qual poucas pessoas atentam, é o uso do nome de Deus em vão.

Mas o que é usar o nome de Deus em vão?

Usar o nome de Deus em vão significa que o cristão não pode referir-se a Deus de forma vã, leviana, sem propósito ou desrespeitosamente.

Não se deve banalizar o nome de Deus.

Porém, não são poucos os que usam o nome de Deus, por exemplo, em piadas muitas vezes desprezíveis, num ato de desrespeito total à santidade de Deus.

Outros usam para justificar pecados pessoais ou sustentar mentiras.

Isso é abominável!

Mas não são apenas nesses dois casos que usamos o nome de Deus incorretamente.

Jurar por Deus também é tomar o nome de Deus em vão.

É pecado!

Agora pegue a sua Bíblia e leia em (Mateus 5.34-36).

Só devemos declarar que pretendemos fazer algo quando queremos e podemos fazê-lo; e só devemos afirmar que não faremos algo quando, sinceramente, não podemos fazê-lo ou não o queremos.

No Antigo Testamento, jurar por Deus era comum, mas como vimos no nos versículos acima, Jesus a aboliu.

Por quê?

Porque somos falhos e muitas vezes nos equivocamos naquilo que pretendemos ou prometemos fazer.

Por isso, não podemos jurar por Deus que faremos isso ou aquilo.

Só prometa o que você quer e pode cumprir.

Sua sinceridade e a fidelidade nos seus compromissos honram o nome de Deus que está sobre você.

As pessoas devem acreditar em você pelo seu caráter e seu testemunho.

Agora, se você vive jurando por tudo, significa que seu crédito está em baixa.

Ser fiel é honrar a Deus.

E se você honra a Deus, pode ter certeza, ele vai honrar você! 

  .
  By google.

 .
Moisés recebe instruções.



Após revelar seu nome, o Senhor continua a dar força e encorajamento para Moisés realizar seu trabalho.

_ Diga a eles assim: O SENHOR, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vocês.


Deus continuou em dar a Moisés mais instruções referentes à execução de sua missão;

_ Quando chegar ao Egito, reúna os líderes do povo de Israel e explique o meu plano para libertá-los. Diga que eu, o SENHOR, vi a situação deles no Egito e vou tirá-los dela.


Moisés pensou que o desprezariam que não ouviriam suas palavras e rejeitariam sua direção.

Mas Deus lhe disse que a recepção que lhe dariam seria muito diferente da que tinha recebido 40 anos antes;

_ O meu povo ouvirá o que você vai dizer. Depois você e os líderes do povo de Israel irão falar com o rei do Egito.

Os anos de sofrimento serviram para despertar neles o desejo de redenção.

_ Quando chegar ao Faraó diga a ele que O SENHOR, o Deus dos hebreus, apareceu a você e depois peça que ele de permissão para levar o povo ao deserto, a uma distância de três dias de viagem, para prestarem um culto ao Deus de Israel.

O faraó não tinha direito a detê-los, mas era necessário seu consentimento para que saíssem, mesmo que por uns dias, assim como o foi necessário pedir um consentimento quando eles chegaram pela primeira vez.


Será que eles queriam enganar ao faraó?

De maneira alguma!

Deus conhecia o coração do Faraó, e instruiu a Moisés para que, primeiro, pedisse unicamente que o rei os liberasse para este passeio, e era óbvio que o faraó não aceitaria, pois temeria que seus escravos nunca mais voltassem.

Isto serviria para manifestar publicamente a dureza de coração do monarca.

_ Eu sei que, se o rei do Egito não for obrigado, ele não deixará vocês irem embora.

Preste atenção numa coisa; Deus nunca esconde dos seus filhos as dificuldades da obra.


E quando o faraó recusar o primeiro pedido, o que será razoável, será momento de Deus entrar em ação;

_ Por isso eu vou usar o meu poder e fazer coisas terríveis para castigar os egípcios. Depois disso o rei deixará que vocês saiam do Egito.

Que coisa fantástica! Deus previu sua resistência e realizou seus planos de acordo com ela.

A teimosia do Faraó seria um meio para demonstrar o poder de Deus.


Então o Senhor conclui dando boas notícias;
_ Eu farei com que os egípcios respeitem vocês. E, quando vocês saírem, não irão de mãos vazias.


_ Cada mulher israelita deverá pedir às mulheres egípcias que estiverem morando na casa dela ou que sejam suas vizinhas que lhe dêem objetos de prata e de ouro e roupas com que vocês vestirão os seus filhos e as suas filhas.

Quem poderia imaginar que os Egípcios dariam suas riquezas a um povo escravo?

Pois é! E é isto o que realmente acontecerá.

Os israelitas pedirão sem ter a intenção de devolver, e os egípcios concederão seu pedido sem esperar receber nada de volta, porque Deus fará que os israelitas achem graça diante deles.

Você lembra-se de uma promessa feita a Abraão, que estudamos numa terça-feira, 21 de abril de 2009 neste blog?

Não?

Então eu vou relembrar;

O título da postagem era “A terrível revelação”, nela estudamos que Abraão ficou sabendo que sua descendência seria escrava de um país, más que ao sair ficaria muito rica.

Ainda não aprendi a fazer links para postagens antigas como tem em alguns blogues mais chiques, más se você quiser ler a postagem inteira é só procurar no arquivo de postagens ali do lado esquerdo.

Veja o versículo que consta esta promessa;

_ Mas eu castigarei a nação que os escravizar. E os seus descendentes, Abrão, sairão livres, levando uma imensa riqueza com eles. (Gênesis 15:14)

Fantástico, não?


A palavra de Deus é cumprida em seus mínimos detalhes ...

 
 Fontes deste Estudo Biblico : 
O código da Bíblia.com



 By you tube.

.
Leia, estude, medite na Palavra de Deus.





  By google.



.
Toda Honra e Toda Glória ao Senhor,

 Nosso Deus!!!





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...